.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

PEQUENEZ E GRANDEZA DO REINO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 


Domingo, 13 de junho de 2021.

Evangelho de Mc 4,26-34.

 

Quando Jesus começou sua vida pública, a sua missão, iniciou dizendo: Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo! Convertei-vos e crede na Boa Nova! ( Mc 1,15). Para cumprir a vontade do Pai, Jesus inaugurou o Reino dos Céus na terra. Jesus manifestou-o de forma clara aos homens, nas palavras, nas obras e na sua própria presença. Jesus é o Reino dos Céus!

O Reino de Deus é dom do Pai (cf. Lc 12,32; Mt 20,23) e consiste na comunhão gratuita do ser humano com Deus (Jo 14,23), começando nesta vida e alcançando a plena realização na eternidade. Portanto, “o Reino de Deus é a comunhão de todos entre si e com Deus.” O Reino de Deus é para todos, para a humanidade inteira.

Para explicar às pessoas no que consiste o Reino de Deus, Jesus  contou parábolas que são histórias criadas por Ele,  tirada do cotidiano da vida do povo, principalmente da vida dos agricultores. Hoje, Jesus compara o Reino de Deus com a semente que cresce sozinha sem a interferência do homem.

A figura da semente é muito significativa e enriquece nossa compreensão a respeito do Reino. Uma semente parece insignificante, quase ninguém presta atenção a uma semente, mas ela tem um poder grandioso, um potencial extraordinário. Nela reside toda a informação, toda a potencialidade da árvore que a gerou, quando plantada e crescida será igual à árvore que lhe deu origem. Uma pequenina semente pode se transformar numa árvore imensa e produzir sombra, frutos, dar abrigo aos pássaros além de beneficiar a natureza e a nossa vida. Uma pequenina semente jogada na terra vai germinar, crescer, dar flores e frutos sem que o homem interfira no seu processo de crescimento. Ela possui em si toda a força necessária para se transformar.

A semente é a Palavra de Deus, que uma vez semeada no coração que a acolhe, vai começar a conversão, que é um processo contínuo, às vezes lento, mas ininterrupto durante a vida. É uma força interior, que transforma a pessoa e a sociedade.

Quando Jesus compara o Reino de Deus com a semente, Ele quer mostrar para seus discípulos e para nós, discípulos missionários de hoje, que o seu Reino precisa ser semeado, construído, que ele depende de nós, da nossa ação em semear a Palavra que liberta. O Reino está em processo de germinação, crescimento, ele não está pronto, por isso depende de cada um de nós ajudarmos nesse processo. Cabe a nós fazermos nossa parte, Deus fará a parte dele. O trabalho humano é semear a esperança de frutos bons, Deus fará frutificar.

Como a semente, assim é o Reino de Deus. Ele é construído de pequenos gestos de amor, de fraternidade, de justiça como pequenas sementes. Temos as sementes em nossas mãos, mas não basta tê-las, é preciso enxergá-las e semeá-las. Se não semearmos perderemos a oportunidade de construir o Reino de Deus. Temos que ser semeadores do Reino de Deus. Semear a paz, a justiça, o amor, a solidariedade, união...

No Evangelho de hoje aparecem duas parábolas para explicar  o Reino de Deus. As duas querem exaltar a insignificância da semente e a abundância da colheita final.

A primeira destaca a força vital que a semente do Reino de Deus possui, que vai crescendo por etapas até os frutos. Jesus ressalta o trabalho do homem que semeou e voltou no momento da colheita,  provando assim seu compromisso de colaborar com Jesus no anúncio do Reino de Deus. Esse é o trabalho do discípulo que anuncia a Boa-Nova do Reino e com certeza Deus fará frutificar.

A segunda parábola do grão de mostarda mostra a diferença entre o Reino de Deus e os reinos deste mundo. O Reino de Deus baseia o seu poder no que é pequeno, pequenos gestos de amor, de solidariedade, de misericórdia, de perdão... O Reino de Deus não nasce já grande e vistoso e sim no contraste entre o pequeno começo do germinar e a grandeza do resultado final, quando a semente se torna planta e frutifica.

O centro da parábola está no contraste entre a menor de todas as sementes da terra e a maior de todas as hortaliças. A semente da mostarda é considerada a menor de todas as sementes, porém, depois que cresce torna-se uma grande árvore, maior de todas as hortaliças e abrigam pássaros nos seus ramos, tudo isso para falar do Reino de Deus e do seu poder transformador. Nas colinas do mar da Galileia, a mostardeira atingia três metros de altura ou mais. E as aves do céu construíam ninhos em seus ramos. As aves do céu representam nações e povos que vão aderindo ao projeto de Deus semeado por Jesus, beneficiando-se dele. . O Reino de Deus será o ponto de encontro de todos os povos! O Reino de Deus é acolhedor, abriga todos que se achegarem e que quiserem encontrar-se com Jesus. 

Todas as pessoas são bem acolhidas no Reino de Jesus: ricos, pobres, pecadores, justos e santos, discriminados, doentes, marginalizados, bandidos, bons, prostitutas, ladrões, enfim no Reino de Deus tem lugar para todos. Podem entrar que serão bem acolhidos e amados por Jesus e transformados pela graça que Ele dá.

O Reino de Deus é como a pequena semente, que crescerá, será árvore, será o lugar de encontro para todos que procuram o Senhor. O Reino irá atingir os homens de todos os tempos e de todas as raças: fará com que todos reencontrem a casa do Pai. O projeto de salvação do Senhor acolhe a todos, como a árvore que acolhe os pássaros do céu.

É preciso ter coragem e paciência para sempre lançar a semente. Um dia ela virá a produzir seus frutos. Agora, nosso dever de discípulo missionário é semear..., semear..., semear...!

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

7 comentários:

  1. Belíssima partilha! muito obrigado, irmã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria de Lourdes! Benza Deus por tua inspiração!!! Jesus te abençoe, tanto quanto nos sentimos abençoados com tuas reflexões!!!

    ResponderExcluir
  3. Belíssima reflexão .
    Jair Gottsfritz Paluri




    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  5. Você foi clara e objetiva. Com facilidade de compreensão para todos. Que sejamos sementes do Bem , praticando caridade, amor ao próximo e seguindo os preceitos da Santa Igreja. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir