.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

“QUEM ME AMA GUARDA A MINHA PALAVRA.” – Olívia Coutinho



“QUEM ME AMA GUARDA A MINHA PALAVRA.” – Olívia Coutinho
 
VI DOMINGO DA PÁSCOA
 
Dia 05 de Maio de 2013
 
Evangelho de Jo 14,23-29
 
Quanto maior a nossa intimidade com a palavra de Deus, que nos foi revelada por Jesus, maior é a nossa possibilidade de identificação com Ele, na vivencia do amor!
Acolher a mensagem de Jesus e colocá-la em prática é dar a Ele uma resposta de amor! 
Viver esta dinâmica de escuta e de resposta a esta palavra de vida, é estar continuamente em comunhão com O Filho e com O Pai!
Deus escolheu nos amar, Ele nos amou primeiro, não corresponder a este amor é abdicar-se da felicidade plena!    
 Não são com palavras bonitas, com longas orações, que daremos testemunho do nosso amor à Deus, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia! De nada adianta, erguermos as nossas mãos para louvar a Deus, se não somos capazes de abaixá-las, de ser as mãos de Deus a erguer o irmão que está no chão.
Quando damos passos no sentido de corresponder ao amor de Deus, estamos preparando o nosso coração  para ser a sua  morada, o santuário, de onde Ele agirá no mundo, em favor do outro!
Deus quer participar da nossa vida, e quer que nós também participemos da vida do outro,  no intuito de criar laços de ternura e cumplicidade entre irmãos!
Quem ama, faz a vontade da pessoa amada, portanto, se amamos verdadeiramente a Deus, faremos a sua vontade e a sua vontade,  é que todos nós vivamos no amor!
O amor é a vida de Deus presente em nós e Jesus é a revelação deste amor!
Ninguém se realiza longe do amor, a falta de amor nos paralisa, pode até nos causar doenças! O amor é vital em nossas vidas, ele é a força que nos move, é o alimento da nossa alma!
A plenitude da nossa alegria, deve partir da nossa disposição de permanecer no amor de Jesus, sendo fiel aos seus mandamentos, como Ele fora fiel ao querer do Pai!
No evangelho de hoje, Jesus, continuando o  seu discurso de despedida visa, fazer brotar nos corações dos discípulos, sentimentos positivos, garantindo-lhes que  mesmo na sua ausência física, eles não estariam  sós!
As palavras consoladoras de Jesus, dirigidas aos discípulos, nos consolam também, chegam até a nós como uma injeção de ânimo a nos encorajar.   
Respondendo a uma pergunta feita por Judas, não o Iscariotes, Jo14,22 Jesus, disse:  “Se alguém me ama, guarda a minha palavra e o meu Pai o amará.”
Guardar a palavra de Jesus é o mesmo que trazer para nossa vida o seu  modo de viver!
Quem guarda a palavra de Jesus, caminha com segurança sem temer os desafios, pois sabe que em qualquer situação adversa, ele poderá contar com a ajuda do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que o fará recordar a palavra que fora guardada em seu  coração e é nesta palavra, que ele encontrará a sua direção! Ter a palavra de Jesus, guardada no coração, é como ter permanentemente nas mãos,  um “manual” de instrução de Deus e deixar-se orientar por ele!  
O amor foi e é, a  fonte inspiradora de Jesus!  Quem observa e põe  em prática as suas  palavras, com certeza, O ama verdadeiramente!
Só um amor que pressupõe vínculos  estreitos de relação com Jesus, a ponto de nos transformar, pode garantir o êxito da nossa caminhada de fé!
 A melhor escola de amor para todos nós é sem dúvida, o testemunho de vida de Jesus! E ao colocarmos em prática este amor, que nos leva a salvação, nós criamos caminhos de fraternidade e de vida nova!
“Deixo-vos a paz, minha paz vos dou...” Estas palavras de Jesus que encorajaram os discípulos, nos encorajam também, nos tira  do comodismo e nos coloca na dinâmica do Reino!
Às vezes, quando  falamos  de paz, pode nos vir a idéia de uma situação externa, onde não há conflitos abertos, no entanto, a paz verdadeira, é um estado interior de contentamento e  de tranqüilidade mesmo dentro de realidades difíceis.   É como sentir um raio de sol penetrar em nossa janela em dia chuvoso, sentir o frescor das manhãs de primavera em pleno  calor de verão, ou a cadência do pulsar do nosso coração, em meio ao barulho do mundo!
No final do texto que nos foi apresentado hoje, Jesus assegura aos discípulos, de que, os acontecimentos que estavam por vir, não poriam fim na relação entre eles.  A nós também, Jesus assegura:  guardar a sua palavra é a certeza de nunca estarmos  sós!
 Podemos até não ter todos os bens materiais que desejamos ter, mas amor, todos nós podemos ter, basta-nos, esvaziar  de nós mesmos e nos preencher de Deus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia

2 comentários:

  1. Suas palavras nos ensinam a vivermos fundamentados na palavra de Deus!
    Muito obrigado: Breno

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo!
    Obrigada. Beijos,

    Rita

    ResponderExcluir