.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

-Jesus não foi recebido pelos samaritanos-José Salviano

3 de Outubro de 2017

Cor: Vermelho
Evangelho - Lc 9,51-56


51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.
Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
52e enviou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho
e entraram num povoado de samaritanos,
para preparar hospedagem para Jesus.
53Mas os samaritanos não o receberam,
pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram:
'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu
para destruí-los?'
55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
56E partiram para outro povoado.
Palavra da Salvação.(CNBB).


Os samaritanos não receberam Jesus por que todos os judeus tinham uma forte rixa antiga com os samaritanos, não os reconheciam como povo de Deus. Por sua vez, os samaritanos, seguiam outros caminhos em se tratando de religiosidade.
Desse modo, Jesus, sendo também judeu, não era bem vindo ao território da Samaria.
Tiago e João ficaram irritados, com a desfeita dos samaritanos, e pediu autorização a Jesus para castigá-los por isso.
Jesus os repreendeu, e seguiram em frente a caminho de Jerusalém.
Jesus não é como nós. Quando somos insultados, quando somos ofendidos, a nossa tendência é de responder com a mesma moeda, com as mesmas armas. Mesmo os mais piedosos e piedosas, agem assim. Com a desculpa de combater as injustiças, nós quase sempre respondemos com a mesma moeda, mostrando ao nosso opositor o seu erro, e por vezes até o ofendemos também.  Não podemos nos esquecer disso na nossa próxima confissão.
Jesus sempre perdoava aos que lhe ofendiam, como o fez no Evangelho de Hoje. Ele não deixou que os discípulos se vingassem, e simplesmente virou a  rota da sua caminhada para o destino maior que havia escolhido. Jerusalém.
Como disse o profeta Isaías:  machucado, não machucava, injustiçado, não respondia com injustiça, quebrado, não quebra.
Jesus sempre imitou o Pai, sempre fez a vontade do Pai, mostrando sempre aos discípulos e a todos nós, que A VINGANÇA ESTÁ FORA DO PLANO DE DEUS. Procurou sempre nos mostrar que devemos fazer a vontade do Pai, que devemos pelo menos procurar sermos perfeitos como o Pai  é perfeito.
Às vezes ficamos muito indignados com as injustiças que sofremos, e queremos fazer justiça com as próprias mãos. Os filmes, as novelas, mostram isso o tempo todo.
Mostram a realidade da vida. Mostram pessoas muito más, que vivem fazendo o mal aos inocentes. Quantas prisões injustas já aconteceram neste mundo. Quantos inocentes já foram presos, e quantos criminosos continuam soltos desfrutando uma vida livre.
A tônica central dos filmes e novelas é a vingança.   E nós gostamos de assistir os filmes, porque somos assim. Se não praticamos por princípios religiosos, gostamos de assistir do mesmo jeito, por termos esse impulso reprimido. O impulso da vingança. O impulso de nos vingar de todos os que nos magoam, nos ofendem, nos causam prejuízos, nos caluniam, nos condenam só porque somos favoráveis aos pobres como Jesus o foi.
A força terrena está nas mãos dos poderosos, dos que detém o poder econômico, e por isso também detêm o poder político. Foi o que acontecia nos tempos de Jesus. Ele foi condenado por ter escolhido a defesa dos miseráveis, e de não ter medo de enfrentar os poderosos injustos. Principalmente os líderes religiosos.
Seguir Jesus é ser como Ele. Muitas ofensas Jesus perdoava. Porém, as injustiças dos poderosos, Ele não deixava barato. Sempre rebatia.
Quando o guarda a mando do poder romano deu-lhe um tapa no rosto, Jesus respondeu: se falo a verdade por que me bates?
Perdoar sempre. Anunciar e denunciar, também.

Tenha um bom dia. José Salviano.

   

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhamos diariamente este, blog, o comentário acima, ou seja, o que o Senhor nos ensina é sempre fugir do confronto, ou ainda podemos dizer que vingança não existe no Reino de Deus!!!!!!

    ResponderExcluir