.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

O novo mandamento-Professor Isaías da Costa

24 de Abril de 2016 - DOMINGO - Evangelho - Jo 13,31-33a.34-35

Amem! Isso é tudo

Conhecendo o Evangelho
Nossa reflexão de hoje se pauta pelo “novo mandamento” dado por Jesus, amar uns aos outros. Mas, antes de chegar neste pensamento Jesus irá refletir sobre a glória divina. O Filho do Homem está glorificado e Deus se glorifica Nele. Jesus começa a mostrar o esplendor da glorificação. Desde o seu nascimento, passando pela morte e ressurreição Ele mostra a sua completa obediência a Deus.
A glória de Cristo nos traz dois elementos importantíssimos. O primeiro se refere a glorificação do Pai por Jesus. Jesus glorifica o Pai por que, no decorrer da sua vida, vai colando a vivência do Reino em prática. Jesus aceita o projeto de Deus em sua vida. O segundo elemento se refere à glorificação de Jesus dada pelo Pai. O Pai glorifica Jesus por que Jesus cumpre o projeto divino. E a Ressurreição é o cume deste processo.
Antes de sua partida Jesus afirma que para o lugar que ele irá os discípulos não poderão ir. Por quê? Com certeza a partida de Jesus causará solidão aos discípulos. A presença de Jesus dava segurança a eles. Certamente os discípulos ainda têm que anunciar e viver o Reino de Deus. Jesus partirá para junto do Pai, quanto aos discípulos, a sua hora ainda não chegou.
Agora nosso Evangelho começa a se aproximar do seu ápice, o novo mandamento. O novo mandamento de Jesus vai além de todos os conceitos entendidos de amor que a humanidade já estabeleceu. “Que vocês amem uns aos outros assim como eu amei vocês.” Este mandamento sobre o amor já tinha sido dado por Deus em Levítico (cf. Lv 19,18). Porém, este amor era estabelecido apenas a uma parte da sociedade, ou seja, os judeus. Já Jesus vai universalizar esta maneira de amar.
Amar desta maneira representa uma novidade. Amar o outro representa uma necessidade humana. Cristo se põe como exemplo a este amor necessário ao homem. Seu amor foi extremo, substancial, qualitativo: doou sua própria vida (cf. Jo 15,13). O amor humano deve ser universal.

Vivendo o Evangelho
Dois elementos são necessários para vivermos a proposta do Evangelho.
O primeiro elemento é glorificar a Deus. Às vezes ficamos a imaginar quais são as formas de glorificarmos a Deus. Glorificamos a Deus reconhecendo-o como nosso único Senhor e Jesus como Nosso Senhor e seu Filho. Podemos ter a certeza que nossos atos benéficos servem de exemplo para muitas pessoas. Quantos santos e santas doaram sua vida para a construção de um mundo melhor. Quantas pessoas de nossa família foram exemplos de fé e de ação humana. Glorificaram a Deus por que foram humanos.
O segundo elemento é amar. O amor deve ser a nossa ocupação diária. Mas, sabemos que amar o próximo não é fácil. E temos certeza que não. Às vezes queremos moldar as pessoas de acordo com os nossos pensamentos, esquecendo a individualidade de cada um. O amor é a força que move o mundo. Por isso, devemos respeitar cada um para que esse mundo possa se mover. Glorificamos a Deus quando amamos nossos irmãos do mais profundo do nosso ser.
Algumas perguntas irão ajudar na nossa reflexão deste domingo: Como está o seu amor em casa? Você tem sido exemplo de cristão para os seus amigos e familiares? Você coloca seus dons a serviço do próximo?
Boa reflexão! Não se esqueça: Deus te ama! Até a próxima!

Professor Isaías da Costa (isaiasdacosta@hotmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário