.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

-Este homem acolhe os pecadores...-José Salviano


03 de Março – Ano B

Evangelho Lc 15,1-3.11-32


A palavra de Jesus atraia as pessoas, até mesmo os seus oponentes, os quais queriam mais investigar o que Jesus iria dizer ou fazer. Assim, eles murmuravam entre si, dizendo que Jesus não deveria se misturar com os pecadores, nem muito menos comer com eles.
Notando isso, Jesus lhes conta a parábola do Filho Pródigo, para mostrar a bondade do Pai, e a necessidade de arrependimento e conversão por parte de cada um de nós.
Ninguém conseguia ficar indiferente aos discursos de Jesus. O impacto de suas palavras era muito forte e Ele sempre conseguia impressionar os seus ouvintes. Ninguém podia ficar indiferente aos apelos de misericórdia, de perdão, bondade, fraternidade, acolhimento que brotavam dos seus lábios.
O objetivo principal da pregação de Jesus era que o pecador mudasse de vida e se voltasse ao Pai.
Infelizmente, como acontece também hoje, havia sempre aqueles que não aceitavam a mensagem, a novidade trazida por Jesus.
E este lamentável fato também ocorre nos dias de hoje. Muitos são aqueles que ficam indiferentes aos apelos de Deus, que é exercido por meio da Igreja.  Muitos ignoram a presença de Jesus no mundo, muitos até murmuram como o faziam os fariseus, muitos fazem comentários contrários a pregação da Igreja, ao comportamento dos padres.
Na parábola do Filho pródigo, Jesus nos mostra que a mudança de vida, a conversão, deve ser motivo de festa. Porém, infelizmente, tem gente que não se alegra com a conversão do outro, como aconteceu com o filho mais velho, que se revoltou com a festa que seu pai havia preparado para a volta do irmão que havia se desgarrado do rebanho familiar.
Nós também somos assim. Carregados de inveja, muitas vezes não nos alegramos com a melhora, com mudança, com a conversão do nosso irmão, e principalmente com o seu sucesso na vida.
Os judeus não admitiam que Jesus pudesse abençoar a escória da sociedade do seu tempo. Eles, os escribas, fariseus e doutores da Lei, censuravam Jesus por Ele se dirigir aos desgarrados, aos pagãos, aos impuros daquela sociedade.
Será que isso não ocorre também hoje? O que aconteceria se um sacerdote fosse lá naquele canto da cidade onde pessoas desgarradas da vida cristã se divertem? Para ser bem claro, o que aconteceria se um padre fosse visto em um bordel, conversando fraternalmente com os pecadores, cumprimentando-os, e tentando trazê-los de volta a espiritualidade?
Coitado desse padre! Ele seria condenado pelas pessoas que se julgam as mais santas da comunidade paroquial, e imediatamente o bispo seria avisado do comportamento absurdo do pároco.
E Jesus disse: quem tem saúde não precisa de médico, mas sim, quem está doente.

Tenha um bom dia. José salviano.






Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir