.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O terreno do coração de cada um é o que faz a diferença-Helena Serpa

23/09/2017 - Sábado XXIV semana comum   –    I Timóteo 6,13-16 – “o tempo é precioso”
A palavra de Deus tem força que ultrapassa a realidade humana, por isso, ela tem poder para dirigir os nossos passos e nos fazer viver de acordo com o que já foi predestinado para a nossa vida.  Dentro do Plano de Deus, cada um de nós tem um mandato, isto é, uma missão específica, por isso, nesta carta São Paulo nos exorta a ser fiéis ao chamado de Deus conservando a nossa vida sem mácula e sem mancha até a manifestação gloriosa de Jesus Cristo. No entanto, precisamos entender que Jesus já se manifesta hoje, no agora da nossa vida e não podemos perder tempo. A manifestação de Deus é invisível aos nossos olhos, porque para nós é inacessível, mas a fé nos garante a Sua presença e a Sua assistência. Por isso, devemos prestar a Ele honra e glória todos os dias da nossa vida. É nosso dever, então, viver e proceder como se esse fosse o último dia das nossas vidas, guardando a nossa alma íntegra e sem mancha, isto é, confiando em que Jesus Cristo é o rei dos reis e Senhor dos senhores   A fé é o nosso suporte, é ela quem nos motiva à conversão e à vida nova no Espírito Santo. O Espírito de Deus é quem guarda a nossa alma, purifica os nossos pensamentos, e nos faz íntegros (as) até a vinda de Jesus Cristo, no tempo oportuno. - Você tem consciência de que Cristo está vivo e que acompanha todos os seus passos? -  Você sabe que a qualquer hora Jesus Cristo pode querer apresentá-lo (a) ao Pai? Você está preparado (a)? - Você já fez a experiência de louvar Jesus por  tudo e em todos os momentos? Experimente!

Salmo 99 – “Com canto apresentai-vos diante do Senhor!”
O momento presente da nossa vida é um presente de Deus, portanto, precisamos estar firmes e aptos ao serviço do Seu reino, todos os dias, sem deixar para depois. Somos o povo e o rebanho de Deus, portanto para nós estão voltados os Seus olhos. Ele nos espera de braços abertos, para que possamos entrar por suas portas dando graças, com hinos de louvor. Ele nos fez, somos seus!

Evangelho – Lucas 8,4-1’5 – “o terreno do coração de cada um é o que faz a diferença”
Jesus contou a parábola da semente lançada, diante de uma grande multidão onde havia gente de todo tipo, para mostrar que todas as pessoas são chamadas a acolher a proposta de salvação do Pai e não somente alguns escolhidos. O semeador é Jesus, a semente é a Sua Palavra de salvação, o terreno é o nosso coração. O terreno bom é aquele coração que dá abertura ao Espírito Santo que é quem faz a semente germinar e crescer, pois, se não houver cultivo, a semente morre. A semente é sempre uma só, no entanto, a qualidade do terreno do coração de cada um é o que muda e faz a diferença para a abundância da colheita.    A parábola nos revela que nas quatro situações em que a Palavra foi anunciada, as pessoas ouviram, entretanto só deu fruto de perseverança quem OUVIU com um coração bom e generoso. Não nos basta apenas estar presente e escutar a mensagem do Evangelho com indiferença e desatenção. O mais importante é ter um coração contrito e atento que não questiona, porque confia, e acolhe a mensagem de Deus. O coração que não tem profundidade é superficial e distraído, por isso, não consegue alcançar o pensamento de Deus e facilmente é vencido pelas sugestões do inimigo. O coração preocupado com os afazeres da vida é fechado e duro e se torna também solo impróprio para apreender os mistérios de Deus. O coração preso a si mesmo e aos seus sofrimentos é chão inútil para que germine algo frutífero, pois está sempre voltado para as suas angústias e não dá chances para que o Espírito Santo realize nele a sua obra. O coração bom e  generoso, no entanto, é aquele que se abre, não somente para escutar, mas para viver segundo a Palavra que lhe foi anunciada. Este, sim, consegue dar fruto na perseverança, e seguir passo a passo o caminho proposto por Jesus.  Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando nós abrimos os nossos ouvidos o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que podem alimentar o mundo.   - Como você tem acolhido a palavra de Deus. Como uma história ou como ensinamento para a vida? – Como é o terreno do seu coração? – Você duvida da Palavra de Deus? – Você costuma discordar quando alguma mensagem vem de encontro aos seus interesses?  - Você também semeia? E quando o terreno não é bom, dá trabalho o que você faz, desiste ou insiste?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Jamais devemos desistir. Persistir sempre. Somos chamados a ser luz .Portanto sejamos esta luz para brilhar e seguir os passos de Jesus. Eunice Sousa.Aiquara-Bahia. 23-7-17

    ResponderExcluir