.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de junho de 2021

-Jesus quis contar com a nossa participação-José Salviano

 

08 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,13-16

 

Evangelho - Mt 5,13-16

Vós sois a luz do mundo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso,
com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre um monte.
Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca
debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro,
onde brilha para todos que estão na casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.

 

Jesus quis contar com a nossa participação na construção de um mundo melhor, na construção do Reino de Deus.

Jesus veio ao mundo cumpriu a sua missão, e quando foi de volta para o Pai, Ele enviou o Espírito Santo para dar toda força e inspiração aos apóstolos, os quais continuaram  a sua missão.  E nós somos os continuadores do trabalho dos apóstolos. Não somente os sacerdotes, mais cada um de nós, não só podemos como devemos ser sal e luz do mundo.

Precisamos e podemos levar  a verdade de Cristo Jesus aos nossos irmãos.  Pelo nosso testemunho de vida  santa, e também pela palavra. Por que não?

Sim, somos sal da Terra, como fomos por Jesus comparados. Porém, é importante ter em mente que este sal não pode estar estragado, misturado com outras substâncias, pois se isso acontece, não servirá para nada.  Isso quer dizer que nós, precisamos estar puros para poder levar a pureza ao mundo. Se não temos santidade, como podemos santificar as pessoas?

Para que possamos iluminar  este mundo, a nossa luz não pode estar fraca! Ela tem de estar brilhante, forte,  e penetrante.  E esta luz na verdade não é nossa. Nós apenas refletimos a Luz divina ao mundo escuro, mergulhado nas trevas do pecado!

Ser sal e luz do mundo é uma grande honra para nós. Ser escolhidos para refletir ao mundo  a luz de Deus, é maravilhoso!  É saber que os nossos nomes estão escritos no Céu. É saber que teremos cem vezes mais nesta vida, e mais a vida eterna!  maravilha, Você não acha?

Para iluminar e salgar o mundo, Jesus não precisa de nós. Porém,

Ele quis nos dar a honra de sermos seus colaboradores. E isto é muito bom para nós, pois a media que colaboramos com a construção de um mundo melhor, nós também ficamos melhores, ficamos mais santos, e preparados para merecer um dia  o grande prêmio eterno!

A primeira condição para ser a luz do mundo, é ter a luz consigo.  Como podemos santificar se não estamos santificados? Precisamos viver a verdade e vida, caso contrário, seremos como aqueles que Jesus disse:  “Esse povo me honra com os lábios”.

 

É impossível mostrar o rosto de Deus ao mundo se por dentro não sentimos a presença de Deus, se não estamos com Deus. Como um professor poderia explicar uma matéria que ele desconhece totalmente? Como um estrangeiro poderia ajudar a uma pessoa que lhe pede informação de como ir a um certo lugar, se ele não conhece aquela cidade?

Todos nós somos chamados a mudar o mundo começando pelo nosso testemunho, e se possível pela palavra.

Porém, é de extrema necessidade para aqueles que evangelizam, que a sua pregação seja acompanhada pelo seu bom exemplo de vida, pelo seu seguimento dos ensinamentos de Jesus, e pela busca diária da santidade. É necessário conhecer e viver a palavra, mediante a leitura diária.

Vocês são a luz do mundo. Na verdade, nós não iluminamos nada. Mas sim, refletimos a luz divina ao mundo. Como um espelho que reflete a claridade, ou a luz, nós também apenas refletimos a claridade vinda do Céu.  Se o espelho estiver sujo, ou pintado de preto, ele não reflete nada.  Do mesmo modo, se não estivermos puros, limpos, não seremos capazes de refletir a Luz que vem do Alto ao mundo que está nas trevas.

O mundo está cheio daqueles que não refletem a Luz verdadeira, mas sim, por aqueles que visam os seus interesses pessoais, os interesses da classe dominante, sem levar em conta o sofrimento da grande maioria.

 

A caridade deve ser a primeira qualidade daquele ou daquela que pretende ser a Luz do mundo. Ser caridoso o suficiente para desejar ao outro o mesmo que desejamos para nós. Desejar que o outro e a outra se salve, assim como desejamos a nossa própria salvação. E é bom lembrarmos que ninguém se salva sozinho. Para sermos salvos precisamos nos preocupar com a salvação dos nossos irmãos, começando pelos nossos familiares.

Em segundo lugar, a fé. Em seguida, a santidade, a dedicação, ou seja, o empenho de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, através de uma preparação incansável, constante, pelo estudo das coisas de Deus. Não é saindo por falando ou gritando palavras e frases decoradas da Bíblia, que vamos mudar o mundo!    

Prezadas e prezados catequistas. Vamos descobrir como seguir os caminhos da verdade, da justiça e da caridade, para que possamos ser a LUZ DO MUNDO, com humildade, nunca querendo nos mostrar mais importantes que os demais paroquianos, principalmente para com aquelas e aqueles que nos rodeiam, que se dedicam conosco, pelas causas do Reino. Não devemos nunca assumir um cargo na paróquia com o objetivo de nos projetar, de saciar a nossa ânsia de poder, para nos afirmar como pessoa importante. Cuidado com isso, pois. “Aquele que quiser ser importante, que seja o menor de todos. “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras”. A fé sem obras não vale nada”. “Nem todo aquele que vive dizendo: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus! Mas aquele (a) que fizer a vontade do meu Pai”. E a vontade do meu Pai é que vos amei uns aos outros...”  O seja, aquela e aquele que for caridoso, estão fazendo a vontade do Pai, e então poderá agir como LUZ DO MUNDO.

 

Tenha um bom dia, José Salviano.

 

Um comentário: