.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Acolher Maria é trazê-la dentro do nosso coração-Helena Serpa

15/09/2017 – 6ª. Feira - Nossa Senhora das Dores – Hebreus 5, 7-9 –  “ Mesmo sendo Filho Jesus obedeceu e se submeteu ao  Pai”
Jesus chorou muitas vezes e em muitos momentos rogou ao Pai, em oração, por causa das dificuldades que teve de enfrentar na sua caminhada. Ele era homem como nós e encarava as limitações do ser humano, entretanto, confiava plenamente no Plano do Pai e na Sua proteção. Assim, Ele “dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salva-lo da morte e foi atendido”!  Foi atendido em vista da Sua entrega a Deus, mas não sem antes passar pelo sofrimento, e pela Cruz. Mesmo sendo Filho Jesus obedeceu e se submeteu a vontade de Deus Pai, para a salvação da humanidade. Se não fora a Sua obediência não teria havido Cruz e nem tampouco, salvação. Ele poderia ter dito não à vontade de Deus, pois era  livre, no entanto, se entregou inteiramente, pois sabia que aquele momento seria precioso para que o plano do Pai se consumasse. A obediência de Jesus, portanto,  é para nós um  modelo de como podemos obedecer. Diante do sofrimento Ele não se acovardou e se rendeu à vontade do Pai: “todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres” (Mat 26,39b).  Assim, também, precisa acontecer conosco nos momentos de aflição quando precisamos enfrentar horas tormentosas em favor de que algo maior aconteça.  Há ocasiões na nossa vida em que será preciso que nos submetamos totalmente ao sofrimento, porque, assim será feita a vontade do Pai. Nessas horas, contudo, o Senhor nos conforta, nos consola, toma-nos nos braços, nos ampara e transforma a nossa dor em amor. As nossas lágrimas se convertem em bênçãos e a nossa incapacidade em ação. Isto é salvação!  – Qual é a mensagem que você tira desta leitura para a sua vida atual? - A quem você deve obediência?  Quem Deus constituiu com autoridade sobre você? - Como você se sente quando tem que acatar as ordens de alguém?- Você resiste ou aceita numa boa?– Você está passando por alguma dificuldade que desejaria não estivesse acontecendo? – Ofereça a Deus como sua participação na Cruz de Jesus!

Salmo – 30 – “Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!”
O salmo canta que Deus é o nosso refúgio na hora da dificuldade e que só Nele nós devemos por a nossa esperança. Mesmo passando por momentos de tribulação o justo clama a Deus e é socorrido no tempo certo. Entregar-se nas mãos do Senhor é abandonar-se ao poder do Seu Espírito Santo sem questionar reconhecendo que o Seu Amor nos levará por caminhos seguros.

Evangelho – João 19, 25-27 – “ acolher Maria é trazê-la dentro do nosso coração”


Do alto da Cruz, como numa Cátedra, e tendo Maria aos Seus pés, na hora do maior sofrimento, Jesus nos entregou Sua Mãe, que acolheu toda a humanidade como sua filha. A mesma humanidade que condenara o Seu Filho à Morte de Cruz lhe era agora entregue por Jesus, representada no apóstolo João: “Mulher, este é o teu filho!” “Esta é a tua mãe!”   Submisso à vontade de Deus Jesus nos entregou a Sua Mãe para ser também a Mãe de todos nós. Por isso, Maria é para nós, um exemplo de aceitação da vontade do Pai, a ser seguido. Ela se tornou nossa Mãe e Mãe da Igreja quando passou pelo momento mais angustiante da sua vida. Para dar amparo a humanidade Jesus esperou pela hora da Cruz e nos deu o entendimento de que Maria estaria presente na nossa vida na hora da festa e na hora da dor como intercessora e modelo de fé e aceitação da vontade do Pai. Como mulher e como Mãe, Maria saberia compreender as nossas fraquezas, as nossas dificuldades e, então, mesmo sem compreender, tornar-se-ia exemplo de fortaleza, de obediência e de acolhimento da vontade de Deus.   Acolher Maria é trazê-la dentro do nosso coração como uma Mãe que se faz presente na nossa vida e na vida da nossa família.  - O que significa para você o “ficar de pé”, junto à Cruz?  - Você já levou Maria para a sua vida junto aos seus pertences? Ela faz parte de você, da sua casa, da sua família?   - Reze agora uma Ave-Maria e reflita sobre o significado das palavras dessa oração tão simples!


3 comentários:

  1. joao lessa candido de morais15 de setembro de 2017 às 02:25

    DEUS DE AMOR E BONDEDE ,MIZERICORDIA ,PERDOE MEUS PECADOS E OS PECADOS DO MUNDO,EU TE AGRADEÇO POR TUDO QUE SOU E TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS AMEM E SALVE MARIA.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Senhora das Dores rogai a Deus por todos nós!
    Que Deus continue te Helena Serpa, suas reflexões diárias são uma benção!

    ResponderExcluir