.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

“QUEM NÃO CARREGA A SUA CRUZ E NÃO CAMINHA ATRÁS DE MIM NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO” - Olívia Coutinho


 
XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 08 de Setembro de 2013

Evangelho Lc 14,25-33

Quantos de nós, passa  pela  vida sem vivê-la, nos iludindo  com uma felicidade  momentânea, achando mais cômodo fugir dos problemas, do que enfrentá-los. E assim, vamos rejeitando a cruz, enganando a nós mesmos.
A cada dia,  nos   é oferecida uma nova oportunidade para rever e refazer a nossa vida, a cada amanhecer de um novo dia, Deus  coloca em nossas mãos uma página em branco, na qual  escreveremos  mais um capítulo da nossa  história! O que vamos escrever, depende das  nossas escolhas, uma coisa é certa, se colocarmos Jesus como centro da  nossa vida, com certeza escreveremos uma bela  história!
Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, “plantados” aqui na terra para  produzir frutos, e só produziremos frutos, se ligados a Jesus,  Ele é a seiva que irriga todo o nosso ser, que nos transforma em fonte do seu amor no mundo!
Jesus veio mudar o rumo da nossa história, dar um novo sentido a nossa existência, nos libertar de nossas próprias prisões.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida, nossa opção por Ele  tem que ser radical, do contrário, seremos um cristão pela metade, começamos a segui-Lo, mas abandonamos o seu barco no meio do caminho, por não ter coragem de enfrentar os desafios  de um mar revolto.   
As palavras de Jesus, no evangelho deste domingo, exige de nós, uma  tomada de posição: Tomemos  a nossa cruz e seguimos Jesus, ou  fiquemos às margens, somente no louvor?
 Se estamos dispostos a seguir Jesus, não nos iludamos  com facilidades,  pois o seguimento à Jesus éexigente, implica em mudanças radicais no nosso modo de viver, exige de nós muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo,  exige compromisso, fidelidade,  disposição de deixar  muitas coisa para trás, exige consciência do rumo a ser tomado, despojamento de si mesmo e do assumir a cruz de cada dia! O caminho do Senhor, exige também sabedoria, requer planejamento, é preciso fazer “cálculos”, afinal,  se trata de investir a própria existência na proposta  de Jesus. Precisamos estar seguros da nossa opção por Jesus, do contrário, corremos o risco de começar uma caminhada com Ele e desistir no meio do caminho, o que seria o maior  fracasso de nossa vida.    
O texto de hoje nos diz, que grandes multidões acompanhavam Jesus,  é evidente que nem todos estavam decididos a segui-lo de fato, ali estavam também  curiosos, pessoas em busca de milagres, de algum interesse pessoal.
 Voltando-se para a multidão, Jesus adverte a todos aqueles que desejavam segui-lo, para que pensassem bem antes de tomar a decisão de segui-Lo, pois a vida de um seu seguidor, não é fácil, é uma vida marcado por desafios, a cruz é inevitável no caminho de um seguidor de Jesus! 
Jesus é categórico: o seguimento a Ele,  implica em desapegar-se de tudo, não somente da família, como até mesmo da própria vida, o que significa colocá-Lo acima de tudo. O que  trás  um grande benefício para nós, pois colocando  Jesus  como centro da nossa vida, com certeza, os  nossos relacionamentos afetivos serão melhores, afinal, espelhando em Jesus, vamos aprender a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a amar de  forma ordenada, sem nos aprisionar.
Existe uma grande  diferença  entre ser cristão e ser discípulo, ser cristão, é viver a parte mais  fácil da fé,  ser cristão, é gostar de Jesus, é ser admirador de suas palavras, é participar ativamente das missas, dos cultos, é somar-se à multidão para louvá-lo! Enquanto que ser discípulo, é tudo isso e muito mais!  Ser discípulo, significa comprometer-se com Jesus,  abraçar a sua causa, estar com Ele para o que der e vier,  é assumir as conseqüências do seguimento a Ele! Ser discípulo, é ser aluno de Jesus, é  aprender com Ele  e levar ao outro o que aprendeu, principalmente  com  o testemunho de vida! É  a partir dai, que o discípulo passa a ser também missionário, um continuador da vida da vida de Jesus aqui na terra!
O primeiro passo de quem optou por seguir Jesus, consiste em renunciar a si mesmo, em colocar jesus como prioridade absoluta em sua vida, o que não significa amar menos o outro,  pelo contrário, quem coloca Jesus como prioridade em sua vida, ama o outro com mais intensidade! É amando Jesus, que amamos o outro, é amando o outro que amamos Jesus!    
A opção por Jesus,  não pode subordinar-se a nenhuma outra, por isso, o verdadeiro discípulo de Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.

Queridos  leitores! 
Mais uma vez, agradeço a todos vocês,  pela a atenção, pelo carinho, pelas palavras de incentivo e principalmente pelas orações, pois é a força de suas orações, que nos mantém  firmes nesta caminhada de fé!
Que Deus continue abençoando vocês e suas famílias!

Abraços: Olívia Coutinho

FIQUEM NA PAZ DE JESUS! 


2 comentários:

  1. Amém Olívia! Obrigada pelas belíssimas reflexões que enchem meus olhos de lágrimas, mas principalmente aquece meu coração e me incentiva na caminhada a Cristo Jesus! Sempre compartilho com meus irmãos de comunidade suas reflexões. Deus te cubra de Bençãos para que SEMPRE continue nos proporcionando alegria e paz com suas palavras. Fica Com Deus. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Olívia Coutinho !
    Que bom ter suas reflexões a respeito do Evangelho.
    Quando eu entro no site da Canção Nova "Liturgia diária" já vou procurando a sua reflexão. As outras também merecem muito respeito, todas com muita profundidade de conhecimento do Evangelho.
    Que DEUS lhes conceda vida longa com ótima saúde para que possam continuar postando suas reflexões, pois fazem muito bem a todos que leem. Parabens a todos, fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir