.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de abril de 2016

“O ÓDIO DO MUNDO” (Pe. Jaldemir Vitório)



(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)


5ª Semana da Páscoa – 30 de abril de 2016
Evangelho: João 15,18-21
 (Branco – Ofício do Dia)


A vida de Jesus foi pontilhada de tensões provocadas pela insistente perseguição de seus adversários. Ele foi objeto de acolhida calorosa e agradecida, por parte de alguns, mas também foi rejeitado e odiado por outros. Sua morte colocou-se no contexto desta animosidade sistemática contra ele.

O discípulo de Jesus não deverá contar com sorte diferente.

Jesus alertava para o ódio que haveria de se desencadear contra seus seguidores, como havia se desencadeado contra ele. Neste sentido, o discípulo não tem por que se escandalizar nem desanimar, diante da provação. A opção pelo seguimento de Jesus comporta, necessariamente, esta dimensão.

O ódio do mundo pode ser indício da autenticidade do testemunho da fé em Jesus. O mundo se levanta contra quem age de maneira contrária a seus princípios. Quem se deixa cooptar por ele, não precisa temer.

 Quem faz frente às suas seduções por causa do ideal de Jesus Cristo, será vítima de sua ferocidade.

O presença do Ressuscitado na vida dos discípulos reforça a verdade de que eles não são do mundo e radicaliza a oposição entre eles e quem os odeia. Quanto mais o discípulo se deixa levar pela dinâmica da Ressurreição, tanto mais percebe sua inadequação com o mundo.

Mas, apesar do ódio do mundo, o discípulo não teme, porque tem o Senhor a seu lado.
 
 Oração

Senhor Jesus, revigora a minha fé para eu não ter medo de testemunhar a tua Ressurreição, apesar do ódio do mundo.
 




Santo do Dia / Comemoração (São Pio v, Papa e confessor):



Antonio Miguel nasceu em 1504 na província de Alexandria e, aos quatorze anos ingressou na congregação dos dominicanos. Depois que se ordenou sacerdote, sua carreira atravessou todas as etapas de maneira surpreendente. Foi professor, prior de convento, superior provincial, cardeal, inquisidor, bispo e finalmente, Papa, tomando o nome de Pio Quinto. Foi um grande reformador da Igreja.

Assim que assumiu foi procurado em Roma, por dezenas de parentes. Não deu "emprego" a nenhum, afirmando ainda que um parente do Papa, se não estiver na miséria, "já está bastante rico". Implantou ainda outras mudanças no campo pastoral: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos, o incremento das missões e a censura das publicações para publicações religiosas. O Papa Pio Quinto é venerado por ter unido a Europa, acabando com as guerras internas. Chegou a excomungar a rainha da Inglaterra, Elisabete Primeira. Papa Pio Quinto morreu no dia primeiro de maio de 1572.


Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 REFLEXÃO

 A vida de Pio V mostra a força da Igreja na Idade Média. Infelizmente, nem tudo o que a Igreja fazia era digno de comemoração. Muitas vezes o evangelho foi esquecido em função do poder terreno. São Pio Quinto conseguiu equilibrar fé e vida. Apesar de estar marcado pelas razões da época, é inegável que Pio Quinto foi um grande papa. 

Peçamos perdão a Deus pelas vezes que nossa Igreja não viveu plenamente o evangelho, mas também peçamos a graça de continuar aprendendo.


ORAÇÃO

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Pio V governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


São Pio v, Papa e confessor, rogai por nós.



Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário