.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

VIGIAI, POIS NÃO SABEIS O DIA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 12 de novembro de 2017.
Evangelho de Mt 25, 1-13.

No início da Igreja, os apóstolos e discípulos pensavam que o Senhor Jesus voltaria logo, como a sua volta estava demorando, muitos seguidores do mestre começaram desanimar. Então a atenção se volta para a parábola das dez virgens que esperam o noivo, que demora para chegar. E como deve ser essa espera.
As dez virgens representam todos nós que esperamos a vinda de Jesus, ou seja, esperamos a passagem desta vida para a outra. E enquanto esperamos devemos viver vigilantes, com sabedoria e prudência.
Vigiar é viver do melhor modo possível para esperar o Senhor que vem e que ninguém sabe quando. Vigiar é ter uma atitude constante de atenção à vontade de Deus, aos seus ensinamentos. Somos fracos e pecadores, por isso, precisamos nos esforçar no aperfeiçoamento de nossa vida, buscando a santidade, vivendo no amor, praticando a justiça e a misericórdia, tendo prudência e sabedoria.
O noivo da parábola é Jesus que vem ao nosso encontro de surpresa e que deve nos encontrar firmes, prontos, fiéis ao Reino que Ele veio construir aqui no meio de nós.
Muitas pessoas não vivem os valores do Reino dos Céus e sim os valores do mundo. Essas pessoas são representadas pelas noivas imprudentes que não tinham óleo suficiente. O óleo ou azeite é a nossa fé que se manifesta nas boas obras. Não tem azeite os cristãos que aparentemente tem fé, mas desprezam as boas obras, as boas virtudes. É necessário que nossa fé seja viva, que ela manifeste na prática das virtudes, do bem, da justiça de acordo com o Evangelho e não de acordo com os valores do mundo. Nossa fé deve ser autêntica e não só por palavras, infelizmente existem muitos que não são capazes de viver uma vida cristã verdadeira, sendo honestos, justos e misericordiosos.
Ninguém sabe a hora de se encontrar com Cristo, se é hoje ou amanhã, ou daqui a um mês, um ano, etc. Por isso, precisamos levar a vida, preparados para não ser surpreendidos. Não podemos deixar para depois achando que temos muito tempo. Hoje, agora é tempo de vivermos os valores do Reino. Precisamos manter nossa lâmpada acesa para participarmos da festa, lâmpada apagada não garante a entrada no Reino.
Precisamos ser luz para iluminar o mundo, o ambiente onde estamos, isto é, fazer nosso apostolado com reta intensão, não para ser aplaudido, por vaidade, por amor próprio. Precisamos ter o azeite da reta intenção em todas as nossas obras de apostolado. Sinceramente querer levar Jesus a todos e trazer as pessoas a Jesus.
Não adianta participarmos das celebrações litúrgicas se fora da Igreja agimos com injustiça, sem misericórdia, sem compaixão... É mau testemunho, é incoerente receber a Eucaristia e explorar os outros, caluniar, humilhar, ofender...
Cristo chegará sem nos avisar, causando-nos surpresa. “Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento” (Mc 14,33). “Quem estiver preparado à hora em que o Senhor vier, entrará nos Céus” (Mt 25,10).
As virgens prudentes não emprestaram azeite para as imprudentes, isso significa que ninguém pode emprestar sua vida para o outro, no momento do encontro final com Cristo.
A visita de Cristo será decisiva, marcará nossa felicidade ou infelicidade, de uma vez para sempre. Depende unicamente de estarmos ou não preparados à hora de nossa morte. Somos nós que fazemos nossa própria escolha eterna. Deus sempre ajuda àqueles que pedem sua proteção, que se colocam em suas mãos, que se sentem dependentes d’Ele. Estar preparado exige esforço, perseverança, renúncia, sabedoria, prudência, muita oração e muito amor a Deus e ao próximo.
“Somos chamados a cuidar do óleo e manter a Lâmpada da fé, esperança e caridade sempre acesa, até que Cristo venha”.
“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2, 10).

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes 
  





2 comentários:

  1. Bom Dia,Deus te abençoe sempre,vai ajudar na minha reflexão no Domingo. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,Deus te abençoe sempre,vai ajudar na minha reflexão no Domingo. obrigado.

    ResponderExcluir