.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

As ovelhas e os cabritos-Helena Serpa

23 de Novembro- DOMINGO - Evangelho - Mt 25,31-46

1ª. leitura EZ 34,11-12.15-17 - “O pastor conhece a ovelha”

O profeta faz uma alegoria da ovelha com o homem que é necessitado de Deus. Todos nós somos ovelhas do Seu rebanho, por isso, estamos sendo procuradas pelo Pastor. Assim como as ovelhas nós também, ora estamos dispersas, doentes, perdidas, ou gordas e fortes. Para todos nós o pastor tem um tratamento diferente e adequado segundo as diversas situações em que nos encontramos. Jesus Cristo é o nosso pastor e quer nos apascentar e nos dar repouso conforme o direito, isto é, de acordo com o que é justo para nós. Só Ele sabe fazer distinção entre as ovelhas, os carneiros e bodes. Ele conhece a nossa realidade, as nossas razões e os nossos anseios. Porém, nós precisamos nos sentir como ovelhas necessitadas e dependentes do Seu pastoreio. Se formos ovelhas gordas e fortes nós devemos permanecer fiéis perto do Pastor e nos deixarmos vigiar por Ele para que não nos enfraqueçamos. Deus cuida de nós com amor e, se nos deixarmos contagiar com este amor, nós teremos alimento com fartura e jamais precisaremos sair do Seu redil. - E você como se sente? Ovelha perdida, doente, dispersa, ou forte e gorda? -Você tem sentido a ação do pastor que cuida de você?

Salmo 22 – “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma!”

Quando fazemos a experiência de nos colocar sob a guarda do pastor nós também provamos de tudo quanto o salmista descreve. Experimentamos o descanso, o refrigério, temos as nossas forças restauradas e somos fortalecidos para enfrentarmos as tribulações da nossa vida. Assim sendo podemos garantir e proclamar que a felicidade e o bem hão de nos seguir por toda vida e que um dia, nós também habitaremos na casa do Senhor, para sempre.

2ª. Leitura – 1 Coríntios 15, 20-26.28 – “ Jesus Cristo é o nosso Rei”.

Jesus veio com uma missão específica de salvar a humanidade e assim se fazer Rei do Universo. Se Jesus Cristo é o Rei do Universo todos nós somos convidados a participar do Seu reino. Por isso, todos nós devemos aspirar ao céu e procurar aqui e agora nos prepararmos para alcançar esta realidade futura. Todos nós seremos admitidos no Reino dos céus, porque somos co-herdeiros de Cristo, e, tendo os mesmos sentimentos dele contamos com a graça de Deus. Por um homem, Adão, a morte entrou no mundo e também, por um homem, Jesus Cristo, veio a ressurreição dos mortos. Em Cristo, todos nós reviveremos e por Ele nós seremos apresentados a Deus Pai. O nosso destino é a vida eterna junto do Pai quando Cristo entregar a Ele a sua realeza. “É preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo dos seus pés”, por isso, deixemo-nos governar por Cristo Rei para que um dia Deus seja tudo em todos nós. – Você vive sob o senhorio de Jesus? – Quem é que governa a sua vida? – Você já se sente participante do reino dos céus? – O que identifica este reino?


Evangelho – Mateus 25,31-46 – “ as ovelhas e os cabritos”

Jesus promete voltar e reunir os povos da terra diante dele. E aí então fará distinção entre os benditos do Pai e os malditos, os felizes e os infelizes. Entre aqueles (as) que viverem segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e aqueles (as) que não seguiram os seus ensinamentos e desprezaram os pobres, doentes, nus, necessitados. O termômetro de Deus é o amor concretizado em ações. O Senhor nos promete a vida eterna e para obter a vida eterna é preciso que vivamos a santidade, desde já. Neste Evangelho Jesus nos dá o roteiro para que possamos perseguir a perfeição enquanto aqui vivemos. Cada orientação que Jesus nos dá é um ensinamento para que nós possamos caminhar passo a passo rumo ao céu. Não podemos dizer que não conhecemos a receita nem o caminho porque o próprio Jesus nos dá todas as dicas, antecipadamente. Perseguir a santidade é perseguir a vivência do amor com os nossos irmãos e irmãs, mesmo que sejam eles os piores e os mais marginalizados do mundo. Não nos adiantará praticar o amor somente com aqueles que nós “gostamos e admiramos”, porque Deus é Pai de todos e, por isso, somos todos, irmãos e irmãs. – Pergunte a si mesmo (a) qual o lugar em que você se posicionaria se Jesus viesse hoje: à esquerda ou à direita Dele? - De que lado você acha que está? À direita ou à esquerda?- O que Jesus diria para você se Ele voltasse hoje?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Um comentário:

  1. Precisamos estar preparados, quando Ele chegar. Neste mundo materialista não é fácil. Mais co Deus tudo é possível.

    ResponderExcluir