.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de junho de 2021

-11º DOMINGO T. C.O REINO DO CÉU É COMO UMA SEMENTE -José Salviano

 

 

11º DOMINGO TEMPO COMUM

13 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 4,26-34

 

-O REINO DO CÉU É COMO UMA SEMENTE LANÇADA NA TERRA-José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - Ez 17,22-24

Elevo a árvore baixa

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 17,22-24


Assim diz o Senhor Deus:
'Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro,
do mais alto de seus ramos arrancarei um broto
e o plantarei sobre um monte alto e elevado.
Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel.
Ele produzirá folhagem, dará frutos
e se tornará um cedro majestoso.
Debaixo dele pousarão todos os pássaros,
à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos.
E todas as árvores do campo saberão
que eu sou o Senhor,
que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa;
faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca.
Eu, o Senhor, digo e faço'.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Deus, falando pela boca do profeta em uma linguagem simbólica, diz que o povo de Israel, é como uma árvore cujos ramos devem permanecer firmes no Senhor, mesmo no sofrimento do exílio da Babilônia, pois o seu socorro virá em breve.

Deus pode fazer crescer a árvore pequena, pode fazer brotar a árvore seca, assim como também pode secar a árvore verde. Por que para Deus nada  é impossível.  Por tanto, tomemos cuidado com o nosso orgulho, pois diante do poder de Deus nós não somos absolutamente nada. Podemos estar por cima, e no mesmo dia podemos cair e estar em baixa, ou em baixo.  Assim como também, nós podemos sair do fundo do poço, e voltar a viver a nossa vida de antes da queda, com muito mais saúde e sucesso! Para isso basta crer, confiar, pedir e esperar o socorro que certamente virá.

Mesmo em momentos difíceis que temos de enfrentar na nossa caminhada, temos de permanecer firmes na fé, pois o socorro do Pai amoroso pode demorar, mas virá nos libertar.

SALMO

Salmo - Sl 91,2-3.13-14.15-16 (R. Cf. 2a)

R.Como é bom agradecermos ao Senhor.

Como é bom agradecermos ao Senhor*
e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!
Anunciar pela manhã vossa bondade,*
e o vosso amor fiel, a noite inteira.R.

O justo crescerá como a palmeira,*
florirá igual ao cedro que há no Líbano;
na casa do Senhor estão plantados,*
nos átrios de meu Deus florescerão.R.

Mesmo no tempo da velhice darão frutos,*
cheios de seiva e de folhas verdejantes;
e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus:*
meu Rochedo, não existe nele o mal!'R

 

REFLEXÃO

Ao justo não lhe faltará nada. Pois ele confia no poder do Criador, e faz a vontade do Pai. A quem vive para Deus, e com Deus, no amor ao próximo fazendo caridade, e ajudando a Igreja, não lhe faltará nada. Pelo contrário, terá muito mais do que necessita. 

Como é bom agradecer ao Senhor! Como é bom estar em paz com Deus, e com o irmão! Que Deus nos ajude a sempre nos lembrar de agradecer a todas as graças recebidas desde o nosso período intrauterino, até o fim dos nossos dias terrenos, e que mereçamos continuar sob as suas asas, eternamente.

SEGUNDA LEITURA

2ª Leitura - 2Cor 5,6-10

Quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa

morada, nos empenhamos em ser agradáveis ao Senhor

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5,6-10


Irmãos:
Estamos sempre cheios de confiança
e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo,
somos peregrinos longe do Senhor;
pois caminhamos na fé e não na visão clara.
Mas estamos cheios de confiança
e preferimos deixar a moradia do nosso corpo,
para ir morar junto do Senhor.
Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a
ele, quer estejamos no corpo,
quer já tenhamos deixado essa morada.
Aliás, todos nós temos de comparecer às claras
perante o tribunal de Cristo,
para cada um receber a devida recompensa
- prêmio ou castigo -
do que tiver feito ao longo de sua vida corporal.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Enquanto a nossa alma permanecer no nosso corpo, nós ficamos longe de Deus, por causas das tentações desse mundo,  por causa do nosso egoísmo, da nossa indiferença, da autossuficiência, etc  Porém, para nós que acreditamos em Deus e nos seus mistérios, preferimos que quando chegar a nossa hora, deixemos o nosso corpo, morada terrena, para nos integrar àqueles que já se foram e estão na companhia do Pai na glória eterna.

Irmãos. Sabemos que a salvação é pela graça de Deus. A salvação é gratuita mais nem por isso devemos abusar da bondade divina. Por incrível que pareça, ao optar por Jesus e seus ensinamentos, nós temos que pagar um preço:

Primeiro – O preço de negar a nós mesmos, aos nossos instintos, ao nosso egoísmo e viver segundo a vontade do Pai.  Temos de nos esforçar para amar a Deus e amar o irmão, e a irmã. Temos de ser caridosos de verdade e não de palavras gentis, caridosos não da boca para fora, mais de fato na prática. Temos de fazer o bem e evitar o mal. Temos de escolher uma vida santa, regrada, em vez de uma vida sem limites.

Segundo - Temos de aceitar a todas as implicações necessárias a execução do Plano de Deus, a saber: Perseguições, inveja, críticas, o desprezo daqueles que não querem saber da palavra de Deus. Às vezes temos de aceitar  a solidão humana, porém não estamos em solidão divina. Jesus estará sempre do nosso lado. Foi a sua promessa. "Estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos"

Sejamos fiéis ao Evangelho, sejamos fiéis ao Plano de Deus, depositemos nossa confiança plena nas mãos do Pai, façamos a nossa parte, façamos a vontade daquele que nos ama e quer a nossa salvação. Para que quando nos vir diante do tribunal de Cristo, estejamos preparados para receber o prêmio.

 

EVANGELHO

Evangelho - Mc 4,26-34

É a menor de todas as sementes e se

torna maior do que todas as hortaliças

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 4,26-34


Naquele tempo:
Jesus disse à multidão:
'O Reino de Deus
é como quando alguém espalha a semente na terra.
Ele vai dormir e acorda, noite e dia,
e a semente vai germinando e crescendo,
mas ele não sabe como isso acontece.
A terra, por si mesma, produz o fruto:
primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga
e, por fim, os grãos que enchem a espiga.
Quando as espigas estão maduras,
o homem mete logo a foice,
porque o tempo da colheita chegou'.
E Jesus continuou:
'Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus?
Que parábola usaremos para representá-lo?
O Reino de Deus é como um grão de mostarda
que, ao ser semeado na terra,
é a menor de todas as sementes da terra.
Quando é semeado, cresce
e se torna maior do que todas as hortaliças,
e estende ramos tão grandes,
que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
Jesus anunciava a Palavra
usando muitas parábolas como estas,
conforme eles podiam compreender.
E só lhes falava por meio de parábolas,
mas, quando estava sozinho com os discípulos,
explicava tudo.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

Caríssimos. Semear a palavra de Deus primeiro nas nossas mentes, depois nas mentes  dos nossos irmãos. E faremos isso através da leitura do Evangelho, das epístolas, das encíclicas ? (cartas papais), etc.

A semente cresce por si só, ou seja, ela cresce pelo poder de Deus agindo sobre a natureza por Ele criada. Mas precisamos fazer a nossa parte, que é, semear a palavra de Deus entre os homens e as mulheres.

A pequena semente que vira uma árvore, é a graça de Deus agindo sobre o nosso SIM  ao seu chamado para semear o Reino de Deus no mundo.

A semente do reino de Deus incomoda a muitos que preferem viver sem limites, a muitos que escolheram um atalho achando que chegariam mais rápido à  felicidade, levando uma vida sem freios, sem regras, sem Deus!

Mas eles se esquecem ou ignoram ou ainda não sabem que longe de Deus ninguém consegue ser feliz pelo menos feliz de verdade.

Eles não sabem ou ignoram também que a nossa vida está dividida em duas etapas. E a menor etapa é a fase terrena. Sendo que a etapa maior, infinita e eterna, estará por vir. E  poderá ser o paraíso ou o inferno! Assim, é bom lembrar que somos eternos.

A palavra de Jesus é palavra de vida eterna. Jesus só falou a verdade. E foi exatamente por isso que Ele foi injustamente condenado. No nosso dia-a-dia  às vezes temos dificuldades de sermos imitadores de Cristo, temos dificuldades de sermos verdadeiros. Pois se dissermos tudo o que estamos pensando do nosso irmão, da nossa irmã, enfrentaremos sérias dificuldades, e entramos em conflito. Muitas vezes temos de engolir a realidade do nosso irmão, para não ofendê-lo. Mesmo porque, ele não está preparado par ouvir a verdade sobre si mesmo, por  que ninguém se considera ou se acha  ERRADO. Ninguém se acha culpado, ou com defeitos. É uma situação muito difícil.  Se por um lado não podemos ser falsos, como as demais pessoas da sociedade, dizer a verdade nem sempre é a melhor opção nas diversas situações e nos diversos ambientes em que convivemos diariamente. Muitas vezes somos criticados, por alguém, que  age como o macaco que senta em seu rabo e começa a fazer chacota do rabo do outro macaco.  Isso é uma mostra do que estamos tentando demonstrar ou dizer. Muitas vezes nós rimos ou criticamos os nossos próprios defeitos os quais detectamos nas pessoas.

Falar a verdade, ser verdadeiro, nem sempre é uma escolha confortante, em uma sociedade, em que muitos não são verdadeiros, enganam são espertos, e outros, ainda pior, nem conhecem a palavra de Jesus, portanto não a seguem.  Então, como nós cristãos, fermentos na massa, vamos poder guardar e divulgar a palavra de Cristo? Vamos aceitar a nossa irmã, o nosso irmão como eles realmente o são, e em seguida, nos momentos psicológicos, nas oportunidades, ir mostrando a eles,  a verdade de Jesus.

Muitas vezes ficamos embaraçados diante da necessidade de dizer a verdade, ou não. Por que tem hora que é melhor ficar calado do que magoar o nosso irmão ou irmã, dizendo a verdade nua e crua. Uns dizem que quem fala a verdade não merece castigo. Ou pelo menos não deveria ser castigado. Porém, a realidade nos tem revelado, que falar a verdade pode nos custar caro na convivência social. E  que ser sincero demais, falar ao pé da letra, pode virar falta de caridade.  Ser sincero não significa jogar na cara do nosso irmão os seus defeitos principalmente em tom de ofensa.

Vamos com calma. Afinal, ser cristão, imitador de Cristo, é aceitar o irmão e a irmã com os seus defeitos, lembrando que nós também somos defeituosos, perdoá-los por isso, mas tentar, pelo menos tentar, corrigi-los com amor fraterno.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. 

O cristão deve ser verdadeiro em tudo. No pensar, no agir, no fazer e no falar. O Cristão deve testemunhar a sua fé em palavras e em atos. O Cristão não pode ser um hipócrita. Aquele que se mostra uma coisa diante dos demais, e no seu interior ele é outra.  O cristão autêntico é aquele que não se nega a testemunhar em nome da verdade, que não se nega defender o inocente aos falsos moralistas, dos que o acusam de ter cometido um crime, sem que ele o tenha feito.  O verdadeiro cristão não deve se envergonhar ou temer de dizer a verdade, confiando em Deus. Muitos já morreram por dizer a verdade verdadeira! Muitos já morreram por enfrentar os falsos, os hipócritas, os mentirosos...  Mas todos já receberam a sua recompensa nos Céus, com toda certeza.    

Infelizmente, aqueles que vivem na mentira, não nos vêm com bons olhos, pois sabem que podemos denunciá-los. Porém, assim como os profetas, o autêntico cristão não tem medo de anunciar a palavra e denunciar as injustiças.  O que não quer dizer que não devamos tratar com prudência, amor fraterno, paciência e tolerância, os que vivem no erro e na ignorância do Evangelho. Aliás, a salvação deles depende de nós. Do nosso esforço na evangelização, no exemplo e na oração.

 

Um bom domingo. José Salviano

 

(Vídeo)11º DOMINGO T.C.O REINO DO CÉU É COMO UMA SEMENTE LANÇADA NA TERRA-Vera Lúcia

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir