.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

-Perdoar, sempre-José Salviano


                06 de Março – Ano B

Evangelho Mt18,21-35


Os judeus perdoavam duas ou três vezes. Alguns perdoavam quatro vezes, e isso era o máximo. O número sete significava muito, e foi por isso que Pedro perguntou a Jesus se deveríamos perdoar até sete vezes.
Ora, o perdão, segundo Jesus, não é algo mensurável, não é algo que se deve contar, mas sim, é fruto da ação do Espírito Santo em nós. Fruto do amor de Deus em nós, o amor de Deus que nos envolveu e nos convenceu de que a vida sem o perdão é uma vida infeliz.
Infelizmente existem algumas pessoas que não conseguem perdoar as ofensas dos demais contra elas. Pessoas que sofrem de um problema psicológico, sabe-se lá se foi por algum trauma de infância, o problema é que tais pessoas ficam remoendo as mágoas, relembrando as ofensas, de forma que são incapazes de dizer aos parentes e amigos. Você está perdoado, ou, eu te perdoo, ou simplesmente deixar as diferenças de lado e voltar a sorrir, a brincar com quem lhe maltratou um dia. E isso é o mesmo que dizer: eu te perdoei.
A incapacidade de perdoar nos afeta duplamente.
Primeiro, a falta de perdão, nos afeta psicologicamente. Assim. Eu não consigo perdoar alguém, e o nosso relacionamento fica altamente prejudicado por isso. Seja um colega de trabalho, meu filho, meu pai, minha esposa, meu marido, seja lá quem for do nosso relacionamento.
O fato de não conseguir esquecer as ofensas que os outros me faz muito mal. Isso provoca em meu psiquismo um grande mal-estar. Faz me sentir deprimido, triste, com a consciência pesada, desgostoso, e MUITO INFELIZ!
Portanto, a paz interior só acontece para aqueles e aquelas que deixam “prá lá”, as ofensas dos amigos e parentes. Não se trata de ser bobo, mas sim, de ser um sábio. Pois perdoar nos faz bem!
Em segundo lugar, a incapacidade de perdoar causa um grande mal à nossa alma. Primeiro, devemos lembrar as palavras de Jesus: “Se você estiver indo fazer uma oferta e se lembrar que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali mesmo e primeiro vai te reconciliar com teu irmão ...”
Reparou que Jesus não disse: se você se lembrar que está com mágoa do seu irmão, mas sim, se ele tiver alguma coisa contra ti. Pois se isso estiver acontecendo, é por que você lhe fez alguma injustiça. Se o seu irmão estiver indisposto com você, é por que você deve ter agido mal com ele. Entendeu?
A falta de perdão derruba a nossa espiritualidade. Não podemos receber a Eucaristia se não conseguimos perdoar. Se estivermos grandemente magoados com alguém, isso prejudica a nossa a santidade, de forma que a nossa graça santificante fica no chão, fica caída, e comungar, só depois de reparar o mal que fizemos ao nosso irmão, a nossa irmã, só depois de perdoar aquela ofensa que alguém nos fez.
Amar  a Deus e amar o irmão, a irmã. Se estamos na fila para a comunhão e nos lembrar de que estamos ofendidos, de que estamos magoados, com raiva de alguém, por favor, não continuemos na fila, pois aquela comunhão, aquela Eucaristia será um sacrilégio! Ela fará mais mal do que bem à nossa alma, a nossa vida espiritual, a nossa salvação eterna!
Precisamos perdoar. Porém, logo depois do atrito, logo depois da briga, fica difícil. Esperemos as coisas se esfriar. Vamos dar um tempo, e aguardar o tempo de Deus. E com certeza, Ele vai nos  preparar um momento para a reconciliação, um momento certo para o perdão. Esteja certo disso, por que Deus sempre nos conduz a reconciliação.
A mágoa nos faz muito mal. Ao nosso psiquismo, e à nossa alma, à nossa consciência moral, e portanto, a nossa PAZ INTERIOR.
Perdoar, sempre, foi o que Jesus nos disse. Ou eu perdoo, ou não participo do banquete EUCARÍSTICO na hora da comunhão.
Pequenas diferenças, pequenas mágoas ocasionadas pela falta de amor dos filhos, e demais familiares, tudo bem. Aquela pequena desavença não foi culpa sua? Então entregue-a ao Pai, prometa que vai perdoar, aquela falta de amor do seu familiar, do seu amigo, e pode comungar. Afinal, não somos mesmo santos. Afinal, sempre rezamos antes: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha alma...

Perdoa, e tenha um bom dia. José Salviano.





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir