.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

“PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?”- Olivia Coutinho

 
Dia 28 de Fevereiro de 2018
 
Evangelho de Mt20,17-28
 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto subia para Jerusalém, à caminho da cruz, Jesus revela aos discípulos o que estava por vir: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue ao sumos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e os entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagela-lo e crucifica-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.”
Enquanto Jesus falava do desfecho de sua trajetória terrena, que culminaria com a sua morte, Tiago e João sonhavam com o poder, com honrarias. Vislumbrados com essa possibilidade, eles nem se deram conta de que Jesus estava falando do martírio que Ele iria sofrer, antes de sua glória.
A mãe de Tiago e João, que também caminhava com eles, percebe, que aquele momento seria oportuno para garantir um lugar privilegiado para os seus filhos. Equivocada, ela faz o seguinte pedido a Jesus: “Manda que estes meus dois filhos,(Tiago e João) se sentem no teu Reino, um a tua direita e o outro à tua esquerda.” É a mãe quem faz o pedido a Jesus, mas é aos filhos que Jesus  dá a resposta, uma resposta, que valeria também para os outros dez discípulos, pois Jesus sabia, que eles também, nutriam o mesmo desejo de Tiago e João.
Os discípulos, até então, não desassociavam o Reino de Jesus, dos reinos do mundo. Jesus responde o pedido com uma pergunta: “Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” "Eles responderam: podemos." Os discípulos responderam que poderiam beber o cálice que Jesus iria beber, sem entender o significado deste “Beber do Cálice” eles ainda não tinham uma consciência clara, de que para estar na gloria com Jesus, primeiro, eles teriam que percorrer o caminho que Jesus percorreu, o caminho da cruz. Eles não haviam compreendido, que o cálice que Jesus se referia, era o seu sofrimento, o sofrimento que antecederia a sua glória! Jesus aceita a resposta de Tiago e João, pois Ele sabia, que mesmo respondendo sem entender, eles, mais tarde, beberiam de fato do cálice que Ele bebeu, o cálice do sofrimento, o que aconteceu tempos depois. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a se tornar mártires (At12) o que aconteceu depois com João.
A narrativa chama a nossa atenção sobre o risco que corremos quando deixamos nos levar por interesses pessoais. E aí que entra em nós, a vaidade, o egoísmo a ambição, grandes inimigos que estraga a nossa vida, que nos distancia do projeto Deus!
Com a sua vida, Jesus nos ensina que, o caminho que nos leva ao Pai, perpassa pela a doação de vida, pela a humildade, pelo o amor a Ele, transformado em serviço! Ao se inclinar para lavar os pés dos apóstolos, Ele nos deixou um grande exemplo de humildade e de serviço.
“Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).
Façamos um questionamento a nós mesmos: que direção estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo ao reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário