.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

-As raposas têm suas tocas...-José Salviano

 

28 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 8,18-22

 


Evangelho

Evangelho - Mt 8,18-22

Segue-me!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,18-22

Naquele tempo;
Vendo uma multidão ao seu redor,
Jesus mandou passar para a outra margem do lago.
Então um mestre da Lei aproximou-se e disse:
'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás.'
Jesus lhe respondeu:
'As raposas têm suas tocas
e as aves dos céus têm seus ninhos;
mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.'
Um outro dos discípulos disse a Jesus:
'Senhor, permite-me
que primeiro eu vá sepultar meu pai.'
Mas Jesus lhe respondeu:
'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.'
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus teve uma vida totalmente dedicada ao serviço do Reino de Deus. nada de bens materiais, emprego, apesar de ter ajudado o seu pai adotivo, José na carpintaria por uns tempos, Jesus não buscou nenhuma fonte de renda. Não levava nada pelo caminho, como aconselhou aos discípulos a fazerem isso, e confiava plenamente na providência do Pai.

Sua vida foi uma entrega plena e absoluta, com total negação de si mesmo.

Do mesmo modo, o sacerdote leva uma vida de entrega e de negação de si mesmo. Existem pessoas que reparam e falam mal do padre ter um carro. Isso é um absurdo. O veículo do padre é um meio de transporte apenas, para poder exercer  a sua missão de modo coreto e adequado.

Ao exemplo de Jesus, o padre não acumula bens materiais, e até mesmo a sua família é deixada de lado. Pois seguir o Reino de Deus é algo acima de todo e qualquer compromisso familiar.

A família de Jesus era formada de todos que ouviam a sua palavra e a colocavam em prática.  Do mesmo modo, assim também é a família do sacerdote. E é uma família muito maior do que a família consanguínea. Pois se trata da família universal.

Um escriba se mostrou disposto a seguir Jesus. Porém, Jesus lherespondeu: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."

Jesus fala que para segui-lo é necessário ser uma pessoa despojada de si mesma, sem reservas, sem apegos às coisas desse mundo, sem ser meio lá meio cá.  É o caso dos nossos sacerdotes, que morrem para si mesmo e se entregam  para continuar a missão de Jesus. Para isso é preciso ter coragem!  Não é coisa muito fácil. Pois o sacerdote olha do lado e vê as pessoas integradas  mal ou bem com suas famílias. E ele, na solidão. Eu estudei para padre. Fiz Filosofia e teologia. Ao terminar o curso de filosofia, ou seminário menor,  sofri um acidente de carro, depois que me recuperei fisicamente, eu desisti do sacerdócio por que percebi que não iria suportar o peso da solidão. Talvez eu até fosse um bom padre  se não tivesse que ser celibatário. Nós, os membros da comunidade paroquial, temos que dar todo apoio possível ao sacerdote, convidando-o para almoçar em nossa casa, ficando mais tempo em sua companhia, dando todo o carinho fraterno que ele merece e precisa para que ele não fique pensando o tempo todo que é um celibatário.

Porque o problema é parecido com o seguinte exemplo: Digamos que a Televisão, no seu noticiário, anunciou que a partir do meio dia vamos ficar sem água por cinco dias. Que acontece na nossa mente? Ficamos com sede  na hora. Só de pensar que não terá água, além da sede, começamos a nos sentir sujos, até com coceiras pelo corpo com vontade de tomar aquele banho. É o que acontece com o seminarista. Só de saber que não poderá se casar, ele sente mais vontade de construir um a família. Outros jovens solteiros da sua idade, nem estão pensando no assunto. É igual a pessoa que mora em frente ao mar. Fica dias, até meses sem ir à praia. Ela pensa. A praia está aí mesmo, quando eu quiser, eu vou. Hoje não. Deixa para outro dia. Assim, os dias vão se passando, e aquela pessoa nem se preocupa com a praia. Ao contrário, uma pessoa que mora longe do mar, fica pensando o verão inteiro como seria bom morar perto da praia para  tomar banho de mar todos os dias!  E quando tem a oportunidade de ir ao mar, aproveita tanto como se fosse morrer amanhã. Isso é parecido com o problema do celibato. Se ele não fosse obrigatório, os seminaristas e padres não teriam nenhuma complicação com relação à solidão.

Já sei que você está se preparando para mandar-me um recado dizendo que o problema da solidão é superado com a graça de Deus, e da Virgem Maria. Claro, que é. Mas não se esqueça das tentações do mundo atual que nos cercam por todos os lados. Na rua, na internet, no cinema, na televisão, até quando olho para fora pela janela do meu quarto. 

Parabéns aos nossos seminaristas! Parabéns aos nossos padres, pela coragem e dedicação ao serviço do Reino de Deus!  Vocês podem contar com o nosso apoio. Com o apoio dos membros da comunidade paroquial, em tudo o que vocês precisarem. Pois a missão de vocês é também nossa missão. Ela deve ser complementada pela nossa força, pela nossa colaboração, pela nossa ajuda, e todo apoio necessário.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

3 comentários:

  1. Que Deus te abençoe meu querido e li der muita sabedoria nos seus comentários da liturgia diária.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento28 de junho de 2021 às 03:35

    Obrigado Senhor, obrigado José Salviano!!! Espero que esteja recuperado da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Q o nosso Senhor restaure sua saúde.. Melhoras!!

    ResponderExcluir