.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

-Observavam, se Jesus curaria em dia de sábado-José Salviano.

11 de Setembro de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Lc 6,6-11


Aconteceu num dia de sábado que,
6Jesus entrou na sinagoga,
e começou a ensinar.
Aí havia um homem cuja mão direita era seca.
7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam,
para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado,
e assim encontrarem motivo para acusá-lo.
8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos,
disse ao homem da mão seca:
'Levanta-te, e fica aqui no meio.'
Ele se levantou, e ficou de pé.
9Disse-lhes Jesus: 'Eu vos pergunto:
O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal,
salvar uma vida ou deixar que se perca?'
10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor,
e disse ao homem: 'Estende a tua mão.'
O homem assim o fez e sua mão ficou curada.
11Eles ficaram com muita raiva,
e começaram a discutir entre si
sobre o que poderiam fazer contra Jesus.
Palavra da Salvação. (CNBB).


Jesus estava na Sinagoga e começou a pregar. e percebeu que os doutores da Lei e os fariseus estavam observando se ele iria fazer uma cura em pleno dia de sábado. Isto porque, bem  ali estava um irmão excluído pelo defeito que tinha em uma das mãos. Sentado no chão, com vergonha e com pena de si, o pobre homem tentava se conformar com a cruz que tinha de carregar.
Será que nós nunca ficamos observando se alguém vai fazer alguma coisa errada, cometer algum pecado? Será que já ficamos espiando da nossa janela um casal de jovens namorando, para ver se eles vão ultrapassar os limites? Para depois espalhar por toda a vizinhança, difamando aqueles jovens? Que fizeram o que um dia nós também o fizemos?
Não se trata aqui de aprovar um comportamento excessivo sem limites, ou mesmo pecaminoso, mas sim, estamos nos referindo ao fato de que precisamos tomar muito cuidado para não julgar os outros pelos seus atos que chamamos de imorais.
Não julgueis e não sereis julgados”
Era dia de sábado, e segundo a lei não era permitido fazer absolutamente nada.  
Estavam presentes os lideres judaicos, escribas e fariseus, que se julgavam os puros observadores da lei de Israel, a observar se Jesus teria coragem de curar aquele homem em pleno dia de sábado. Eles não disseram nada. Somente estavam observando, mas Jesus percebeu os seus pensamentos e sem nenhum temor, pede ao aleijado que se levante. Todos de olhos nos dois, principalmente os escribas e fariseus. E Jesus então pergunta aos presentes, especialmente aos seus adversários:
 "Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?"
Em seguida, Jesus cura, aquele homem libertando-o daquele defeito que o marginalizava, que o humilhava.
Os lideres judaicos, furiosos, trocam entre si opiniões, sobre  como eliminar Jesus, que segundo eles, estava desrespeitando a Lei.                                         
Ao contestar a observância religiosa do repouso sabático, imposta pela Lei de Israel, Jesus mostra que o mais importante, é salvar a vida, é fazer o bem, e não observar cegamente um preceito religioso por observar. Este foi um dos quatro gestos de Jesus que Ele agride a ordem legal defendida pelos mandatários local. Jesus não se intimida e, ostensivamente, toma a iniciativa provocadora de passar por cima daquele preceito religioso e libertar aquele pobre homem do seu motivo de humilhação social. Enquanto que os seus oponentes, que se julgavam tão santos, tramam a morte de Jesus.


Tenha um bom dia. José Salviano



2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Que a Palavra de Deus possa no alimentar e nos enviar e coloca-la em prática.

    ResponderExcluir