.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

-Sejamos discretos na prática da fé-José Salviano

 

16 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 6,1-6.16-18

 

 

PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - 2Cor 9,6-11

Deus ama quem dá com alegria.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-11

Irmãos:
Quem semeia pouco colherá também pouco
e quem semeia com largueza colherá também com largueza'.
Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração,
sem pesar nem constrangimento;
pois Deus 'ama quem dá com alegria'.
Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças,
para que, em tudo, tenhais sempre o necessário
e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
como está escrito:
'Distribuiu generosamente, deu aos pobres;
a sua justiça permanece para sempre'.
Aquele que dá a semente ao semeador
e lhe dará o pão como alimento,
ele mesmo multiplicará as vossas sementes
e aumentará os frutos da vossa justiça.
Assim, ficareis enriquecidos em tudo
e podereis praticar toda espécie de liberalidade,
que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

O gesto de dar alguma coisa a alguém deve ser feito com amor.  De preferência, o amor fraterno. Dar com boa vontade, sem depois ficar insinuando cobrança. Ajudar o irmão com satisfação e alegria, agrada a Deus Pai que é caridoso por excelência.

Quem é generoso é feliz.  A ajuda que fazemos ao nosso  irmão, nos faz muito bem. Mesmo que ele não reconheça, mesmo que não agradeça  o suficiente, ou o quanto esperávamos que agradecesse, nós sentimos um bem-estar na alma, no nosso psiquismo,  no nosso emocional, que nos faz sentir em paz conosco, e com Deus.

Ajudar é semear. E este gesto nos conduz a colher frutos depois.  Pois quem ajuda  será ajudado tanto por outras pessoas, quanto pelo  Criador. Pois Deus ama os caridosos de forma especial, e os recompensa   por sua generosidade. Pode crer nisso.

Deste modo, repetimos aqui o que já escrevemos em outras reflexões: ajudar os outros, principalmente aos pobres e a Igreja. É O MELHOR INVESTIMENTO!  Porém, não faça isso visando lucro, mas sim, faça por amor.

 

Evangelho

Evangelho - Mt 6,1-6.16-18

E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens,
só para serdes vistos por eles.
Caso contrário, não recebereis a recompensa
do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola,
não toques a trombeta diante de ti,
como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas,
para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando deres esmola,
que a tua mão esquerda não saiba
o que faz a tua mão direita,
de modo que, a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa.
Quando orardes,
não sejais como os hipócritas,
que gostam de rezar em pé,
nas sinagogas e nas esquinas das praças,
para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo:
eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando tu orares,
entra no teu quarto, fecha a porta,
e reza ao teu Pai que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
Quando jejuardes,
não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.
Eles desfiguram o rosto,
para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares,
perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam
que tu estás jejuando,
mas somente teu Pai, que está oculto.
E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

 

De nada valerá diante dos olhos do Pai as nossas práticas religiosas de jejum, esmola, oração, por exemplo, se nós as fizermos de modo a nos exibir, para que sejamos notados pelas demais pessoas.

Precisamos ser discretos, ao praticar a nossa fé, principalmente no que se refere à caridade. Isto para que já não recebamos mesmo ali, a nossa recompensa.

Isso não significa que devemos nos esconder para fazer a oferta na hora da missa. E que não devemos rezar no templo com os nossos irmãos.

Afinal, Jesus também disse que as nossas obras devem ser vistas por para sirvam de bons exemplos.

Então, como conciliar as duas coisas?  Agir com discrição. Fazer a nossa oferta, sem exibir a nota de 100,00. Dar a nossa esmola sem deixar de propósito, que vejam  o quanto estamos dando. Rezar com piedade, com contrição, porém, sem exibição.

O meio termo é a prática adequada para conciliar as duas maneiras de ser diante das pessoas. Não fazendo as coisas para nos mostrar, para nos exibir, e ao mesmo tempo sendo luz do mundo por meio das nossas obras feitas com toda discrição. Se estiver encontrando dificuldade, peça a ajuda do Alto.

