.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de junho de 2016

-O mundo precisa de mais catequistas-José Salviano

8 de Junho

Evangelho - Mt 5,17-19



-Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande no Reino dos Céus.
O mundo precisa de mais catequistas. Minha irmã, meu irmão. Através desta leitura, através da explicação desse Evangelho. Jesus está lhe convidando para engrossar as fileiras dos evangelizadores. Ele o convida a parar e pensar sobre este mundo que está vivendo nas trevas, e no que você poderá fazer para que tenhamos um mundo mais justo, um mundo guiado por Deus e não pelas tentações do capeta.
E Jesus lhe garante que você será considerado (a) grande nos Céus, se aceitar o seu convite para se alistar no exército da salvação da humanidade que hoje vive sem Deus. O exército que vai combater a falta de fé, os questionamentos da fé, a injustiça, e a falta de caridade. O exército das catequistas destemidas que além de cuidarem das suas famílias, sem medir esforços, buscam levar ao mundo a palavra de Deus explicada às crianças da paróquia. 
Jesus está nos dizendo hoje  “que quem praticar e ensinar os mandamentos será considerado grande no Reino dos Céus”.
Então. Você entendeu? É um chamado de Jesus diretamente a sua pessoa. Vai ignorar? Ou vai parar para pensar? Que tal ser grande no Reino dos Céus?
Esse é o ideal do cristão. Praticar, e ensinar o Evangelho. Seja como catequista na sua paróquia, seja dando o seu testemunho e seu exemplo de cristão, de cristã autêntica, por ande anda.
Na verdade, nós temos muito mais “a catequista”, do que “o catequista”. Pois a leiga, a mulher se dedica mais a essa missão com os pequeninos do Senhor. Os homens se dedicam à catequese, sim. Porém, geralmente não é com os pequenos, mas sim, com os jovens, e adultos.
O trabalho da catequista ou do catequista, é um trabalho bonito, santo, abençoado.  São eles e elas que formam a base do ensinamento da doutrina cristã, são eles os que lapidam a fé daqueles que estão se iniciando na caminhada da prática da fé cristã.
Nos tempos atuais, encontramos um grande desafio, representado pelos filhos das mães solteiras. A solução desse desafio está sendo estudado pelo nosso Papa Francisco. Rezemos para que essas crianças não fiquem fora do rebanho de Cristo. Senão, o que vai ser da Igreja?  Se já estamos vendo as missas participadas por idosos e adultos, sendo pouca a participação de crianças e jovens, como será daqui para a frente, se batermos o pé e não acolhemos os filhos daquelas que “ficam” e teimam em não se casarem na Igreja.
Qual foi a atitude de Jesus diante daquela pecadora que queriam matar a pedradas?
Qual seria a decisão de Jesus hoje diante de tal situação?
Reconhecemos que isso é um fato muito lamentável, o ponto em que a família chegou, e o rumo que a família está indo, o que vai ser do seu futuro? E como a família deveria ser aos olhos de Deus. Com certeza não está sendo do agrado do Pai toda essa libertinagem que anda acontecendo com os nossos jovens.
Por outro lado, não podemos julgar quem pode e quem não pode ser do nosso grupo.
Quando os discípulos vieram reclamar para Jesus que viram o homem fazendo milagres, um indivíduo que não pertencia ao grupo de Jesus, o Ele respondeu? Quem não é contra nós, é por nós.
Rezemos para o Espírito de Deus ilumine o nosso Papa pois o desafio não é nada pequeno. Essa decisão não é nada fácil!
Jesus nos mostra que Deus não quer de nós a infantilidade da obediência cega, mas a maturidade da co-responsabilidade no projeto do Reino. (CNBB).
Mãos à obra, minhas irmãs e meus irmãos! Vamos catequizar o mundo!

Bom dia, José Salviano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário