.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O noivo está chegando-Helena Serpa

12/11/2017 - 32º Domingo do Tempo Comum

 

1ª Leitura - Sb 6,12-16  – Deus é a Sabedoria
 

Esta leitura nos motiva a refletir sobre a Sabedoria, que é o próprio Deus, pleno de Amor,  sempre à disposição de todos aqueles que O procuram. A sabedoria é o olhar de Deus pousado sobre nós, é o Seu zelo, a Sua misericórdia com todos os atributos que estão a nosso favor para nos dar uma vida plena. Mergulhando mais neste texto nós nos deleitamos e no nosso coração brota um desejo de sempre buscá-Lo, de encontra-Lo no passo a passo da nossa vida e não mais perder tempo com todas as coisas que para nós, às vezes, são tão importantes! “Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado. ” Quando nos aprofundamos nos mistérios de Deus, revelados na Sua Palavra, nós aprendemos a confiar e nos abandonar aos Seus desígnios, portanto, não nos é mais necessário ter preocupação. O próprio Deus irá à nossa frente na estrada da nossa vida revelando os Seus projetos que são todos para a nossa felicidade! Busquemos, portanto, a Sabedoria! – Você tem buscado a sabedoria? – Onde você a tem procurado? – O seu modo de pensar e agir denota que você já a encontrou? – Você é uma pessoa feliz e realizada ou muito preocupada e ansiosa? – Você já descobriu qual o projeto de Deus para a sua vida?


Salmo - Sl 62,2.3-4.5-6.7-8 (R. 2b)


R. A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.

Este salmo vem confirmar o que a leitura anterior desperta no nosso coração. Somos essa terra ressequida que busca e deseja consolo, ternura, alegria, paz, felicidade, como água para matar a nossa sede. Somente em Deus a nossa alma será saciada e só Ele possui o alimento e o refrigério para as nossas dores. Pensar em Deus, suspirar por Ele, louvá-Lo de todo o coração, elevar as nossas mãos far-nos-á experimentar a verdadeira alegria.

2ª Leitura - 1Ts 4,13-18 – “um dia estaremos juntos de Cristo”


Nesta leitura São Paulo vem incutir em nós a esperança na conquista da vida eterna e nos situar na verdadeira dimensão do nosso ser mortal. Enquanto vivemos aqui na terra estaremos sempre à espera de Jesus, que virá para nos levar de volta para a nossa casa. A Palavra de Deus nos garante que todos os que morreram em Cristo ressuscitarão com Ele e isto é o fundamento da nossa fé. Se iremos logo, ou se esperaremos pela Sua segunda vinda, não nos compete querer saber. O que importa, é que um dia estaremos juntos de Cristo no lugar que Ele preparou para nós. A fé, a esperança e o amor são o alimento da nossa expectativa e o motivo pelo qual estaremos sempre alegres. Os que foram antes de nós, os que nos antecederam, assim como os que irão depois de nós, terão a Palavra de Deus como garantia. Um dia, não precisaremos perguntar mais nada, tudo nos será esclarecido. – Você tem receio de falar neste assunto? – Você fica triste quando pensa na morte? – O que mantém a sua esperança? – Você acredita na Palavra de Deus?

 

Evangelho - Mt 25,1-13  - o noivo está chegando


As jovens previdentes levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas; as jovens imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo”.  Vamos colocar esta mensagem bem dentro da nossa realidade. A lâmpada é a nossa vida, o óleo é o combustível que abaste o nosso ser e produz em nós a luz que nos faz viver em harmonia interior com Deus em qualquer situação. Portanto, o óleo de que precisamos para enfrentar os momentos em que necessitamos de luz, é a fé que provém da oração, é a ação do Espírito Santo em nós, é a alegria de uma vida entregue a Deus. As jovens imprudentes da parábola estavam despreparadas e, talvez, vivessem somente em função das coisas do mundo, entendendo que, na hora da necessidade, o óleo para suas lâmpadas seria providenciado ou nem atinando que a sua lâmpada precisasse de combustível. A parábola nos ensina que tem a Luz de Deus aquele (a) que cultiva a intimidade com o noivo, que conhece os Seus passos e percebe quando Ele se aproxima, por isso, está sempre com sua lâmpada acesa e com o óleo à disposição. Não será pegado (a) de surpresa, pois está atento (a).  Este é o alerta para nós hoje: o noivo está chegando. Quem se ocupa muito com as atividades do mundo, esquece de abastecer a sua lâmpada com o óleo de Deus. O noivo chega na hora que ninguém espera: pode ser uma tribulação, pode ser uma doença, pode ser a morte. É sempre algo inesperado, imprevisível e, se não estivermos com as nossas lâmpadas abastecidas, isto é, o nosso coração confiante e em paz, com certeza, iremos nos desesperar e dar contra testemunho. Encontrar-se desprevenido (a) é estar por fora da luz de Deus, é gastar o tempo somente com as coisas materiais e esquecer que a vida aqui na terra é breve e que caminhamos para a eternidade onde o noivo nos espera. - Qual será o óleo com que você tem abastecido a sua lâmpada? - Você se sente preparado (a) para qualquer coisa na sua vida? Em quem você confia?  - Onde você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? - Em sua opinião qual é o óleo que falta na sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário