.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

-A nossa justiça tem de ser maior que a dos fariseus-José Salviano


23 de Fevereiro – Ano B

Evangelho Mt 5,20-26



Se vossa justiça não for maior do a dos escribas e  fariseus, não entrareis no Reino dos céus.
Os fariseus dos tempos atuais, são aqueles e aquelas que confundem “educação” com caridade.  Eles tentam mostrar que regras de etiquetas, como sorrisos falsos, falar bonito, são coisas de gente fina, e que devem ser copiado por todos os que pretendem pertencer a coluna social. Caridade, mesmo, nem passou por perto.
Porque CARIDADE é se preocupar com a irmã, com o irmão,  porém de forma prática, e não nas aparências.
A prática da caridade deve levada muito a sério pelo cristão que pretende ser autêntico.
Hoje não temos ofertas a serem levadas ao altar como nos tempos de Jesus, porém temos a prática da comunhão,  que é semelhante ao exemplo que Jesus nos dá no Evangelho de hoje.
O exemplo que ele nos dá dizendo que se lembrarmos de que o nosso irmão tem algo contra nós, é o mesmo que dizer hoje, se estamos na fila para receber a Eucaristia e a nossa consciência nos acusar sobre aquele desentendimento que tivemos com alguém, nós não devemos continuar seguindo para receber o corpo e o sangue de Jesus.
Os atritos e mesmo brigas que temos com nossos familiares, amigos, vizinhos, podem nos impedir de comungar. Principalmente se nessas desavenças, nós fomos os culpados, nós fomos injustos, mal-intencionados , etc.
Nem toda discussão é passível de culpa por nossa parte. Se formos abordados, ofendidos de forma injusta, se a culpa pelo atrito não foi nossa , e principalmente se perdoamos aos que nos tenham ofendidos, poderemos continuar na fila para a comunhão sem maiores problemas.
É SÓ OUVIR A VOZ DA NOSSA CONSCIÊNCIA, E PRONTO!
A fraternidade deve ser a marca registrada no relacionamento do cristão. Ele deve ser traduzida em gestos concretos de misericórdia, perdão, partilha, e principalmente PERDÃO. Constantemente temos de perdoar alguém que nos ofendeu. O filho, a esposa, o marido, o pai, o irmão, o vizinho, amigos, amigas, são pessoas da nossa convivência, e por vários motivos, seja de inveja ou injustiça, volta e meia estamos sendo agredidos se motivos justos, e por isso temos de perdoar para que possamos seguir na fila para a Eucaristia, sem ter de deixar a nossa oferta de lado e primeiro ir fazer as pazes com o nosso irmão ou irmã.
O melhor, mesmo é levar uma vida na qual devemos sempre evitar tais atritos, antes que eles aconteçam. Falar com jeito, com calma sem ofensas, buscar compreender os motivos pelos quais certas pessoas agem com agressividade.
Pois, se perdoamos os loucos, os doentes mentais, não levando em conta os seus atos, precisamos considerar que muitas pessoas agem mal por terem problemas psicológicos.
PARA AMAR O PRÓXIMO, PRIMEIRO PRECISAMOS  ESTAR DE BEM CONOSCO.  PARA QUEM ESTÁ CONTENTE COM SUA AUTOIMAGEM, COM SUA FAMÍLIA, E COM DEUS, É MUIT OFÁCIL SER EDICADO, AMÁVEL, GENTIL COM TODOS. AO CONTRÁRIO, PARA QUEM ESTÁ ODIANDO A SI MESMO, ODIANDO A SUA AUTOIMAGEM, É MUITO DIFÍCIL AMAR O PRÓXIMO, É MUITO DIFÍCIL SER AMÁVEL E GENTIL COM TODOS.
PROCUREMOS ENTENDER ISSO, E VAMOS PERDOAR AQUELES E AQUELA QUE NOS TENHAM OFENDIDO!


Tenha um bom dia. José Salviano.






Um comentário:

  1. Eu não sou muito estudado para comentar sobre e este evangelho, mas acho que tem outra coisa muito importante a ser acrescentada, que é a humildade, um forte abraço para todos!

    ResponderExcluir