.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

-O Filho do Homem vai ser entregue-José Salviano

30 de Setembro de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Lc 9,43b-45



Naquele tempo:
43bTodos estavam admirados
com todas as coisas que Jesus fazia.
Então Jesus disse a seus discípulos:
44'Prestai bem atenção às palavras que vou dizer:
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.'
45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia.
O sentido lhes ficava escondido,
de modo que não podiam entender;
e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Palavra da Salvação.

Com muita bravura e coragem, Jesus anuncia, avisa, explica, o que está se aproximando dele.  Fala sobre o que o espera, sobe o que lhe vai acontecer.
Por mais que os discípulos conhecessem a Jesus, às vezes eles não entendiam muitas coisas.  Ou será que duvidavam?
Ao contrário do que pensamos, os discípulos estavam longe de serem MODELOS DE FIDELIDADE OU DE SANTIDADE.
Não nos escandalizemos com esta notícia. Mais se analisarmos com mais profundidade, os discípulos no início, logo após a sua escolha pelo Mestre, estavam bem animados. Depois, com o passar do tempo, começaram a dar sinais de que não estavam entendo certas coisas, como o que Jesus lhes disse neste Evangelho.
Uma boa demonstração disso, foi quando um deles disse a Jesus: Nós que deixamos tudo para te seguir o que vamos ganhar com isso?
Pedro reconhece sua fraqueza e disse a Jesus: Mestre afasta-te de mim, pois sou um pecador...
Os discípulos, assim como os leigos da nossa comunidade paroquial, estavam longe se serem um modelo perfeito de santidade.
Deram uma demonstração de que eles queriam exercer o monopólio sobre Jesus, quando impediram que um certo homem expulsasse demônio em nome de Jesus.
Os discípulos se assustavam quando Jesus falava da cruz que estava por vir. E foi o que aconteceu no Evangelho em que estamos refletindo neste momento. Eles não entenderam muito bem o que Jesus disse.
Resumindo o como eram na realidade os discípulos, podemos citar:
Judas traiu Jesus, Pedro o negou por três vezes, na hora em que Jesus foi preso todos amarelaram, se dispersaram, fugiram e se esconderam. Aparentemente, a comunidade dos doze escolhidos foi finalmente um fracasso. Só as mulheres continuaram firmes, fiéis até o fim, presentes no sofrimento da cruz. As mulheres foram modelos de comunidade fiel, dedicadas, e continuam sendo nos dias de hoje, como podemos ver em todas as nossas paróquias. Existem mais mulheres do que homens se doando, ao serviço do Reino.
Os discípulos começaram verdadeiramente a sua missão depois de PENTECOSTES. De fracos, se transformaram em corajosos ao ponto de morrer pela causa do Reino.   De duvidosos, foram transformados em grandes na fé, ao ponto de realizarem muitos milagres.
Caríssimas, e caríssimos. Isso pode acontecer conosco. Sem Deus não somos nada. Porém, se nos entregarmos aos braços de Deus com toda confiança, coragem, doação, podemos ser transformados pelo poder divino e realizar muitas coisas a exemplo dos apóstolos depois de transformados no dia de PENTECOSTES.

Tenha um bom dia. José Salviano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário