.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A árvore, o tesouro e a rocha-Helena Serpa


16/09/2017 -  Sábado XXIII semana comum – 1 Timóteo 1, 15-17 – “a grandeza do coração de Deus”
Nesta a carta à Timóteo, São Paulo continua rendendo graças a Deus que o acolheu com compaixão apesar das suas faltas do passado. Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e cada um de nós pode, com convicção, afirmar como São Paulo: “Eu sou o primeiro deles!”   O reconhecimento do nosso ser pecador é o primeiro passo para que possamos descobrir a grande misericórdia de Deus e nos apossar da salvação de Jesus Cristo. Quando reconhecemos as nossas faltas e iniciamos um processo de conversão nós também provamos a grandeza do coração de Deus e nos tornamos  modelos dos que creem e, por isso, alcançarão a vida eterna. Somos salvos e redimidos para demonstrar ao mundo a riqueza do amor de Deus e assim também atrair para o reino dos céus todas as pessoas que estão marginalizadas porque ainda não conhecem a Palavra que nos liberta. Temos o dever de mostrar a elas que ainda há tempo e que não podemos deixar para depois a grande graça de sermos pecadores fecundados pela misericórdia do Senhor. – Você reconhece que o pecado mora dentro de si? – Você já se abriu para a grande graça da misericórdia do Senhor? – Você tem medo de confessar o seu pecado? – Você é um exemplo de conversão para o mundo?   

Salmo 112 – “Bendito seja o nome do Senhor agora e para sempre!”
Ao contrário do que muitas vezes imaginamos o Senhor está muito perto de cada um de nós e atento a todas as nossas ações e necessidades. Se tivéssemos consciência disso, nós como o salmista, O louvaríamos do nascer ao pôr do sol e seríamos plenos da Sua glória. O Senhor está a postos para nos levantar da poeira e nos retirar do lixo quando estamos mergulhados no pecado e nunca irá exigir de nós mais do que nós possamos dar.

Evangelho – Lucas 6, 43-49 – “a árvore, o tesouro e a rocha”

Jesus neste Evangelho se apropria de figuras da natureza e do nosso dia a dia para nos dar ensinamentos básicos para a nossa vida: “toda árvore é reconhecida pelos fruto,  a árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá maus frutos”;  “O homem tira coisas boas ou más do bom ou do mau tesouro do seu coração, a boca fala do que o coração está cheio”;quem ouve as suas palavras  constrói a casa   sobre a rocha e ela  não cai”.  Nós somos a árvore e os frutos são as nossas ações e realizações resultantes dos nossos pensamentos e sentimentos vivenciados durante a nossa vida. Damos frutos de santidade quando estamos enraizados (as) na Palavra de Deus e alimentamos o mundo com as nossas boas ações. O nosso coração contém o bom ou o mau tesouro. O que o nosso coração pensa e planeja, isto será o que iremos realizar, falar e construir. Conforme o nosso coração esteja poderemos ter atitudes boas ou más na medida do que pensamos ou do que falamos. E, por mais que tentemos camuflar as nossas emoções, naturalmente nós damos amostras ao mundo das nossas reais intenções.  A casa é a nossa vida, construída durante a nossa caminhada aqui na terra. Quem ouve e põe em prática as palavras de Jesus é um homem prudente e que constrói a sua vida na rocha, isto é, segundo o direcionamento de Deus, conformado à sua vontade, por isso, enfrenta as dificuldades e consegue ultrapassá-las. Porém, quem não age assim, não conseguirá atravessar as dificuldades, fracassará, será infeliz, perderá o rumo. Sua casa desabará. – Os frutos que você está produzindo no mundo são bons ou maus? – Como têm sido as suas ações no mundo: boas ou más?  - Como é o tesouro que tem no seu coração: bom ou mau? – O que isso quer dizer para você? – Você se apoia na Palavra de Deus para enfrentar as suas dificuldades? 


4 comentários:

  1. joao lessa candido de morais16 de setembro de 2017 às 02:15

    DEUS DE BONDADE E MISERICORDIA PERDAO POR MEUS PECADOS E PECADOS DO MUNDO EU TE AGRADEÇO POR TUDO QUE SOU E TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,QUE ABRAMOS OS NOSSOS OUVIDOS E PRESTEMOS ATENÇAO A PALAVRA QUE E VIDA AMEM

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento16 de setembro de 2017 às 06:18

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde meus irmãos e irmãs, a palavra de Deus é para nós a sabedoria de Deus que ao longo da nossa vida vai nos instruindo orientando e dando sentido e rumo a nossa vida, é prudente todo aquele que houve e a põe em prática porque suportará todas as adversidades e produzirá muitos frutos de conversão, podemos citar a vida dos santos tiveram como alicerce Jesus cristo a pedra angular que os pedreiros rejeitaram, que o senhor nos de a graça da conversão, amém

    ResponderExcluir