.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Os ninivitas, a rainha de Sabá e nós-Helena Serpa


21/02/2018  - 4ª. FEIRA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA - 1ª. Leitura – Jn 3, 1-10 - “tempo de preparação”


A mensagem central desta leitura serve para nos advertir de que há um tempo previsto para que façamos o que precisa ser feito. Assim como enviou Jonas a grande cidade de Nínive para avisar ao seu povo do que poderia lhe acontecer “depois de quarenta dias”, o Senhor hoje nos fala através da Sua Palavra e nos dá o entendimento de que “quarenta dias” é um tempo de preparação, de adestramento, de mudança, de conversão para alcançarmos um bem já preparado, uma herança, uma conquista.  Porém, há o reverso da medalha: não havendo esforço no combate não poderá acontecer vitória e sim fracasso e destruição.  O propósito de Deus é o de sempre salvar o homem em qualquer circunstância que ele esteja vivendo. Para isso Ele não mede esforços e continuamente nos envia Seus mensageiros a fim de nos alertar e abrir os nossos olhos, enquanto há tempo. Diante da interpelação do Senhor cada um de nós sabe o que precisa ser mudado, qual o jejum que precisamos fazer e qual a veste que precisamos apresentar para combater o mal que pretende nos destruir. O Senhor está nos avisando de que precisamos nos afastar do mau caminho e de nossas práticas perversas. Dentro de nós há vestígios das nossas ações de egoísmo, orgulho, inveja, preguiça, libertinagem, rebeldia, gula, falsidade, desamor, que, se não tivermos cuidado, poderão nos destruir até o fim dos nossos quarenta dias. Os dias da nossa vida são assim por dizer como os “quarenta” de que fala o Livro de Jonas. É o tempo que temos para escutar a Palavra de Deus, acreditar e colocá-la em prática. Os ninivitas fizeram isso: acreditaram em Deus, se arrependeram e se converteram com a pregação de Jonas, aceitando fazer jejum e vestindo saco, desde o superior ao inferior.  No entanto, a primeira coisa que devemos ter em mente é de que Deus tem poder para nos retirar de toda situação de pecado, por isso, Ele nos oferece a Sua graça e se nos arrependermos Ele voltará atrás e nos acenará com uma vida abundante, pois Ele quer apenas a conversão do pecador. Todavia, o voltar atrás de Deus está condicionado ao nosso voltar atrás. Ele é objetivo nos Seus planos e realizações: quer nos salvar!  Nós, hoje, podemos ser Jonas, ou um dos ninivitas. Somos mensageiros de Deus para salvar o mundo e estamos no mundo para ser salvos através dos mensageiros de Deus. – Como você tem vivido nestes quarenta dias? -  O que você precisa fazer para que o mal não tenha mais influência sobre você? - Quem é você: Um Jonas ou um ninivita? - É tempo de conversão: aproveite o recado de Deus para você!

 

Salmo  50, 3-4, 12-13. 18-19 (R. 19b)

R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

Um coração arrependido é a expressão de uma alma libertada! O maior desejo de Deus é que nós provemos da imensidão do Seu amor. No entanto, para que isto possa acontecer realmente, isto é, para que nós possamos experimentar o poder amoroso do Pai nós precisamos ter um coração puro e um espírito decidido. Por isso é que o salmista nos ensina a suplicar a Deus o perdão em vista do nosso arrependimento sincero a fim de que tenhamos de novo uma alma livre. 

 

Evangelho – Lc 11, 29-32 - “os ninivitas, a rainha de Sabá e nós”


Esta Palavra de Jesus é hoje um alerta para que nos coloquemos diante das nossas incoerências a fim de perceber se não estamos incorrendo no mesmo erro da geração do Seu tempo. Jesus nos dá o exemplo dos ninivitas, que se arrependeram e se converteram apenas com a pregação de Jonas e não pediram nenhuma prova nem quiseram ter visões sobre o que lhes era proposto. Do mesmo modo a rainha de Sabá, que ficou maravilhada com a sabedoria de Salomão, e seguiu os seus ensinamentos com inteira confiança nas suas sugestões. Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio até nós para nos direcionar e nos ensinar a assumir a vida da graça que nos foi prometida, depois que perdemos a nossa identidade com Aquele que nos criou, por causa do pecado. Todos nós sabemos que Ele veio ao mundo com a missão específica de nos salvar da destruição eminente a que o pecado nos impôs, por isso, Ele é o grande sinal de Deus para nós. No entanto, nós, assim como aquela geração má que conviveu com Ele, ainda não nos conscientizamos disso e, às vezes, pedimos ao próprio Jesus sinais para acreditar na Sua Palavra.   Pela nossa incredulidade nós continuamente estamos perdendo a grande chance de nos apossar das bênçãos que nos foram preparadas. A descrença é, portanto, uma grande arma usada pelo inimigo para enfraquecer a nossa fé em Jesus Cristo. Por isso mesmo, nós vivemos pedindo provas e querendo ver sinais quando sem nenhuma preparação abrimos aleatoriamente a Sua Palavra tentando encontrar respostas que estejam de acordo com os nossos interesses.   Precisamos tomar consciência de que a nossa geração é mais abençoada do que a geração dos ninivitas e da rainha do Sul (Rainha de Sabá).  Somos privilegiados, porque o próprio Jesus, isto é a própria Salvação, veio a nós como Mestre e Redentor e a Sua Palavra é a garantia que temos de que o Pai nos perdoa e nos acolhe com amor e misericórdia apesar das nossas transgressões. - Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? – A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa e tenha vida nova? – Você sabe que foi assinalado (a) com o selo do Espírito Santo de Deus? – Você faz parte da geração boa ou má?



2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir