.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

-JESUS VENCEU AS TENTAÇÕES-José Salviano


1º DOMINGO QUARESMA

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 DOMINGO- 18 de Fevereiro – Ano B

Evangelho Mc 1,12-15




PRIMEIRA LEITURA

Ponho o meu arco nas nuvens, como sinal de aliança entre mim e a terra.
O texto se refere ao arco íris que é a luz branca do sol (que contém as cores primárias separadas) refletida e refratada nas gotas de água, é o sinal da ALIANÇA entre Deus e a humanidade. Temos dificuldade de entender o arco íris, porque trata-se de uma ilusão ótica que só é vista de um certo ângulo, ou posição do lugar em que estamos. Em outras palavras, na realidade ele não existe, porém, ele é visto.
        
Os cientistas não admitem que o arco da velha, como é popularmente conhecido, possa ser o Arco da Aliança entre Deus e os homens e as mulheres, e portanto, mais um dos muitos mistérios do poder divino.

SALMO - Todo aquele que vive para Deus, com Deus e por Deus, tem os seus passos orientados diariamente pelo Espírito Santo, que em detalhes o vai conduzindo pela mão, pelos caminhos seguros, e acima de tudo, os caminhos nos quais ele pode e deve fazer a vontade do Pai.

SEGUNDA LEITURA - Jesus em sua existência humana, morreu. Porém, Jesus, existência divina, levantou-se no terceiro dia com seu corpo humano glorificado, subiu aos Céus mas o seu espírito está no meio de nós para sempre. Ele foi o cordeiro de Deus que se ofereceu ao Pai pelos nossos pecados. Mas não significa que depois disso, ficamos purificados para sempre. Entenda-se que a morte pelos nossos pecados, significa a sua entrega total e irrestrita ao Plano de Deus, e também pelo fato de denunciar os pecados daqueles que haviam deturpado a palavra de Deus que foi entregue a Moisés, e ainda por Ele ter anunciado uma NOVA ALIANÇA, um novo plano para a nossa salvação, o que desagradou muito os líderes judaicos. E nesse plano de salvação, está contida ou inclusa a remissão periódica dos nossos pecados, pois somos assim: Na nossa caminhada, caímos e levantamos com frequência. Portanto, Cristo morreu pelos nossos pecados, Cristo morreu pela causa salvadora, morreu por ter criado a Igreja com os  sacramentos inclusive o perdão dos nossos freqüentes pecados durante a nossa existência.
         
E por falar nisso, como vai a sua inocência? Como vai a sua vida espiritual? Há quanto tempo você não se confessa? Ou você é daqueles ou daquelas que se confessa diretamente para Deus? Saiba que isso é errado. Quem disse? Jesus. Ao ordenar os primeiros padres, os apóstolos, Jesus disse a eles: "Aqueles que vocês perdoarem serão perdoados. E aqueles a quem vocês não perdoar, não serão perdoados!".  Então, meu caro,  minha cara. Pare com essa mania de dizer que se confessar diretamente a Deus é o procedimento certo, por que não é!
         
Deus prometeu não haver mais dilúvio para devastar a Terra. E isso nunca mais aconteceu.  Mas as chuvas de verão causam enchentes que desabrigam os pobres de suas humildes casas conseguidas com muito sacrifício. São migrantes de regiões onde chove pouco, que vêm para os grandes centros do Sul em busca de uma vida melhor, porém, eles têm de se contentar em morar na periferia em áreas de risco de deslizamentos e de inundações, lugares esses onde os poderes públicos não cumprindo as promessas da campanha eleitoral, os deixam sem a infraestrutura indispensável a uma vida menos indigna. Aí, chega o verão com suas chuvas torrenciais, e arrastam suas casas, ou destrói tudo o que eles conseguiram com muito suor.
         
Castigo de Deus? Não! Isso acontece por que as suas casas são construídas em áreas onde não deveriam ser construídas, ou seja, em áreas de risco: Ou em trechos de areia deslizante, ou em baixadas, ou bacias que enchem com as águas das fortes chuvas.  E as vítimas desta tragédia anual, sabem disso. Sabem que não se trata de castigo de Deus. Tanto é que não se revoltam contra o Criador, pelo contrário, expressam a sua confiança em Deus aos repórteres, confiança de conseguir recuperar tudo de novo.
         
Rezemos por esses nossos pobres irmãos. Que só são lembrados durante a campanha eleitoral, pois o seu poder está no voto. Eles são muitos. Os pobres são maioria na sociedade e os candidatos sabem disso. Por isso prometem a eles muitas coisas no tempo das eleições. Mas na hora das enchentes, eles estão longe. Estão no conforto de seus abrigos inatingíveis pelas águas, pelas enchentes, pelas enxurradas, pela Leptospirose.
         
Pobres poderosos! Eles não acreditam que um dia terão de pagar por tanta injustiça que cometem contra aqueles que os colocam no poder público, pela força do voto! Rezemos também por eles, rezemos pela conversão deles!


EVANGELHO

Precisamos seguir o exemplo de Jesus. Ele foi forte diante do maligno, e venceu suas tentações. Na hora e no momento das tentações, se possível, façamos o sinal da cruz. Rezemos no pensamento, e peçamos ao Pai por meio do seu Filho, que nos fortaleça diante das sugestões do capeta, que nos tenta arrastar para longe de Deus.
Quando estamos em estado de graça, quando comungamos o corpo e o sangue de Cristo e somos perseverantes na oração, nós conseguimos  vencer com facilidade as tentações. Porém, quando caímos, a tendência é repetir a queda, pois a primeira nos enfraquece. E ainda por cima, ficamos desanimados de rezar, pensamos que isso não adianta, e assim, forma-se uma bola de neve negativa. Menos oração, mais quedas, mais queda menos oração, mais enfraquecimento e mais tropeços.
Só Jesus pode nos dar a mão e nos levantar da areia movediça, a qual tem o poder de nos afundar cada vez mais.

Caríssimas e caríssimos. Rezemos mesmo que estejamos em pecado! Façamos um esforço, pois a oração tem o poder de nos aproximar do Pai. Ela tem o poder de nos fortalecer diante das tentações, e assim, venceremos, seguindo o exemplo de Jesus no deserto.   

O Espírito de Deus levou Jesus ao deserto e ali Ele foi tentado por Satanás. Também nós temos de conviver, e de nos defender de tantas tentações que se nos apresentam no nosso dia a dia.  As tentações da carne parecem ser a piores! Pelo menos é a impressão que temos. Elas nos arrastam para a satisfação do prazer sempre de forma incorreta, do modo errado, com a pessoa errada. Porém, tentações outras também existem: A tentação de pegar o dinheiro do caixa, de eliminar alguém que nos atrapalha, de desviar o dinheiro dos cofres públicos para a nossa conta bancária na Suíça, de prejudicar um rival ou uma rival... Em fim, são tantas as tentações que temos de enfrentar todo dia, e nem sempre estamos preparados para nos desviar delas. Muitas vezes, somos pressionados pelos amigos e pelos colegas de trabalho, principalmente do emprego público, a entrar na deles, a participar das suas "falcatruas"  mesmo sendo nós pessoas trabalhadoras, corretas e  honestas.
         
Meu irmão, minha irmã. Se você está passando por coisa parecida, a solução é se apegar cada dia mais a Jesus Cristo. Pois podemos tudo naquele que nos fortalece.  Mas sem Ele nada poderemos fazer!
         
É isso aí, meus irmãos! Contamos com o poder de Deus que nos perdoa e que nos levanta. Temos a sua força que nos ajuda a vencer as tentações, e de cabeça erguida caminhamos nos caminhos do Senhor, passando entre os corruptos e desfrutando da  graça de Deus, e de sua iluminação para anunciar sua palavra ao mundo.
         
Somente através da amizade com Deus é que conseguimos sobreviver às tentações. Muita oração, eucaristia, caridade, esperança e muita fé. É o que precisamos para enfrentar o dilúvio de propostas indecentes do maligno, o qual não desiste de suas pretensões de nos afastar definitivamente dos caminhos da casa do Pai.


Um bom e santo domingo! José Salviano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário