.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 25 de maio de 2013

Meditação sobre a Santíssima Trindade - Pe. Erivaldo Gomes



Meditação sobre a Santíssima Trindade

Meditação sobre a Santíssima Trindade
Este texto foi motivado pela proximidade da solenidade da Santíssima Trindade. Somos imersos no mistério trinitário, no batismo, novo nascimento, enquanto o padre derramava água em nossa cabeça, o fazia em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19). E assim nos imergiu no seio da Trindade. É este o mistério central de nossa fé. Nele vivemos e viveremos eternamente, graças ao nosso batismo. É um mistério a ser contemplado e vivido no dia-a-dia. Quando falamos da Trindade estamos afirmando a nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Acreditamos em um Deus Uno e Trino. Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho.
Cada pessoa da Trindade é Deus por inteiro. Não professamos três deuses, mas um único Deus em três pessoas.
DEUS PAI – Não foi criado e nem gerado. É o “princípio e o fim, princípio sem princípio”; por si só, é Princípio de Vida, de quem tudo procede; possui absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo. Atribui-se ao Pai a Criação do mundo.

DEUS FILHO – Procede eternamente do Pai, por quem foi gerado, não criado. Gerado pelo Pai porque assumiu no tempo Sua natureza humana, para nossa Salvação. É Ele Eterno e consubstancial ao Pai (da mesma natureza e substância). Atribui-se ao Filho a Redenção do Mundo.
DEUS ESPÍRITO SANTO – Procede do Pai e do Filho; é como uma expiração, sopro de amor consubstancial entre o Pai e o Filho; pode-se dizer que Deus em sua vida íntima é amor, que se personaliza no Espírito Santo. Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus; depois no dia de Pentecostes sobre os discípulos. Habita nos corações dos fiéis com o dom da caridade. Atribui-se ao Espírito Santo a Santificação do mundo.
A Trindade é mistério de amor e de comunhão, o amante é o Pai, o amado é o Filho, o Amor é o Espírito Santo.
Um ancião medita na praia sobre o mistério da Santíssima trindade. Procura todos os recursos possíveis para compreender o inefável mistério de um Deus em três pessoas. Enquanto medita, andando para cá e para lá, encontra um menino, com uma vasilha, pondo a água do mar em um buraco feito na areia. O ancião lhe pergunta o que está fazendo, o menino com toda simplicidade responde: estou pondo a água do mar neste buraquinho. E o ancião respondeu: ora o mar é imenso, você nunca vai conseguir. O menino retrucou: é mais fácil que eu ponha o mar imenso neste buraquinho que o senhor compreender, com sua razão limitada, o mistério inefável de Deus.
Um camponês ia à missa todos os Domingos, um dia, após a missa da Santíssima Trindade, após a homilia do sacerdote sobre este mistério, falou ao colega: não entendo, como pode um ser três? Um não pode ser três e se é três não pode ser um. Não vou mais à missa. O amigo falou: a Trindade é Deus, mesmo sem compreender Deus, você acredita e sabe que ele existe. A Trindade é Deus, portanto, é mistério a ser contemplado.
A trindade se revela na história, para o olhar contemplativo de quem tem a fé cristã, o mundo é um reflexo d Criador, e por isso tem inúmeros vestígios, inúmeras sombras da Trindade. O mundo criado, à imagem do Criador, é uma construção trinitária, que é a imagem e semelhança do Deus trino.
Ø O corpo humano é composto de cabeça, tronco e membros.
Ø A pessoa humana é constituída de corpo, alma e espírito.
Ø Na família temos pai, mãe e filhos.
Ø No matrimonio, marido, mulher e prole.
Ø As virtudes teologais, fé, esperança e amor.
Ø Na dialética, tese, síntese e antítese.
Ø Os poderes políticos, legislativo, executivo e judiciário.
Encontramos também numerosas tríades nos fenômenos naturais.
Ø Na árvore, raiz, tronco e ramos.
Ø Os reinos da natureza são, mineral, vegetal e animal.
Ø Na eletricidade encontramos os pólos, positivo, negativo e neutro.
Ø Tempo é composto de passado, presente e futuro.
Os místicos sabem contemplar os reflexos da Santíssima Trindade no universo criado, vendo o mundo todo como um espelho onde é refletido o poder, a sabedoria e a bondade do Deus Uno e Trino.
A Trindade move a Igreja e a impulsiona à missão, a fé eclesial é iluminada e nutrida pelo amor trinitário do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em toda a liturgia, nossa oração se dirige ao Pai, pelo Filho, na unidade do Espírito Santo. Nós somos enviados pelo Pai, com a força do Espírito Santo, para anunciar e professar o nome do Filho. Portanto nossa missão na Igreja tem essa dimensão trinitária e tem a Trindade como princípio e fim ultimo.
Ter fé no mistério trinitário é acreditar em Deus, que não é outra coisa senão a Trindade. Não obstante a impossibilidade de explicar o mistério divino, com Ele somos chamados a formar comunhão. Somos filhos da Trindade e a ela voltaremos quando partirmos deste mundo. A vida eterna consiste na comunhão plena com o Deus Trino.
Muitas pessoas simples de nossas comunidades dão testemunho e vivem já imersos no mistério trinitário, pouco estão preocupados se são um ou três. O caminho para penetrar no mistério trinitário é a contemplação e a oração. Só por esse caminho as grandes verdades de fé são reveladas por Deus a quem Ele deseja.
Pe. Erivaldo Gomes


Um comentário:

  1. Bela e para mim muito esclarecedora esta meditação para entender os reflexos da Trindade Santa em nossa vida e no mundo todo. Obrigado Padre.

    ResponderExcluir