.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Reino e reinos...-Diac José da Cruz


TERÇA FEIRA DA XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM 28/11/2017
1ª Leitura Daniel 2, 31-45
Salmo Dn 3 “louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim
Evangelho Lucas 21, 5-11

                                                                   Reino e reinos....
Os reinos e impérios deste mundo, principalmente os econômicos, de ontem, da atualidade, e os que ainda virão, de todos eles não irá sobrar “pedra sobre pedra”.  O homem soberbo, ganancioso e cheio de vaidades, acha mesmo que é o dono do mundo, porque domina a ciência, a tecnologia. O templo de Jerusalém, que fizeram até uma réplica  em São Paulo, era suntuoso, o primeiro feito pelo Rei Salomão era mais ainda. Era o centro  religioso e econômico daquele tempo, um símbolo do poder, algo como  os três poderes em Brasília, ou as torres gêmeas do World Trade Center de Nova York,  super- seguras e intocáveis, ou como se manifestou o poderoso construtor do navio  Titanic  “Este, nem Deus afunda”.
O evangelho de hoje não quer nos aterrorizar ou nos levar ao pânico, Jesus  está só lembrando a estas pessoas que se admiravam da beleza e grandiosidade do templo, do  quão efêmeras são as grandezas desta vida. Tudo é transitório e passageiro, tudo é pequeno diante do Reino de Deus, essa realidade invisível que um dia se tornará visível a todos. Não se deixar enganar  é justamente ter esta consciência de que Deus está acima de tudo e de todos e que um dia toda a humanidade estará diante dele, com seus reinados e impérios suntuosos, como se fossem brinquedos de crianças ou castelos na areia.

 Daniel anuncia ao grande rei Nabucodonosor a grandeza  do Deus de Israel, e a fragilidade do seu reinado que um dia irá desmoronar, primeira leitura. O nosso mundo atual mais do que nunca precisa de profetas como Daniel, que não tremam, não se vendam, não favoreçam as estruturas poderosas corrompidas, mas anunciem com coragem o dia em que todas elas, sem exceção, irão ruir diante da Força Suprema do Bem, revelado e manifestado em Jesus Cristo, único Deus e Senhor.  (Diácono José da Cruz –Paróquia Nossa Senhora Consolata – Arquidiocese Sorocaba  E-mail jotacruz3051@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário