Quinta-feira, 15 de novembro de 2012
32ª Semana do Tempo Comum
Santo Alberto Magno, Bispo, Doutor da Igreja (Memória facultativa)
Outros Santos do Dia: Arnulfo de Toul (bispo), Desidério de Cahors (bispo), Eugênio de Toledo (bispo, mártir), Félix de Nola (bispo, mártir), Fintano de Rheinau (eremita), Gurias, Samonas e Habib (mártires denominados « Confessores de Edessa”), Leopoldo da Áustria (pai de família), Lupério de Verona (bispo), Paduíno de Le Mans (abade), Segundo, Fidenciano e Valérico (mártires da África).
Outros Santos do Dia: Arnulfo de Toul (bispo), Desidério de Cahors (bispo), Eugênio de Toledo (bispo, mártir), Félix de Nola (bispo, mártir), Fintano de Rheinau (eremita), Gurias, Samonas e Habib (mártires denominados « Confessores de Edessa”), Leopoldo da Áustria (pai de família), Lupério de Verona (bispo), Paduíno de Le Mans (abade), Segundo, Fidenciano e Valérico (mártires da África).
Primeira leitura: Filêmon 7-20.
Acolhe-o já não como escravo, mas como um irmão querido.
Salmo responsorial: 145, 7-10.
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
Evangelho: Lucas 17, 20-25 .
O Reino de Deus está entre vós.
Acolhe-o já não como escravo, mas como um irmão querido.
Salmo responsorial: 145, 7-10.
Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
Evangelho: Lucas 17, 20-25 .
O Reino de Deus está entre vós.
Onde acontece o Reino de Deus? Os grupos da época de Jesus o
identificavam com a dinastia de Davi, com um novo sacerdócio, com uma nova
ordem política, com um Templo livre do nepotismo dos sumos sacerdotes.
Inclusive os mesmos grupos nacionalistas rebeldes identificavam o Reino de Deus
com um novo líder carismático que os libertasse da dominação estrangeira.
Os grupos fanáticos religiosos, como os fariseus, consideravam que era
um assunto de perfeccionismo legal, e os grupos apocalípticos o assimilava a
uma catástrofe cósmica que movimentasse os alicerces da história humana.
Entretanto, a nascente comunidade cristã descobria os sinais desse Reino na
ação redentora de Jesus sobre os pobres, marginalizados, pecadores, enfermos,
endemoniados e estrangeiros.
Quer dizer, identificavam o Reino com uma ordem de salvação na qual os
limites humanos eram superados por ações misericordiosas e serviços solidários.
Em nossa época, muitos identificam o fim do mundo com outras catástrofes
naturais ou com os desastres ambientais, produtos da industrialização; outros
confiam que a salvação virá de uma poupança programada ou de uma dieta rejuvenescedora. Os seguidores de
Jesus confiam na eficácia do amor universal e do serviço desinteressado.
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