Dizem que os judeus, quando davam uma esmola a um pobre, levavam junto um corneteiro, e este primeiro tocava em tom bem alto para que todos olhassem. Aí eles jogavam o dinheiro nas mãos do pobre. Você não faz coisa parecida. Não é mesmo?  Não diga a ninguém o quanto você deu de esmola. Não fique fazendo propaganda da sua suposta bondade e caridade para com os mais fracos, pois além de não merecer nenhuma recompensa por parte de Deus, você estará humilhando os irmãos desfavorecidos pela sorte, e que estão ali exatamente para testar a nossa caridade, e não a nossa projeção pessoal e social. " Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á"

Dizem também que os judeus rezavam em uma determinada hora marcada. Então eles faziam de tudo para que, na hora da oração, estivessem em um lugar público com muitas pessoas em volta, para que todos vissem que eles estavam rezando, dando gritos bem alto como se Deus fosse surdo.

É importante rezar em público, na missa a comunidade ora reunida. Mas também é muito importante a oração–meditação no silêncio do meu quarto, eu e Deus. Se os filhos perceberem, será melhor ainda pelo bom exemplo que estou dando.

Jesus nos recomenda a evitar a hipocrisia de fazer as coisas apenas para nos engrandecer diante dos homens e das mulheres. A esmola é uma CARIDADE, e como tal, deve ser feita com discrição. É bom lembrar que caridade não é somente dar esmola, mas sim, caridade é toda disponibilidade ao próximo e à próxima, o que deve ser praticado com toda sinceridade, sem nenhum interesse pessoal e principalmente político.

Quem pratica uma caridade e depois a publica, ou mesmo a faz visando ser bem visto pelos demais, não receberá recompensa alguma diante de Deus, pois já a recebeu diante dos homens.

Quando Jesus disse que a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que todos notem as nossas boas obras, Ele estava se referindo ao nosso testemunho, principalmente dentro do templo, e a nossa conduta correta na sociedade. Por outro lado, Jesus nos avisa que a caridade deve ser uma atitude discreta, que deve acontecer entre você, a pessoa beneficiada, e o Pai do Céu, Aquele que vê tudo, e por tanto lhe dará a recompensa.

Precisamos rezar em comunidade, pois quando todos estão reunidos em nome de Jesus, Deus estará no nosso meio. Mais também necessitamos rezar a sós, em um colóquio profundo entre nós e o Pai que vê tudo.

Dar o nosso testemunho diante da assembleia, é muito importante, porém, não podemos relaxar na oração individual, pois ela foi recomendada pelo próprio Jesus, que nos ensinou a entrar no nosso quarto, apagar a luz e rezar com muita devoção.  Também fechar os olhos é importante para evitar qualquer tipo de distração.

A distração na oração é uma coisa constante, e prejudicial, e acontece principalmente com os mais devotos. Pelo fato de rezar todos os dias, pelo hábito e pela grande prática, pode acontecer de fazer isso sem prestar a devida atenção. E assim, as nossas palavras não chegarão até o Pai.  Podemos estar rezando às vezes pensando nos afazeres, nas coisas que estão pendentes, ou mesmo pensando na novela, nos amigos, ou na pessoa amada. Assim, não vale. A quem estamos rezando afinal? Tomemos muito cuidado com a distração nas nossas orações, para que não aconteça como Jesus disse que aquela gente o louvava com os lábios.

O jejum é muito importante para a nossa espiritualidade, e foi aprovado pelo próprio Jesus. Porém, jejuar não é somente ficar sem o alimento do corpo por algumas horas. Aliás, o jejum hoje em dia, é uma prática que nem sempre podemos fazer, pois precisamos estar alimentados para enfrentar a correria dessa vida louca, e mesmo porque, os mais devotos são pessoas já de idade avançada, que não devem se abster das refeições diárias em horários regulamentados.

Há outra forma muito prática e interessante de se fazer jejum.  Que tal jejuar da fofoca? E de fazer um jejum das piadas picantes? De falar mal do próximo? De certos prazeres que aos poucos  vão embaçando ou afogando a nossa alma, ofuscando-a da luz divina?

Queridas irmãs, e irmãos.  Sejamos imitadores de Cristo. Pelo menos tentamos ser. Em nossa vida diária vamos copiar o seu modo de vida, e acolher as suas santas palavras não só na nossa memória, mas também e principalmente no nosso viver!

Não façamos as coisas com o único objetivo de sermos bem vistos pelas pessoas. Mas sim, pratiquemos as nossas boas obras aos olhos de Deus. E quanto ao pecado, nunca nos esqueçamos que Deus vê tudo. Absolutamente tudo. Até os nossos menores pensamentos.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário