.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de junho de 2016

-Vós sois a luz do mundo-José Salviano

7 de junho
Evangelho - Mt 5,13-16


A primeira condição para ser a luz do mundo, é ter a luz consigo.  Como podemos santificar se não estamos santificados? Precisamos viver a verdade e vida, caso contrário, seremos como aqueles que Jesus disse:  “Esse povo me honra com os lábios”.
É impossível mostrar o rosto de Deus ao mundo se por dentro não sentimos a presença de Deus, se não estamos com Deus. Como um professor poderia explicar uma matéria que ele desconhece totalmente? Como um estrangeiro poderia ajudar a uma pessoa que lhe pede informação de como ir a um certo lugar, se ele não conhece aquela cidade?
Todos nós somos chamados a mudar o mundo começando pelo nosso testemunho, e se possível pela palavra.
Porém, é de extrema necessidade para aqueles que evangelizam, que a sua pregação seja acompanhada pelo seu bom exemplo de vida, pelo seu seguimento dos ensinamentos de Jesus, e pela busca diária da santidade. É necessário conhecer e viver a palavra, mediante a leitura diária.
Vocês são a luz do mundo. Na verdade, nós não iluminamos nada. Mas sim, refletimos a luz divina ao mundo. Como um espelho que reflete a claridade, ou a luz, nós também apenas refletimos a claridade vinda do Céu.  Se o espelho estiver sujo, ou pintado de preto, ele não reflete nada.  Do mesmo modo, se não estivermos puros, limpos, não seremos capazes de refletir a Luz que vem do Alto ao mundo que está nas trevas.
O mundo é governado por aqueles que não refletem a Luz verdadeira, mas sim, por aqueles que visam os seus interesses pessoais, os interesses da classe dominante, sem levar em conta o sofrimento da grande maioria.
Estamos vendo o exemplo disso na França (ano 2016). Segundo o noticiário, a reforma trabalhista visou os interesses dos patrões, em detrimento da qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso acontecem constantes revoltas do povo.
A caridade deve ser a primeira qualidade daquele ou daquela que pretende ser a Luz do mundo. Ser caridoso o suficiente para desejar ao outro o mesmo que desejamos para nós. Desejar que o outro e a outra se salve, assim como desejamos a nossa própria salvação. E é bom lembrarmos que ninguém se salva sozinho. Para sermos salvos precisamos nos preocupar com a salvação dos nossos irmãos, começando pelos nossos familiares.
Em segundo lugar, a fé. Em seguida, a santidade, a dedicação, ou seja, o empenho de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, através de uma preparação incansável, constante, pelo estudo das coisas de Deus. Não é saindo por falando ou gritando palavras e frases decoradas da Bíblia, que vamos mudar o mundo!    
Prezadas e prezados catequistas. Vamos descobrir como seguir os caminhos da verdade, da justiça e da caridade, para que possamos ser a LUZ DO MUNDO, com humildade, nunca querendo nos mostrar mais importantes que os demais paroquianos, principalmente para com aquelas e aqueles que nos rodeiam, que se dedicam conosco, pelas causas do Reino. Não devemos nunca assumir um cargo na paróquia com o objetivo de nos projetar, de saciar a nossa ânsia de poder, para nos afirmar como pessoa importante. Cuidado com isso, pois. “Aquele que quiser ser importante, que seja o menor de todos. Você sabe ou deveria saber quem disse isso... Certo?
“Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras”. A fé sem obras não vale nada”. “Nem todo aquele que vive dizendo: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus! Mas aquele (a) que fizer a vontade do meu Pai”. E a vontade do meu Pai é que vos amei uns aos outros...”  O seja, aquela e aquele que for caridoso, estão fazendo a vontade do Pai, e então poderá agir como LUZ DO MUNDO.

Bom dia, José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário