.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Discípulos do amor-Helena Serpa

24/04/2016 -  Domingo – V Semana da Páscoa -  1ª. Leitura Atos 14, 21-27 – “ firmes na fé, apesar das dificuldades”
É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus. ”  Apesar das dificuldades Paulo e Barnabé continuavam a sua missão de evangelizar os pagãos e não paravam nem tampouco desanimavam. Os sofrimentos pelos quais passavam, serviam de ensinamento para os outros discípulos que cumpriam também a missão de evangelizadores. O exemplo dos discípulos de Jesus serve também para nós, hoje. O reino de Deus é a conquista da nossa felicidade e de tudo o que o Pai planejou para nós, no entanto, para alcançá-lo nós temos que lutar contra a nossa natureza e também contra as investidas do inimigo que nos aflige por causa do nosso ser pecador. O sofrimento existe como consequência dos traumatismos na ruptura das situações, das quebras de mentalidades erradas, na luta contra o mal. Toda dificuldade que passamos para a edificação do reino de Deus é um passo que nos leva à conquista da vitória do bem sobre o mal. Os discípulos de Jesus venciam todas as barreiras com orações, jejuns e muita confiança no Senhor. Assim, eles escolhiam os que o Espírito suscitava para estar à frente dos trabalhos nas comunidades. O Senhor também nos convoca para abrir o caminho para os “pagãos” dos tempos atuais, porém, não precisamos nos afligir nem desanimar, mas permanecer firmes, na certeza de que o nosso sofrimento abre a porta da fé para quem está prisioneiro (a) da ignorância de Deus. – Como você tem encarado o sofrimento no desempenho da sua missão de evangelizador (a)? – Você tem compreendido que as injustiças do mundo fazem você crescer? – Como fica o seu coração depois que você ultrapassa uma grande dificuldade no seu ministério?

Salmo 144 – “Bendirei o vosso nome, ó meu Deus, meu Senhor e meu rei para sempre.”
O Salmista nos garante que o Senhor é muito bom para com todos e sua ternura abraça toda a criatura. A Palavra de Deus é a verdade, portanto, o autor do Salmo fala a verdade inspirado pelo próprio Deus. Assim o Senhor está mandando um recado para a humanidade e nós não podemos desperdiçar a Palavra do Senhor, nem deixá-la cair no vazio. Procuremos perceber a bondade do Senhor na nossa vida e acolher a Sua ternura e proteção em todos os momentos.

2ª. Leitura – Apocalipse 21, 1-5 – “A Igreja que desce do céu”
A Nova Jerusalém que descia do céu de junto de Deus segundo a visão de João revela para nós a Igreja, Esposa de Jesus Cristo, chamada à santidade e morada de Deus entre os homens. O novo céu e a nova terra são para nós um prognóstico do futuro mundo estabelecido por Deus onde moraremos, cidade santa, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido.  Nós somos a Igreja de Jesus aqui na terra, que se purifica para encontrar a Igreja triunfante, a Jerusalém Celeste, mas que desde já, pode sentir as primícias da vida plena que virá um dia.  Quando paramos para perceber a magnitude dessa visão, nós nos colocamos no contexto e desde já compreendemos que o novo céu e a nova terra já estão começando a acontecer dentro de nós. Deus mora no nosso coração espiritual, na nossa alma, divinizando a nossa humanidade, enxugando as nossas lágrimas, livrando-nos do pecado, fazendo-nos um homem novo, uma mulher nova.  Nova mentalidade, nova visão das coisas da vida, do sofrimento e a manifestação do Espírito Santo nos animando e conduzindo os nossos passos. Na Igreja nós somos formados (as), alimentados (as) e confortados (as). – Você sente a presença de Deus no seu coração? – Você acha que já começa viver uma nova terra? – O que você entende por um novo céu e uma nova terra? – Quais as mudanças que aconteceram no seu coração? – Você sente o conforto de Deus quando está na Igreja ou em comunidade? 

Evangelho João 13,31-35 – “discípulos do amor”

“Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros! ” Ser discípulo é seguir o exemplo do Mestre, por isso, as palavras de Jesus precisam estar bem gravadas na nossa mente e no nosso coração. Jesus nos instrui que o amor reciproco é a identidade principal para que sejamos considerados Seus discípulos. Esta, portanto, é a nova fórmula de viver que Jesus deixou para nós, os Seus seguidores, tendo-O como modelo e mestre. Viver o amor é viver o que Deus preparou para nós, um novo céu e uma nova terra. O amor então é o parâmetro, o referencial para mostrar ao mundo que somos verdadeiros (as) e fiéis discípulos (as) de Jesus Cristo e fazemos parte da Sua Igreja. Enquanto esteve aqui na terra Jesus Cristo nos mostrou que a vivência do amor requer de nós, renúncia, entrega, sacrifício e aceitação. Somente vivendo assim nós perceberemos também a glória de Deus na nossa vida. A glorificação de Jesus aconteceu pelo Seu sofrimento na Cruz. A Sua entrega por paixão fez com que Ele fosse glorificado e manifestasse ao mundo a glória do Pai.  Nós também podemos refletir a glória de Deus na medida em que vivenciamos o Seu amor aqui na terra. – Você tem vivido o novo mandamento que Jesus nos deu?     – O que leva você a amar as pessoas? -  Você ama a todas as pessoas indistintamente? – O que você entende por amor como Jesus amou? – Faça uma reflexão!

5 comentários:

  1. HELENA SERPA, Ótima reflexão; Que Deus abençoe A VOCÊ e todos a deste blog.

    ResponderExcluir
  2. HELENA SERPA, Ótima reflexão; Que Deus abençoe A VOCÊ e todos a deste blog.

    ResponderExcluir
  3. HELENA SERPA, Ótima reflexão; Que Deus abençoe A VOCÊ e todos a deste blog.

    ResponderExcluir
  4. SENHOR DAI,ME O TEU ESPIRITO PARA AMAR A TODOS.ILUMINAI A NOSSA HUMANIDADE ,TENDE MISERICORDIA DESTES TEUS FILHOS QUE NAO APRENDEMOS AINDA O QUE E O AMOR VERDADEIRO

    ResponderExcluir
  5. Envia o Teu Espírito Senhor e renova a face da Terra... Obrigada Helena Serpa por nos esclarecer tão bem a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir