.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Mudar de opinião e de mentalidade também é sinal de conversão!-Helena Serpa


01/10/2017 -  XXVI Domingo do Tempo comum - 1ª Leitura - Ezequiel 18,25-28 - “ hoje é o dia de se tomar decisão!”
Nesta passagem o profeta Ezequiel nos revela claramente, que todos nós seremos julgados (as) pelas nossas ações e, de acordo com o nosso arrependimento. Assim, ele nos conscientiza de que nós mesmos julgaremos as nossas transgressões, pois o juízo de Deus é perfeito e está ligado intimamente ao juízo que fazemos sobre nós. Da mesma forma, o nosso arrependimento é a âncora para o perdão e a misericórdia de Deus, mesmo que sejamos os maiores pecadores do mundo. Conforme seja a nossa contrição e o nosso desejo de não mais pecar e continuar a viver acertando, Deus é justo para nos perdoar de todos os nossos pecados, desde os mais antigos até o dia de hoje. O que passou não mais importa, desde que nos arrependamos e tenhamos o propósito de não mais cometer injustiça. Essa, portanto, é a justiça de Deus!  Ele não recorda o nosso passado! E, mesmo o que outrora fizemos de bom, já é coisa do passado se resolvermos agora, fazer o mal. O que vale é o Hoje da nossa vida. O alimento de ontem não serve mais para hoje. A cada dia basta o seu cuidado. Portanto, hoje é o dia de tomar decisão. - Reflita um pouco e pense se há alguma coisa no seu coração de que precisa arrepender-se e não voltar mais a fazer! Isto é o que Senhor espera de você, AGORA. 

Salmo -  24,4bc-5.6-7.8-9

R. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão!
O que Deus recorda sempre é o Seu amor e a Sua ternura por cada um de nós. Ele esquece os nossos pecados e as nossas ações de outrora, porém, é fiel à Sua misericórdia e à sua compaixão. Por isso, é que entoamos o cântico deste salmo com alegria de fazer parte do povo de Deus. O Senhor se apega a nós e não às nossas obras, portanto, peçamos a Ele com convicção: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! ”

2ª Leitura – Filipenses  2,1-11 -  “é possível viver em harmonia”
São Paulo nos dá um valioso ensinamento para que possamos viver a vida de acordo com o pensamento de Jesus Cristo. Ter o mesmo objetivo, trabalhando em função do mesmo alvo, sem competição ou vanglória. Assim sendo, a consolação, o amor mútuo, a comunhão no Espírito, a ternura e a compaixão são atributos que identificam os que seguem os passos de Jesus. Porém, o seguimento de Jesus, implica em mais ainda: sugere a harmonia e a concórdia, formando unidade no mesmo amor.  Na realidade, nós sabemos que em muitas ocasiões viver isso tem sido muito difícil por causa da nossa humanidade fraca. Porém, se nos colocarmos na perspectiva de imitar a Jesus e tivermos como bandeira este propósito, poderemos nos tornar como Ele, humildes e obedientes assumindo a nossa parte de promotores da unidade. Uma só alma, um só coração! Jesus não se prevaleceu da sua condição divina, pelo contrário, abdicou do Seu poder a fim de nos ensinar que, é possível vivermos em harmonia, e unirmo-nos no mesmo ideal: o de fazer a vontade do Pai! Jesus viveu também as condições que viveram os de Sua época, não teve privilégios e assumiu todos os encargos humanos que a vida nos propõe. Assim sendo, nós não podemos nos escusar argumentando que não conseguiremos viver como Ele. Jesus Cristo é o nosso Senhor e Mestre, portanto com Ele nós aprenderemos a vivenciar a unidade no Espírito.  Observe cada uma destas recomendações de S. Paulo e veja na sua vida o que você já está praticando: - Vivei em harmonia procurando a unidade! - Nada façais por competição ou vanglória, mas com humildade!  - Cada um julgue que o outro é mais importante! - E aí, você já está se parecendo com Jesus? Por isso Ele foi exaltado!

Evangelho - Mt 21,28-32 - “Mudar de opinião e de mentalidade também é sinal de conversão! ”
Neste Evangelho Jesus é muito claro quando nos adverte de que não são as nossas palavras nem as nossas promessas, mas as nossas ações que têm valor diante de Deus nos revelando que a metodologia do Pai é diferente da do mundo. Mesmo sem desejar ou ter vontade, e dizendo não, o homem pode arrepender-se e fazer a vontade de Deus. Mudar de opinião, mudar de mentalidade também é sinal de conversão!   A misericórdia de Deus se manifesta quando o pecador, arrependido porque crê e confia no perdão de Deus, volta atrás e começa a viver uma nova vida. Portanto, nem sempre as nossas palavras nos levam à ação, mas o desejo que trazemos no coração de fazer a vontade de Deus. Aquele filho que se negou a ir, mas foi, é quem terá vez no reino dos céus. Valerá, então, o tempo do arrependimento. Por isso, muitos que nós julgamos perdidos, podem receber o perdão e a salvação de Deus. Alegremo-nos! Deus está apenas esperando o nosso arrependimento. -  Você é daqueles (as) que para agradar às pessoas prometem qualquer coisa? - Você é capaz de mudar de opinião e atender ao pedido de alguém a quem você já deu um não?   - Em que você pode ainda voltar atrás? Você se arrepende de alguma coisa? A hora é essa!


3 comentários:

  1. Helena Serpa; que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  2. diacono Jose Moraes de Almeida29 de setembro de 2017 às 06:46

    diac. permanente Almeida
    Helena Serpa que o Divino Espirito Santo te ilumina em sua missão, em nos ajudar a refletir as liturgias diárias, seus comentarios tem me ajudado muito a preparar as minhas humilias que Deus lhe abençõe.

    ResponderExcluir
  3. joao lessa candido de morais1 de outubro de 2017 às 04:31

    DEUS PAI DE BONDADE E PODER,PERDAO POR MEUS PECADOS E PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU E TENHO ,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS AMEM

    ResponderExcluir