.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de abril de 2016

A palavra nos julgará-Helena Serpa


20/04/2016 – 4ª. feira – IV Semana da Páscoa -  Atos 12, 24-13,5 – “somos enviados pelo Espírito Santo”
Nesta narrativa nós percebemos os apóstolos e os discípulos de Jesus caminhavam sob a orientação do Espírito Santo no desempenho dos seus ministérios e estavam sempre atentos à Sua condução.  Assim, eles intuíam a hora e o momento de parar, de caminhar, de dividirem-se, de ajuntarem-se.    Enquanto se reuniam no mesmo lugar para orar e jejuar, eles recebiam a instrução que os motivaria a fazer o trabalho que lhes era destinado. Assim, eles prosseguiam com segurança e enfrentavam os desafios de cada tarefa.   O Senhor já tem pronto o projeto missionário para nós. Será que hoje, também, nós podemos confiar na condução do Espírito Santo?  Ouvir o Espírito Santo e obedecê-lo é o primeiro passo. Com certeza, hoje, como naquele tempo, nós precisamos também ser dóceis ao que o Espírito nos revela confiando plenamente na Sua unção, para progredir nos nossos trabalhos profissionais, nas ações dentro das nossas famílias e na nossa missão missionária de cristãos batizados.  O Espírito Santo está ao nosso dispor e tem as melhores soluções para os nossos problemas e questionamentos. Em qualquer situação do nosso dia a dia, nas coisas simples ou nas grandes empreitadas da nossa vida, temos a graça do Espírito que age em nós e nos garante uma caminhada segura. No entanto, para que tudo aconteça segundo as ordens do Espírito precisamos também, como os apóstolos, jejuar e rezar impondo as mãos antes de tomarmos as atitudes que o nosso coração nos motivar, certos (as) de que estamos sendo enviados (as) pelo Espírito de Deus.   - Por que não fazermos isso? Por que nos angustiamos, nos ralamos, no perdemos no emaranhado das nossas dificuldades? - Por que não exercitamos em casa a prática dos apóstolos? – Você já a tem exercitado?  

Salmo 66 – “Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.”
O Senhor Deus quer derramar a sua graça e a sua bênção sobre todos os povos, sem exceção nenhuma. “Exulte de alegria a terra inteira”; “Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.” Portanto, o desejo do Pai se realiza na vida de cada pessoa que assume a missão de filho de Deus e na terra conhece o Seu caminho e a Sua salvação.

Evangelho – João 12, 44-50 -  “a palavra nos julgará”
“Quem me rejeita e não aceita minha Palavra...já tem o seu juiz: A PALAVRA; o que eu digo...Eu o digo conforme o Pai me falou”. As palavras de Jesus contidas neste Evangelho precisam ser escutadas e acolhidas no nosso coração e na nossa mente. O conhecimento da Palavra de Deus nos abre o entendimento para que possamos trilhar o caminho da salvação. “Quem crê em Mim... crê naquele que me enviou; Quem me vê ...vê aquele que me enviou; Eu vim ao mundo como luz...para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas; Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-Lo; Jesus nos fala em alta voz, isto é, claramente de coisas inerentes à fé na Sua pessoa e na Palavra de Deus.  Assim Jesus revela claramente os direcionamentos do plano do Pai para cada um de nós e nos ensina os passos para que este projeto seja realizado na nossa vida. O primeiro passo é crer em Jesus, o Enviado do Pai, o segundo é acolher a Sua palavra como Luz para o nosso caminho. Tudo quanto Jesus nos afirma lhe foi revelado pelo Pai, por isso, só Ele tem palavra de vida eterna. Se o conhecimento da Palavra de Deus nos abre o caminho da salvação e não a ouvimos, se não a praticamos e a ela não damos fé, estamos ignorando a Jesus, Aquele que veio nos salvar do pecado e da morte. Por isso, a Palavra nos julgará no último dia. Jesus veio ao mundo como Luz para nos revelar o conhecimento do Pai e nos tirar das trevas da ignorância. Podemos acolher a Sua Palavra ou simplesmente rejeitá-la. A opção é nossa, no entanto, teremos também que arcar com as consequências da nossa ignorância. A felicidade do homem total é o objetivo da salvação de Jesus. Às vezes persistimos no erro e não nos atentamos de que o tempo está passando e estamos dando marcha ré para voltar aos mesmos questionamentos. Não progredimos, não prosperamos e corremos o risco de minguar e fenecer nas nossas concepções.  Se, pelo contrário, acolhêssemos a Palavra de Jesus como bússola, estaríamos a mil anos luz do que somos agora.
- Você crê que Jesus Cristo é a Palavra do Pai para nós?   - Você tem levado a sério o Evangelho? – Ele tem sido bússola para o seu caminhar? -  As suas ações, os seus gestos, os seus pensamentos têm demonstrado isso? – Você ainda tem muitos questionamentos?


2 comentários:

  1. MEU DEUS E QUERIDO PAI EU PRECISO E DESEJO CRER EM TUA PALAVRA,A HUMANIDADE PRECISA CRER PARA QUE SEJAMOS TODOS BEM SUCEDIDOA.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento20 de abril de 2016 às 12:34

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir