.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de julho de 2013

“O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO! - Olívia Coutinho




 Dia 19 de Julho  2013
 Evangelho Mt 12,1-8
 
O seguimento a Jesus, embora nos pareça difícil, deve ser a  causa do nosso maior interesse,  afinal, é no nosso seguimento a  Jesus, que descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir!
Pena que nem todos podem experimentar esta intimidade com Deus, no seguimento a Jesus,  por estarem submetidos   a radicalidade religiosa  imposta pelos seus  líderes, que ao contrário do líder Maior, que é Jesus, passam para seus fieis, a imagem de um Deus vingativo que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize.
O medo do castigo, a observância exagerada de tantas regras, distancia muitos  irmãos de uma proximidade maior com  Deus!
Ao invés de atrair as pessoas para os braços do Pai, muitos líderes acabam criando barreiras, impedindo-as  de viverem as maravilhas de uma intimidade de filhos com o Pai!
Enquanto estamos presos  em pormenores, não  enxergamos a presença amorosa de Deus no meio de nós!
  Não podemos esquecer nunca que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer a nossa felicidade!
Todo aquele que fica preso na observância de tantos preceitos, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é o convite a vivermos o amor, numa intimidade profunda com o Pai!  
O evangelho de hoje nos fala de um conflito dos fariseus com Jesus a respeito da observância do sábado. O que nos mostra, que embora conhecedores das Escrituras os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas daquela época impunham práticas religiosas que segundo eles, deveriam ser rigorosamente cumpridas como Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos.
Ficou bem claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal.  Já que, o fato dos  discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes podia ser atribuído  como roubo, os fariseus, procuraram outra forma para incriminá-los,  alegando que os discípulos estavam   infringido as leis, que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando  a sua necessidade  de sobrevivência.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as criticas usando também  as palavras da mesma: “Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade  e tiveram fome?...”Mc 2,25
Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes. Na realidade, o legalismo  é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção de um povo. Enquanto que o povo está voltado para o  cumprimento de tantas leis, os donos do  poder sentem-se  livres para praticar suas ações ilícitas que só favorecem a  si mesmos.
As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida!
Em todos os seus ensinamentos Ele sempre  deixou claro que a vida  deve estar sempre em primeiro lugar e  a necessidade de sobrevivência acima  de toda e qualquer  lei!
 Para um seguidor de Jesus, não deve existir hora nem dia para cuidar da vida.
Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir  caminho para uma nova mentalidade, mostrando-nos  que a lei que deve nos reger é a lei do amor!  
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário