.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

-Preocupar menos e confiar mais em Deus -José Salviano

 

19 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 6,24-34

 


 

PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - 2Cor 12,1-10

Eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,1-10

Irmãos:
Será que é preciso gloriar-me?
Na verdade, não convém.
No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor.
Conheço um homem, unido a Cristo,
que, há quatorze anos,
foi arrebatado até ao terceiro céu.
Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo,
eu não o sei, só Deus sabe.
Sei que esse homem
- se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe -
foi arrebatado ao paraíso
e lá ouviu palavras inefáveis
que nenhum homem consegue pronunciar.
Quanto a esse homem eu me gloriarei,
mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei,
a não ser das minhas fraquezas.
No entanto, se eu quisesse gloriar-me,
não seria insensato,
pois só diria a verdade.
Mas evito gloriar-me,
para que ninguém faça de mim um idéia superior
àquilo que vê em mim ou que ouve de mim.
E para que a extraordinária grandeza
das revelações não me ensoberbecesse,
foi espetado na minha carne um espinho,
que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me,
a fim de que eu não me exalte demais.
A esse propósito,
roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim.
Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça.
Pois é na fraqueza que a força se manifesta'.
Por isso, de bom grado,
eu me gloriarei das minhas fraquezas,
para que a força de Cristo habite em mim.
Eis porque eu me comprazo nas fraquezas,
nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições
e nas angústias sofridas por amor a Cristo.
Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

 

Prezadas irmãs e irmãos.  Realmente  é na fraqueza que a força de Deus se manifesta. E digo isso por experiência própria.  Quando estou decaído pelo meu estado de saúde ( Cardiomiopatia dilatada, insuficiência renal e fígado gorduroso), é quando produzo  o melhor trabalho para o Reino. As minhas melhores homilias eu as fiz vendo a morte nos olhos como se diz. Por que como disse Paulo, é por meio da fraqueza que a força de Deus habita em mim.  O sofrimento nos aproxima de Deus.  O penar, a dor, o desespero nos faz pensar e sentir a aproximação do momento final, e por tanto, é neste momento que tratamos de recorrer com muito mais força ao socorro do Alto, e assim, nos voltamos com intensidade aos braços do Pai. 

Confesso que desta vez a crise que se abateu sobre mim após tomar a vacina, me deixou sem forças físicas  de tal modo que tenho grande dificuldades para executar as minhas necessidades básicas como por exemplo, escovar os dentes.

A vacina atacou meu fígado,  o coração e os rins de tal modo que estou  mais de dois meses sem sair de casa, e sobrou para minha esposa, que além de não contar mais com a minha ajuda, tem de me ajudar...
Por outro lado, a minha alma, a minha mente estão em perfeito estado, e estou continuando o meu trabalho  com a assistência direta do Espírito Santo, e apesar das dores, (e coceiras), sinto a presença direta da Trindade Santa a me dizer que logo tudo vai passar, que é só uma provação, uma pequena podagem...

Contudo, minha irmã,  meu irmão, peço suas orações para que o Pai termine logo com este meu sofrimento e me dê mais um tempo de vida para eu continuar esta minha missão.  Pois apesar de me bastar a graça de Deus, desta vez estou sofrendo muito. Muito obrigado por ter lido o meu desabafo, e por rezar por mim. Viu? Amém. J.Salviano.

 

Evangelho

Evangelho - Mt 6,24-34

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Ninguém pode servir a dois senhores:
pois, ou odiará um e amará o outro,
ou será fiel a um e desprezará o outro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Por isso eu vos digo:
não vos preocupeis com a vossa vida,
com o que havereis de comer ou beber;
nem com o vosso corpo,
com o que havereis de vestir.
Afinal, a vida não vale mais do que o alimento,
e o corpo, mais do que a roupa?
Olhai os pássaros dos céus:
eles não semeiam, não colhem,
nem ajuntam em armazéns.
No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta.
Vós não valeis mais do que os pássaros?
Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida,
só pelo fato de se preocupar com isso?
E por que ficais preocupados com a roupa?
Olhai como crescem os lírios do campo:
eles não trabalham nem fiam.
Porém, eu vos digo:
nem o rei Salomão, em toda a sua glória,
jamais se vestiu como um deles.
Ora, se Deus veste assim a erva do campo,
que hoje existe e amanhã é queimada no forno,
não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
Portanto, não vos preocupeis, dizendo:
O que vamos comer? O que vamos beber?
Como vamos nos vestir?
Os pagãos é que procuram essas coisas.
Vosso Pai, que está nos céus,
sabe que precisais de tudo isso.
Pelo contrário, buscai em primeiro lugar
o Reino de Deus e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã,
pois o dia de amanhã terá suas preocupações!
Para cada dia, bastam seus próprios problemas.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

O Evangelho nos convida a refletir sobre quantos senhores nós nos apegamos, nós amamos no decorrer do nosso dia.  O mais falado deles é  a traição do casal.  O fato de ter um amor em casa e outro fora dela. Ter duas namoradas, dois namorados. Tudo isso um dia irá ser descoberto e a ruína está instalada na família, na vida dos envolvidos.

Pois não dá certo servir a dois senhores. Amar mais um filho do que o outro, gostar ( e demonstrar) mais de um aluno(a) do que dos outros(as), ter preferência declarada por um cliente em prejuízo dos demais, tudo isso são ramificações do que Jesus nos diz hoje: Que Ninguém pode servir a dois senhores.  

Os maiores rivais  de Deus são: O capeta, os bens materiais, e acima de todos, o dinheiro. Esse são os rivais do amor de Deus, são ídolos mais usados pelo ser humano,  coisas que são preferidas no lugar de Deus. E o conceito de idolatria consiste exatamente nisso mesmo.  Ídolo é tudo aquilo que é usado no lugar de outro. O filho preferiu ficar jogando videogame, em vez de ir até a cozinha cantar parabéns para sua mãe juntamente dom o demais irmãos.  O marido preferiu ficar  vendo o jogo, em vez de dar atenção a sua esposa naquele momento adequado...

Jesus nos recomenda a não nos preocupar demais com o devenir, com o vir a ser, ou seja, com o que está por acontecer.

E por que? Por que quem se preocupa  demasiado, está demonstrando falta de confiança em Deus, falta de fé.

 "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro,ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Muitos já se embrenharam na aventuraram de servir a dois senhores, principalmente por causa de dinheiro, porém, por causa de paixão, isso também tem ocorrido, principalmente envolvendo as famílias. É o caso do homem que tendo esposa e filhos, se  apaixona por outra mulher. Ou a mulher que tenta se dividir no amor ou paixão entre o marido e outro homem. E por que tudo isso acontece? Pelo afastamento de Deus. Se maridos e mulheres tivessem em mente as palavras de Jesus: "O que Deus uniu o homem não separa",  com certeza resistiriam a qualquer tentação de se aventurar com outras pessoas.

Por falar em tentação, o diabo consegue infiltrar-se na mente das pessoas que estão sem Deus de tal forma, que até conseguem que elas cometam crimes hediondos.  Filhos matam pais por causa da herança. Um verdadeiro absurdo!  Veja como o demônio consegue embaçar as mentes dos jovens de tal maneira que eles não enxergam o perigo de tal atrocidade. Nem percebem que os vizinhos  vão notar, e chamar a polícia. Não enxergam a justiça de Deus e dos homens que acabarão por puni-los, em vez de conseguirem ficar felizes desfrutando a herança. Isso nunca aconteceria, mesmo porque se conseguissem se livrar da justiça, eles teriam que conviver até o fim dos seus dias com a dor na consciência.

Entre nós também existe outra forma de servir a Deus e ao demônio.  Deus não suporta o cristão chamado de  meia boca, do tipo que acende uma vela para Deus e outra para o diabo. Aquele cristão que no domingo vai à missa e na sexta-feira vai adorar o diabo em uma outra seita que disfarçadamente pode ser denominada com palavras suaves, mas no fundo nada mais é que uma forma de seguir o maligno.

E a nossa Igreja que fique bem esperta, pois tais "cristãos" podem se infiltrar na comunidade, e provocar verdadeiros estragos, dominando o próprio padre, e toda a comunidade, destruindo a catequese.  E quando se perceber, a coisa já se enraizou de tal forma que fica muito difícil extirpar o joio do trigo.

Caríssimos. Roguemos ao Pai que nos livre de tais coisas horrorosas! Que tudo isso fique bem longe das nossas vidas!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário