.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

-JESUS CUROU O LEPROSO-José Salviano

6º DOMINGO TEMPO COMUM


Evangelho - Mc 1,40-45

-JESUS CUROU O LEPROSO-José Salviano

PRIMEIRA LEITURA - Deus disse a Moisés que o todo leproso deveria ser considerado impuro, e que deveria permanecer fora do acampamento para não contaminar os demais.
         
No Novo Testamento, Jesus considera impuro todo aquele e aquela que alimenta maus pensamentos. Portanto, o que torna o ser humano impuro, causando mal à sua alma, é o que vem de dentro, o que vem da nossa mente, e não o que nos vem de fora.
Hoje, a nossa impureza é causada pela nossa imoralidade, pela corrupção, pelo egoísmo, pela violência, e tudo isso provém do nosso interior, causando o mal para a nossa alma, e também ao nosso corpo.
Já o que vem de fora, e que causa o mal diretamente ao nosso corpo, á nossa saúde, é causado principalmente pela falta de higiene corporal, e que tem origem em primeiro lugar, pelas mãos mal lavadas.  A contaminação advinda das maçanetas, causam 80% das doenças no mundo. (comprovado em pesquisa). Se todos lavassem bem as mãos, esfregando-as uma na outra, e enxaguando até sair todo o sabão e a sujeira, ninguém precisaria de planos de saúde, nem de gastar tanto dinheiro com exames, (muitos deles desnecessários) e com remédios que em vez de nos curar, nos adoecem mais pelos efeitos colaterais.       
Não temos por aqui um Ministério da Saúde, mas sim, um Ministério da doença. Isto porque não é ensinado nas escola e nos lares, os devidos cuidados com a higiene. Assim, a medicina  que em vez de ser  preventiva, é uma medicina curativa. Ou melhor, é remediativa. Porque os remédios não curam, mas sim, remedeiam.
         
SALMO - Feliz é a mulher, feliz é o homem que podem sentir-se perdoados por Deus. Quando estamos em pecado, nossa consciência nos acusa, nos deixa com aquele mal-estar, e ficamos abatidos. Porém, depois de confessar os nossos pecados e de sermos absolvidos, nós sentimos a paz de Cristo, sentimos novamente a sua presença suave como a brisa.

SEGUNDA LEITURA - O missionário deve ser um espelho no qual está refletido Cristo.  Ele deve sorrir como Jesus sorriu, amar como Jesus amou...
         
Vamos nos inspirar na vida de Paulo, o qual copiou tudo de Jesus Cristo. Agindo assim, estaremos fazendo tudo, ou quase tudo pela glória de Deus, e pela salvação da humanidade. Essa é a nossa missão na Terra, meus irmãos! Não estamos aqui para curtir a vida, para nos engrandecer, para usufruir, para nos regalar, mas sim, para  seguir os passos de Jesus. Para dar continuidade à sua missão salvífica, para sermos o sal da Terra e luz do mundo. Mas para tanto, é necessário que estejamos PUROS. E para estarmos puros precisamos nos afastar de toda lama, de toda causa de pecado, e recorrer diariamente ao poder e compaixão daquele que nos deixou tudo o que necessitamos para nos manter limpos(as), sem manchas de pecado, através da Igreja.
         
Irmãs e irmãos. Vamos evitar o escândalo, na família e principalmente na Igreja. Reconheço que o maior obstáculo para a liberação do celibato, é o perigo de escândalo principalmente proveniente dos filhos do padre casado  que teriam suas mentes influenciadas pelos amigos, pelo maligno...
         
Paulo nos aconselha a agradar a todos, e isso não significa ser bobinho, muito menos falsos e superficiais. Significa aceitar o irmão como ele é, com seus defeitos e qualidades. Porém, quando for preciso, temos o dever de corrigi-lo, de corrigi-la com a devida caridade, é claro.
         
O cristão não é aquele que vive buscando tirar vantagens pessoais, tais como: Aparecer, ficar famoso, ter planos de se candidatar a vereador, etc. Mais sim, é aquele que visa o interesse da maioria, aquele que tem como propósito ou objetivo, a salvação de todos os demais. O verdadeiro cristão não está preocupado consigo mesmo, mas sim, é aquele que está sempre empenhado em aumentar a fé, a caridade, a esperança e a espiritualidade dos seus irmãos. Ele jamais fomenta a discórdia em sua paróquia. Ele se preocupa em manter a Igreja unida, sempre faz de tudo para que a comunidade cristã seja o povo de Deus unido numa só fé e pelo amor de Cristo.

EVANAGELHO.

            
Naqueles tempos, curar um leproso era como ressuscitar um morto. Porque na mentalidade de todos, um leproso já era uma pessoa condenada à morte, já estava  morto. Portanto, ser leproso naqueles tempos, era o mesmo que já estar proscrito.
         
Segundo o código de pureza, ninguém deveria tocar num doente, ou seja, num impuro, para não ficar também impuro. Jesus desrespeita esse código e toca o leproso. Sendo assim, Jesus teria também ficado impuro e deveria ser retirado do convívio social e passar a viver no deserto.
         
A compaixão de Jesus foi maior que os ditames da Lei. Por isso Ele tocou o leproso e o libertou daquele sofrimento.  Jesus pelo teu poder e infinita bondade! Cura a nossa lepra que é  representada pela nossa preguiça de rezar, pela nossa falta de caridade, pelo nosso egoísmo, e de tudo aquilo que nos desvia do caminho certo, de uma vida reta e honesta e na amizade com o Pai. Ou seja, a nossa lepra é o pecado.
Por mais puros que estejamos, sempre há algo em nós que precisa ser purificado. Por isso pedimos. Tem compaixão de nós, Senhor e liberta-nos dos nossos pecados, dos nossos sofrimentos. Livrai-nos das injustiças que fazem uma minoria no planeta possuir tanta riqueza, enquanto uma maioria vive na miséria! Livra-nos das injustiças salariais: Enquanto uns sem pegar no pesado recebem gordos salários e ainda se reúnem para promover aumentos incontestáveis, enquanto outros têm de trabalhar no pesado durante oito horas por dia, e se contentar com salários de fome, tem de morar em lugares de risco que quando vem as chuvas tem os seus poucos pertences todos destruídos. Pertences comprados com o suor do rosto, com trabalhos fatigantes.
Jesus tende compaixão de nós. Livra-nos da violência que a cada dia se alastra mais, e que é gerada pela ausência de Deus, e pelas injustiças sociais!

O leproso era considerado impuro, e estava sofrendo por ter pecado. A lepra era um castigo de Deus a um pecador. Por isso, o leproso era desprezado por aqueles que se julgavam puros e com saúde. Jesus o liberta de seus pecados, como libertou o paralítico, dizendo: "Teus pecados estão perdoados".
Roguemos a Deus diariamente que nos liberta de todas as causas de pecado! Que Deus Pai nos livre da pior lepra que é a INDIFERENÇA. Indiferença diante ao chamado de Deus, Indiferença diante do sofrimento do irmão, indiferença diante da corrupção que se alastra cada dia mais.
A sociedade hoje despreza o mendigo por considerá-lo vagabundo e merecedor daquela situação de miséria absoluta, merecedor de morar na rua.

Aquele leproso estava derrotado, sem forças para reclamar os seus direitos de ser humano, e assim, ele aceita a exclusão, aceita a ideia de impureza, e, portanto, se achava acabado! Jesus, pelo seu poder e bondade, tendo misericórdia daquele pobre sofredor, o liberta da sua "impureza"! Liberta-o dos seus pecados e do seu sofrimento físico e psicológico ou moral.
         
O leproso, reconhecendo-se pecador, humildemente ajoelhou-se, e num gesto de quem acredita realmente no poder de Deus no seu Filho, disse: "Senhor. Se queres tens o poder de curar-me". Ele demonstrou: Humildade e fé. Muita fé.
   
Como são os nossos pedidos a Deus? Como são as nossas orações? Com humildade ou com arrogância? Será que cremos sinceramente no poder e na bondade de Deus para nos libertar dos nossos apuros? Apuros esses que na maioria das vezes acontecem pela nossa própria culpa?
         
Caríssimos. Confiemos em Deus e façamos de tudo para sermos merecedores das suas promessas. Amém.

Desejo a você e toda a sua família, um bom e santo domingo. José Salviano.


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

Postar um comentário