.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 12 de novembro de 2017

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" – Olivia Coutinho

 
Dia 15 de Novembro de 2017
 
Evangelho de Lc17, 11-19

Muitas vezes, o que aflige o nosso irmão, não são os seus problemas em si, e sim, a falta de motivação para enfrentá-los, por não verem nenhuma perspectiva pela frente.
São muitos, os que não conseguem sair de situações difíceis, por falta de estímulo, de alguém que lhes mostre o Deus da vida, o Deus que é maior que seus problemas.
Podemos ter fé, mas se não aplicarmos na nossa vida os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor no mundo, portanto, o reino de Deus não acontecerá através de nós.
O Reino de Deus só acontecerá através de nós, se  assim como Jesus, nos tornamos fonte de libertação para o outro, eliminando as trevas de sua vida! 
O evangelho que a liturgia de hoje  nos convida a refletir, narra, a cura de dez leprosos, que  se libertaram de um mal que lhes causava, além das feridas no corpo, profundas  feridas profundas na alma, a ferida do abandono.
Condenados pela sociedade, a viverem excluídos do convívio social, sem o contato com a família, estes dez homens, sobreviviam nas periferias, num total abandono. E é nesta condição, que Jesus, caminhando para Jerusalém, os encontra.
Certamente, eles já haviam ouvido falar do poder de Jesus, isto é, do seu amor e da misericórdia.
Cientes de suas limitações, esses leprosos, nem ousaram em aproximar de Jesus, mas de longe eles gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus é muito breve neste encontro, apenas ordena-os a irem até os sacerdotes, pois só eles, poderiam liberá-los para o convívio social, após constatar a sua cura, cura, que Jesus sabia, que iria acontecer ao longo do caminho. 
(A lepra, hoje conhecida com hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar.  Quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus, o que só poderia  ser comprovado por um sacerdote.)
Em obediência a Jesus, os leprosos, tomam o caminho indicado por Ele, e, durante o percurso, eles percebem que estavam curados.
Um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna à Jesus, e prostrado a seus pés,  recebe também, a cura interior, ou seja, a sua Salvação. Este homem,  era um samaritano, inimigo dos judeus, o único, que ao sentir tocado pela intervenção Divina  em seu corpo, quis também experimentá-la no seu interior, atitude,  que podemos constatar,  com o seu retorno à Jesus!
Antes de receber a cura, este samaritano gritou Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de agradecimento,  de reconhecimento de que Jesus, era de fato, o próprio Deus! É este reconhecimento que o levou a ficar totalmente livre de tudo que o impedia de viver dignamente, tudo o que lhe escravizava: doença, preconceito, abandono e principalmente o pecado.
Mesmo vindo de um povo, que não honrava a Deus, aquele samaritano se mostra agradecido a Jesus, enquanto que os outros nove, que eram judeus, se contentaram somente com a cura física.  Ao que tudo indica, esses, foram viver a vida deles, sem Jesus.
Jesus questiona: “e os outros nove, onde estão?” Este questionamento de Jesus, não significa que Ele quisesse  ouvir um agradecimento verbal, o que entristeceu Jesus mesmo, foi o fato deles não se interessarem pela a cura total, como o samaritano.  
Quando Jesus curava alguém, Ele sempre dizia: " A tua fé te salvou." A esses nove homens, que ficaram curados da lepra, Ele não pode dizer o mesmo.
Ainda hoje, Jesus continua se entristecendo com os muitos, que viram as costas para a graça de Deus, recusando a salvação! 
A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que crê em Jesus,  e que se dispõe a segui-lo.
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano? Ou com os nove leprosos que se contentaram somente com a cura física?
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela belíssima reflexão. Como vocês desse blog são tão ungidos pelo Espirito Santo e nos trazem um conhecimento tão profundo da palavra de Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Pirapora, 15 de novembro de 2017
    José Antônio Paulino

    ResponderExcluir