.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

“O ZELO POR TUA CASA ME CONSUMIRÁ.” – Olivia Coutinho

 
Dia 09 de Novembro de 2017
 
Evangelho de Jo2,13-22
 
Numa sociedade, indiferente a  Deus, o que impera é a ganância, o consumismo, grandes inimigos,  que denigre a imagem de Deus a qual fomos criados.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção para a importância de eliminarmos tudo o que nos impede de fazer do nosso coração,  um templo vivo, onde Jesus possa habitar. 
O texto que nos fora  apresentado, mostra-nos a indignação de Jesus diante a uma tamanha inversão de valores: um lugar onde deveria ser um local de oração, de encontro de irmãos, estava sendo transformado num lugar de comercio, de exploração. 
Indignado, Jesus age com rigor, espalha as moedas pelo o chão, derruba as mesas, expulsa os vendedores e todos os animais, com exceção das pombas, com elas, Jesus foi mais ameno, não as expulsou, pediu que as retirassem dali, certamente, em respeito aos pobres, pois as pombas, eram as oferendas dos pobres, ao templo!
É importante ressaltarmos: a preocupação de Jesus, não era com o templo de pedra em si, e sim, com o templo de “pedra viva" que é a pessoa humana, pois Jesus sabia da esperteza dos vendilhões  do templo, Ele estava ciente de que estes, que se diziam fiéis a Deus, estavam explorando o povo, principalmente os mais pobres.
Sempre que deparamos com este evangelho, é comum, ficarmos centrados na atitude severa  de Jesus  ao expulsar os vendilhões do templo, e com isso, não meditamos  o mais importante, o cerne do evangelho, que é a apresentação de Jesus, como o templo vivo de Deus: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei.” Aqui, Jesus se revela como o Templo vivo de Deus, fazendo alusão a sua morte e ressurreição, porém,  os vendilhões do templo, não entenderam, eles estavam voltados para as coisas materiais e cegos para as coisas de Deus! Enquanto Jesus falava de um templo de carne, que era Ele mesmo, eles acharam  que Jesus estava se referindo ao templo de pedra. 
“O zelo pela casa do meu Pai me consumirá.” Mais tarde, os discípulos recordaram desta frase, citada  nas escritura.
Hoje, nós sabemos, que foi o zelo pelo o que é  do Pai, (a humanidade) que levou Jesus à morte, sabemos também, que foi o amor do Pai pela a humanidade, que o ressuscitou no terceiro dia! 
Jesus é o templo vivo de Deus, ligados a Ele, somos também, o templo vivo  de Jesus, seres humanos  divinizados, por  carregarem dentro de si, a essência Divina!
Respeitemo-nos uns aos outros, pois o meu e o seu coração, é templo vivo de Deus.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir