.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de abril de 2016

“Trabalhem, não pelo alimento que perece” (Côn. Celso)


Trabalhem, não pelo alimento que perece
 (Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.)


3ª Semana da Páscoa – 11 de abril de 2016
Evangelho: Jo 6,22-29
 (Vermelho – Ofício do Dia)



Correm atrás de Jesus, deslocam-se com rapidez e o encontram em Cafarnaum. Por que o procuram com tanto afã? Entenderam o sinal? Viram os sinais, mas não entenderam o seu significado. Não viram para onde apontava. Jesus dá o alimento.

Fiquemos com ele, ao menos enquanto dá o alimento.

É exatamente o que não pode acontecer. Esse alimento perece. Trabalhem não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem lhes dará.

O outro é necessário e, portanto, não pode faltar. Mas este o Pai já deu com talentos e inteligência. Se o alimento que Deus já deu está em falta, alguém o desviou. A obra de Deus precisa ser por um lado respeitada e por outro praticada.

Em primeiro lugar, crer naquele que ele enviou e mostrar que crê nas obras que pratica. O pão da vida eterna é Jesus que se fez pão que perece para que não falte nem um nem outro a ninguém.








Santo do Dia / Comemoração (Santa Gema Galgani):


Gema, nome que significa jóia, foi a primeira das cinco filhas do casal Galgani. Nasceu em 1878, numa família rica e profundamente religiosa. 

Gema Galgani teve uma infância feliz, cercada de atenção da mãe que lhe ensinava as orações e o catecismo com alegria. Ela aprendeu tão bem que não se cansava de recitá-lo e pedia constantemente à mãe que lhe contasse as histórias da vida de Jesus.

Mas esta felicidade caseira terminou aos sete anos. Sua mãe morreu muito cedo e sua ausência também causou o falecimento do pai. Órfã, caiu doente e só suplantou a grave enfermidade graças ao abrigo encontrado no seio de uma família de Luca, também muito católica, que a adotou e cuidou de sua formação. 

Com a morte dos pais, Gema apegou-se ainda mais a religião. Recebeu a Primeira Eucaristia antes mesmo do tempo marcado para as outras meninas e levava tão a sério os conceitos de caridade que dividia a própria merenda com os pobres.

Demonstrava sempre vontade de se tornar freira e tentou fazê-lo logo depois que Nossa Senhora lhe apareceu, em sonho. Pediu a entrada no convento da Ordem das Passionistas, mas a resposta foi negativa. Conservou seu estado leigo com entrega total ao amor de Jesus.

Conta a história que Gema conversava com anjos e recebia a visita de São Gabriel. Recebeu também os estigmas de Cristo, que lhe trouxeram terríveis sofrimentos, mas ela os suportou com alegria e paciência. 

Entretanto, fisicamente fraca, os estigmas e as penitências que se auto-infligia acabaram por consumir sua vida. Gema Galgani morreu muito doente, aos vinte e cinco anos. 

Imediatamente começou a devoção e veneração à "Virgem de Luca" como passou a ser conhecida. O Papa Pio XII a declarou modelo para a juventude da Igreja. Segundo consideram autoridades em matéria de espiritualidade, passou por todos os nove graus clássicos do crescimento na vida de santidade. 


           Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 REFLEXÃO

 Hoje celebramos uma leiga que foi elevada à glória dos altares.

Sua simplicidade de vida e todos os sofrimentos que enfrentou durante sua curta existência, deram a santa Gema um espírito forte e decidido.

Era uma mística e expressava seu amor a Cristo pela oração e serviço ao outro mais abandonado. Deus não quer o sofrimento de ninguém, mas nossa fragilidade humana nos coloca sempre diante da dor e tristeza. Que tal entregar nas mãos de Jesus Cristo nossas misérias e confiar mais no seu amor?

ORAÇÃO

 Ó Deus, que transformastes Santa Gema em retrato vivo do vosso Filho, concedei-nos por sua intercessão que, associarmo-nos a paixão de Cristo e participar de sua glória. Isso vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém!



Santa Gema Galgani, rogai por nós.



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário