.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Quem se humilha será exaltado-Helena Serpa



27 de fevereiro a 05 de março de 2018

 

 

27/02/2018 - 3ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA DA QUARESMA  - 1ª. Leitura – Is 1, 10.16-20 - “processo de conscientização”


Nesta leitura o Senhor, por meio do profeta Isaías, nos acena com a Sua Misericórdia nos convocando ao arrependimento com a garantia do Seu perdão para com os nossos pecados, ainda que sejam eles, os maiores e piores que possamos cometer. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações, deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem”, diz o Senhor.   A purificação da nossa alma exige de nós uma conscientização de que precisamos fazer propósitos de conversão e de mudança. Não podemos continuar a fazer as mesmas coisas que, sabemos, ferem o coração de Deus porque atingem os nossos irmãos que   também são Seus filhos.   Comer as coisas boas da terra é desfrutar de tudo quanto Deus criou para nosso bem-estar e felicidade. É ter paz e alegria, esperança e segurança, enfim uma vida de qualidade, firmada e ajustada à vontade de Deus no cumprimento da Sua Lei, que é o Amor. Contudo, só nos será possível viver esta realidade, se conseguirmos tirar de nós o mal que nos aprisiona e nos corrompe nos levando a pecar. Isto já nos é suficiente para que façamos um exame e reflitamos sobre a nossa história e sobre as nossas ações, nossas escolhas e nossa coragem para voltar atrás. A graça do Senhor nos basta para nos absolver e nos redimir quando escolhemos todos os dias praticar o bem e não o mal. “Vinde, debatamos”! Este é o convite do Senhor para que confessemos o nosso pecado e esperemos a Sua Misericórdia. Abramos o coração, confiemos, pois Ele quer mudar a nossa vida.  - Neste momento atual você está aproveitando das “coisas boas da terra” ou está na penúria.? -  Repense as  suas ações,  os seus pensamentos, os seus sentimentos e faça os seus propósitos.    – O que você tem praticado mais: o bem ou o mal? – O que será para você praticar o bem e praticar o mal? – Como têm sido as suas ações com todas as pessoas com quem você convive?

Salmo  49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)

R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Às vezes, nos confundimos e queremos mostrar serviço a Deus oferecendo sacrifícios que de nada adiantam  para a purificação dos nossos pecados. Basta para nós, proceder retamente segundo os mandamentos do Senhor e, de coração, oferecer um sacrifício de louvor, de gratidão, de reconhecimento da sua bondade e aí sim, estaremos ofertando ao Senhor o que de melhor nós possuímos.

Evangelho – Mt 23, 1-12 - “quem se humilha será exaltado”


Na metodologia de Deus a arrogância e a prepotência não fazem parte do currículo de quem tem autoridade. Diante de Deus, somente tem autoridade para interpretar a Sua lei, aquele (a) que a vivencia e tem-na gravada em seu coração e, consequentemente, em suas mãos.  Quando falamos de mãos nós nos referimos às nossas ações, realização de obra, combate e providência.  Por isso Jesus advertia às pessoas que escutavam os ensinamentos dos mestres da lei e dos fariseus recomendando que apreendessem tudo o que lhes era ensinado, mas não imitassem as suas ações. Dessa forma Jesus nos ensina que a nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Tem autoridade quem ensina, porquê vivencia, e dá conselhos, porque pratica.  Todos nós, de alguma forma, temos responsabilidade em relação ao que pregamos e no que ensinamos, principalmente, quem se propõe a estar à frente de algum ministério no reino de Deus e é constituído de autoridade. Precisamos nos manter firmes nas nossas ações quando cobramos ou exigimos das outras pessoas.  Como irmãos e irmãs todos temos o dever de ensinar, de exortar, de aconselhar, porém, isso só se tornará verdadeiro, quando fizermos como serviço, com humildade e responsabilidade e não somente para aparecer – O que você tem aconselhado aos seus amigos e amigas é o mesmo que tem praticado? – Você sente-se responsável pelo crescimento e melhoria de alguém? – O seu testemunho de vida serve de parâmetro para as pessoas que o (a) conhecem? - Faça uma comparação entre as suas ações e as ações dos mestres da lei e dos fariseus e perceba o que pode ser edificante para você nessa mensagem.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário