.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O sinal é a vida nova-Helena Serpa


12/02/2017 -  2a. FEIRA DA SEXTA SEMANA -  DO TEMPO COMUM  - 1ª. Leitura Tg 1, 1-11 - “perseverança na fé”

Nesta carta São Tiago abre os nossos olhos para que possamos enxergar a grande verdade de que para sermos perfeitos como o Pai, nós precisamos ser perseverantes e a perseverança é obra de uma fé posta em prática. Às vezes nós não entendemos o porquê das provações, das dificuldades da nossa vida. Ficamos revoltados quando somos provados e precisamos passar por experiências tristes, com as quais não contávamos. Precisamos da sabedoria de Deus para enxergar os Seus propósitos para nós e perceber que só podemos exercitar a nossa fé se formos testados.  Como poderemos afirmar que temos fé, ou que somos perseverantes se tudo nos acontecer como passe de mágica, sem nenhuma dificuldade? Deus nos dá a sabedoria sem pedir nada em troca e é com a Sua sabedoria que nós adquirimos a fé. Se, temos a sabedoria de Deus,  não podemos duvidar das suas obras.   Precisamos, pois, pedir a Deus a sabedoria para que não nos tornemos “ricos” de nós mesmos (as) e no final sejamos humilhados, caindo na nossa própria arapuca. Precisamos, também, ter consciência de que tudo passará: os nossos bens, a nossa juventude, o tempo dos grandes empreendimentos, do sucesso. Restar-nos-á, somente, a Sabedoria de Deus que é o Seu Amor agindo em nós e por meio de nós. Porém, peçamos a Deus a sabedoria, com fé, sem duvidar nem olhar para o que o mundo nos ensina. O homem que só acredita na hora que tudo está bem é inconstante, não merece crédito, é “homem de duas almas - Como a sua fé tem sido provada?  Você foi aprovado (a) no teste? Como você entende isso? - Você é daquelas pessoas que desiste na primeira dificuldade ou continua confiante?

Salmo 118, 67. 68. 71. 72. 75. 76 (R. 77a)

R. Venha a mim o vosso amor e viverei.

O salmista ressalta o Amor de Deus como sendo a maior riqueza que nós podemos obter. O amor de Deus é para nós consolo e esperança de vida nova. Mesmo que nos percamos nos caminhos da vida e sejamos provados e humilhados, nós podemos ter a certeza de que a vontade de Deus para nós é a felicidade. Portanto, não percamos tempo e voltemos para o Senhor. Confiemos na Sua misericórdia e persigamos a Sua Lei que é o Amor vivendo em nós.

Evangelho – Mc 8, 11-13 - “o sinal é a vida nova”



Os fariseus pediam a Jesus um sinal, porque duvidavam de que Ele fosse o Enviado do Pai para a salvação da humanidade. Assim, eles se limitavam a viver a lei pela lei e não tinham sabedoria para perceber os sinais que o próprio Deus lhes concedia através de Jesus. Para nós fica também a lição: pedir sinal é prova de falta de fé e de desconfiança na pessoa que nos fala. Quem crê em Jesus não precisa de sinais para assumir as Suas promessas como verdadeiras. Só a Sua Palavra já é motivo para que permaneçamos firmes na fé. Muitas vezes nós também gostamos de pedir “um sinal do céu” para as nossas inquietações desejando elucidar as nossas dúvidas!  Podemos, então, imaginar que Jesus também depois de dar um suspiro profundo também nos interroga: “Por que você pede um sinal”?  Não lhe basta o sinal da Cruz? Não lhe basta o Milagre da Eucaristia? Não lhe basta a Minha Palavra? Jesus deseja nos estabelecer no lugar certo diante dos prodígios e milagres que realiza a todo o momento na nossa vida. Precisamos nos situar na história da nossa salvação, e acolher a vida nova que Jesus nos oferece como sinal da Sua presença em nós. A Cruz é o sinal. A Palavra de Deus é a prova fiel do Seu amor por nós e o Espírito Santo é o grande motivador da nossa fé! O sinal do céu que nós pedimos demonstra também a nossa falta de paciência e de esperança nas promessas do Senhor que já morreu por nós, pagou as nossas dívidas e ressuscitou para nos dar a vida nova. Aproveite, portanto, o grande sinal de Deus que é a sua vida!  Isto nos basta! – Você também tem pedido sinais a Deus?  – Qual é o grande sinal do amor de Deus por você? -  Você confia em Jesus sem que precise de algum sinal? – Você tem sofrido as demoras de Deus?   

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento12 de fevereiro de 2018 às 03:25

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Não costumo pedir.Só em agradecer. Agradecer pela vida livre para fazer o bem ao outro e ser feliz.Eunice Sousa-Aiquara -Bah

    ResponderExcluir