.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O cuidado com o templo do Senhor-Helena Serpa


 

4 DE MARÇO DE 2018 - DOMINGO DA TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA

1ª. LeituraEx 20,1-17 – “Deus é muito maior do que a nossa culpa”

Por meio de Moisés, Deus entregou ao povo que Ele retirou do Egito, mandamentos e decretos e fez recomendações importantes para que Lhe fossem fiéis, a fim de conquistar a Terra Prometida. Os mandamentos do Senhor continuam sendo para nós o mapa para que alcancemos essa terra, a qual consiste na harmonia entre o corpo e a alma e a sintonia com Deus, com o próximo e consigo mesmo, aqui na terra e mais tarde na pátria futura.  Deus nos deu os mandamentos não como peso, mas para garantir-nos a felicidade e bem-estar e, ao mesmo tempo, podermos obter sucesso nos nossos empreendimentos. Portanto, devemos distinguir os mandamentos da Lei de Deus como uma prova do Seu amor e da Sua misericórdia para conosco. Por meio dos Seus Decretos Ele nos ensina e nos adverte, mas quando erramos, Ele usa de clemência e de compaixão para conosco. Deus é muito maior do que a nossa culpa. Ele quer apenas que tenhamos uma vida feliz!

Identifique nesta leitura os Mandamentos da Lei de Deus e   reflita-os um a um, como você tem agido em relação a eles e anote no SEU CADERNO DE ORAÇÃO.

 

OS DEZ MANDAMENTOS


Salmo 18, 8.9.10.11 (R Jo 6,68c)


R. Senhor, tens palavras de vida eterna.

Precisamos cada vez mais saborear a lei do Senhor para que a nossa alma possa sentir o conforto e o nosso coração possa alegrar-se. O mandamento do Senhor é uma luz para a nossa caminhada, é um farol que ilumina a nossa frente e nos faz perceber todas as riquezas que Ele providencia a cada dia na nossa vida. O sabor da Palavra de Deus, nós só poderemos sentir com a ajuda do Espírito Santo, pois, é Ele quem nos convence iluminando a nossa inteligência. 

 

2ª. Leitura – I Cor 1, 22-25 - “o poder e a sabedoria de Cristo são o Amor!”


Porque somos fracos no entendimento das coisas do alto e não percebemos com a nossa razão humana os mistérios de Deus, o Senhor nos dá a sabedoria de Cristo. Só assim podemos acolher a Sua “insensatez”, isto é, a Sua maneira de nos amar até a morte de Cruz. A insensatez de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens e, a Sua fraqueza, é mais forte que a fortaleza dos homens. Portanto, o que para o mundo é escândalo, para nós que somos de Cristo, é AMOR. Cristo crucificado é escândalo para aqueles que o rejeitam, mas para nós Ele é o sinal de Deus e da Sua sabedoria. Se o nosso sinal é Cristo crucificado, nós precisamos também, com Ele, deixarmos crucificar a nossa mentalidade mundana assumindo a Sabedoria que vem do alto, a fim de também, com Cristo, ressuscitarmos  para uma vida nova. - Você já percebe o valor do mistério da Redenção: paixão, morte e ressurreição de Jesus? Você sente os efeitos do sacrifício de Jesus na sua vida? Você já acolheu a Cruz de Jesus? Como? Como você se sente: forte ou fraco (a)?                                                                                                                    

Evangelho – Jo 2, 13-25 - “o cuidado com o templo do Senhor”


Assim como fez com os cambistas e vendedores que estavam desvirtuando o tempo de Deus, Jesus quer fazer também com cada um de nós que nos deixamos invadir por uma mentalidade mundana e egoísta. Somos templo do Espírito Santo e morada de Deus.  Somos a casa do Senhor, no entanto, abrigamos também dentro do nosso coração um verdadeiro comércio: roubos, malquerenças, divisões, julgamentos, maquinações, interesses, mágoas, inveja, etc.etc.etc. Dentro de nós estão os vendedores de bois, os cambistas, e toda espécie de gente ruim. Por isso Jesus deseja nos ajudar a expulsar com toda determinação tudo o que possa estar transformando o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções.  O cuidado que devemos ter com a nossa morada interior onde Deus habita deve consumir os nossos dias. Não podemos em nenhum momento relaxar na vigilância diante do que falamos, do que pensamos ou imaginamos, assim como também, com tudo que possa corromper a nossa consciência. Os nossos pensamentos motivam os nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações.    Jesus conhece o nosso coração e quer fazer uma devassa em nós para nos livrar também de tudo o que nos enfeia e nos torna sujos e desarrumados. - Abra as portas do seu coração e deixe que o Senhor nesta quaresma faça em você uma limpeza geral.  – O que tem ocupado os seus pensamentos? – As sugestões que partem do seu interior têm sido salutares para a sua vida e a dos seus irmãos? Você guarda ódio e ressentimentos?  – Você tem um coração alegre e confiante em Deus?


2 comentários:

  1. Permitamos que Jesus faça uma limpeza em nosso coração neste tempo penitencial e assim podermos glorificá-lo dignamente em sua ressurreição. Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma simples demonstração do poder e glória de nosso Redentor, o zelo pela casa, corpo, alma e divindade, nos leva ao verdadeiro e misterioso caminho de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir