.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 11 de agosto de 2013

“alegra-te, cheia de graça” - Helena Serpa

22 de agosto
Postado por JOSÉ MARIA MELO


 Nossa Senhora Rainha

Reflexão Pessoal – Isaías 9,1-6 – “nasceu para nós um menino”

Esta palavra é para nós um prognóstico da salvação prometida por Deus Pai para nós quando no começo dos tempos os nossos pais caíram nas malhas do pecado. E na plenitude dos tempos Maria veio nos trazer Jesus que surge como uma grande luz para iluminar as trevas da humanidade sob o jugo da iniquidade. Jesus é a LUZ que brilha forte e nos tira da escuridão do abismo, por isso, passou o que era velho e corrompido. Quando experimentamos a salvação de Jesus os apetrechos de guerra usados no tempo de infelicidade interior são devorados pelas chamas do Amor. Jesus assumiu a nosso culpa e tirou de sobre os nossos ombros o jugo do pecado que nos oprimia. Cada um de nós é convidado (a) a encarnar com alegria essa Palavra que nos garante a libertação, “porque nasceu para nós um menino, (Jesus) que traz a marca da realeza, e tem como nome: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz”. Estas são as denominações com as quais Jesus é exaltado e que retratam Sua Majestade. A cada dia nós podemos despertar para esta verdade mesmo que sejamos pecadores porque quem realiza tudo em nós é o amor zeloso do Senhor dos exércitos. Precisamos nos conscientizar de que Jesus já veio e um menino já nos foi dado, portanto, a Salvação já nos foi concedida. – Você acredita que mesmo sendo pecador (a) pode assumir a verdade de que Jesus veio para libertá-lo (a) e dá a você uma vida nova, para sempre? - O que pode significar para você estas expressões com que o profeta aclama a Jesus: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz”? – Você hoje vive nas trevas ou sob a Luz de Jesus?

Salmo 112 – “Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade”

O salmista exalta a realeza do Senhor e proclama-O bendito, agora e por toda a eternidade. Agora é o momento que nós temos para também louvarmos o Senhor pela Sua grandeza e poder, porque vemos as Suas obras desde o nascer ao por do sol. Um dia, esta vida passará e estaremos em outra realidade. Portanto, este é o momento propício, e, enquanto aqui vivemos, somos indigentes e pecadores, mas podemos testemunhar os Seus prodígios entre nós.


Evangelho – Lucas 1, 26-38 – “alegra-te, cheia de graça”

As palavras dirigidas a Maria pelo anjo Gabriel são para nós, hoje, um convite a que abramos o coração a fim de acolhermos o mistério da Encarnação de Jesus pelo poder do Espírito Santo. Somos também como Maria escolhidos e eleitos para conceber Jesus no nosso coração e levá-Lo ao mundo e a primeira recomendação que o anjo nos faz é que alegremo-nos, isto é, saiamos da desolação, da murmuração e da desesperança, porque o Senhor também está conosco! Depois, assim como recomendou a Maria, o anjo também nos encoraja: “não tenhas medo, encontraste graça diante de Deus”. Isto significa que somos amados por Deus e que o poder do Seu amor nos cobre e realiza em nós a transformação interior que é o sinal da presença de Jesus em nós. Porém tudo acontece a partir do nosso sim, da nossa adesão. Deus não nos invade e nada faz sem a nossa permissão. O Senhor nos propõe, nos chama e nos atrai, mas é o nosso Sim que o faz realizar a obra. O anjo do Senhor vive batendo à nossa porta com a expectativa do nosso sim que é também uma resposta positiva para fazer em nós maravilhas. A atitude de Maria é para nós um modelo a ser seguido: embora assustada com a manifestação de Deus através do anjo Gabriel (Teofania) ela soube parar para escutá-lo, soube meditar sobre as palavras dele, soube dialogar para entender melhor a vontade de Deus, soube confiar nas Suas promessas sem questionar e por fim assumiu humildemente a condição de ser Mãe do Salvador da humanidade, sabedora de que o poder vinha do alto e que a ela só competia mesmo dar uma resposta. Que possamos também como Maria, responder ao anjo do Senhor dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. - Você também tem sido chamado (a) por Deus para uma missão específica? – Qual é a sua resposta? – Você sabe parar para escutar, meditar, dialogar com Deus, assumindo as Suas promessas e confiando no chamado que Ele lhe faz? – Se você fosse Maria qual teria sido a sua atitude diante do anjo Gabriel?

Helena Serpa,
Funddora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Um comentário:

  1. Gosto demais se seus comentários,principalamente do comentários da leitura do AT.

    ResponderExcluir