.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Livres de nós mesmos-Helena Serpa

8/11/2017 - 4ª-feira da 31ª Semana do Tempo Comum  -  
-
Rm 13,8-10  - " em busca do amor perfeito "

São Paulo nos exorta e nos ensina a viver a Lei de Deus como o próprio Jesus veio nos revelar. Assim, ele nos esclarece que o amor mútuo é a garantia para que cumpramos toda a lei de Deus. Todos os mandamentos da Lei de Deus têm um só objetivo: fazer com que nos amemos uns aos outros.  O não matar, o não roubar, o não adulterar, é uma consequência do amor com que praticamos as nossas ações. Quem ama, não ofende, não faz nenhum mal contra o próximo, portanto está cumprindo com a lei.  Nós precisamos, porém, perceber qual é o parâmetro que distingue o amor. Amar não significa apreciar, gostar, admirar, elogiar, mas querer o bem, dar suporte, compreender os motivos, acolher as imperfeições e saber exortar para edificar. Assim sendo, podemos chegar à conclusão de que por mais que amemos, sempre estaremos devendo amor, visto que não conseguiremos ser perfeitos no amor como o próprio Deus o é. Contudo, o nosso empenho em progredir no amor, a nossa luta contra o desamor, o propósito de tudo fazer por amor, nos ajudarão a, pelo menos, exercitar a nossa vontade própria e caminhar em busca do amor perfeito. O nosso próximo é todo aquele que se aproxima de nós, portanto, não é necessário ir buscá-lo longe, pois ele está perto, dentro da nossa casa, no nosso trabalho, na nossa comunidade e por onde passamos. - Você acha muito difícil amar? - Você espera recompensa das pessoas a quem você ama? - Você sente o amor de Deus por você? - As pessoas conseguem transmitir o amor que Deus tem por você?
- Você percebe a diferença entre o amar e o gostar?

Salmo - Sl 111 (112),1-2. 4-5. 9 (R.5a)

R. Feliz quem tem piedade e empresta!

A Lei do Senhor é o Amor!  Portanto, é feliz aquele (a) que ama porque, assim, está cumprindo com a Lei. O salmista exalta o homem que assim procede, prognosticando para ele uma descendência forte e abençoada. Todos os que cumprem a lei do amor são consequentemente, corretos, generosos e justos. 


Evangelho - Lc 14,25-33
 - " livres de nós mesmos "


O seguimento de Jesus implica na renúncia e no desapego das nossas ideias, dos nossos bens e dos nossos ídolos.  Quem ama é livre das condições, é livre das circunstâncias, é livre das pessoas. Ama, porque ama com o amor de Jesus. Jesus tomou as Sua Cruz e carregou-A, se não fizermos o mesmo não podemos dizer que somos seus (as) discípulos (as). Jesus veio mostrar ao mundo uma nova maneira de ser, valorizando o homem na sua dignidade, libertando-o de tudo o que pudesse escravizá-lo e dominá-lo. Para que possamos segui-Lo precisamos nos sentir homens e mulheres livres de nós mesmos. Precisamos também, ter convicção da nossa opção de cristãos e cristãs, a fim de que possamos vivenciar a mensagem evangélica do amor. A Cruz é decorrente da nossa vivência do amor, porque amar nos traz consequências. Não é fácil amar nem tampouco é fácil assumir os encargos que o amor nos propõe. Assim sendo, quando Jesus nos diz "se alguém vem a mim", Ele quer nos dizer, se "você quer me seguir você deverá viver a lei do amor; você terá que amar como eu amo; viver como eu vivo; sofrer como eu sofro; pensar como eu penso." A renúncia maior há de ser do nosso jeito de olhar as coisas, de julgar e de encarar as pessoas. De nos desapegar dos conceitos adquiridos durante a nossa caminhada, consequência da nossa criação, cultura etc.  Renunciar a tudo que não combina com o pensamento evangélico e ao desapego das coisas e das pessoas, é, portanto, o fundamento para que o reino dos céus viva em nós  e Jesus seja o nosso Rei, Senhor e Mestre. Do contrário, estaremos construindo na areia e nunca seremos considerados (as) discípulos (as) e seguidores (as) de Jesus. -Você já fez os cálculos, do que terá de abdicar para que Jesus seja o seu Mestre? - Você é uma pessoa muito arraigada a suas ideias e pensamentos? - Você tem procurado amar como Jesus amou? - Você tem assumido a sua Cruz? Em que?

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. A leitura deste evangelho, mostra-nos o caminho o qual devemos seguir,pois carregar a sua cruz não é para nós , tarefa fácil. É preciso desapego, reflexão e acima de tudo amar a Cristo com um olhar atento a fazer a sua vontade, sem es

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento8 de novembro de 2017 às 16:16

    Obrigado Senhor,obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir