.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de junho de 2021

-Jesus não filho de Davi-José Salviano

 

04 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 12,35-37

 


Evangelho

Evangelho - Mc 12,35-37

Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37

Naquele tempo:
Jesus ensinava no Templo, dizendo:
'Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:
'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,
até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'.
Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
Como é que ele pode então ser seu filho?'
E uma grande multidão o escutava com prazer.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus não é filho de Davi, e foi o próprio Jesus quem o disse neste Evangelho.

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?
O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor:

Jesus seria descendente de Davi, se José fosse seu Pai biológico. Porém isso não aconteceu, como o sabemos muito bem. 

Da mesma forma que nos acostumamos dizer que acreditamos e amamos com o coração, o povo hebreu se acostumou a dizer que Jesus era filho de Davi. E no evangelho de hoje, Jesus desfaz este engano baseando-se no texto de um salmo escrito por Davi (Sl 110,1). Deus e seu ungido (Jesus) são chamados de "senhor" pelo salmista Davi. Assim este ungido, com o qual é identificado Jesus, é senhor e não filho de Davi. Foi por isso que Jesus disse: "Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?"

É assim, às vezes nos acostumamos a afirmar certas coisas sem mesmo questionar se é certo ou errado só porque a tradição cultural foi passando de boca em boca até chegar até nós.

Muito embora  José tenha sido descendente da linhagem de Davi, Ele não teve nenhuma participação biológica na geração do Menino Jesus.  Jesus foi gerado por obra e poder do Espírito de Deus. José esteve completamente fora disso.  Então, não tem nenhum sentido afirmar categoricamente que Jesus é filho de Davi.

Desse modo, a expressão Jesus Filho de Davi, é uma expressão popular oriunda da tradição judaica, em homenagem ao grande líder Davi. Acontece que a tradição messiânica aguardava a vinda de um ungido (messias, do hebraico; cristo, do grego) igual ao antigo rei Davi, que era chamado "filho de Davi". Esse Messias seria um líder patriota que traria aos judeus a glória e o poder como fez o rei Davi, o grande chefe de um império. Portanto, FILHO DE DAVI, É SÓ UMA MANEIRA DE SE EXPRESSAR, que não corresponde à realidade. 

Por outro lado, Maria embora não tenha sido fecundada por nenhum homem muito menos por José, ficou grávida pelo poder de Deus altíssimo, 

Maria é mãe de JESUS, que é Deus, e  Ele provou isso pelos seus milagres. Se Deus é nosso Pai, então Maria é nossa mãe.  Mais infelizmente, tem gente que acha que Maria é uma mulher qualquer, e que não tem nenhuma importância. Mais que absurdo! Isto é uma grande afronta, uma grande ofensa ao seu Filho, Jesus.  Como pode alguém dizer que ama você,  mais odeia sua mãe?  É uma grande incoerência! Para não dizer, uma grande burrice!

Não dá para entender o ódio que alguns irmãos que se dizem cristãos, têm pela mãe de Jesus. Roguemos a Jesus para Ele perdoe esses nossos irmãos e que os esclareça sobre este grande equívoco.

Prezados irmãos. Mãe é mãe! Não podemos ignorar a importância de Maria na História da Salvação. Deus quis se fazer  homem,  nascendo de uma jovem virgem, que foi escolhida pelas suas qualidades, pela sua pureza, pela sua inocência. Só não vê isso quem odeia a Igreja Católica, e procura sempre um item de questionamento  para nos atacar.  Que coisa feia!  E tais pessoas ainda se dizem cristãs, autênticas e crentes em Deus.

Maria, a escolhida por Deus para a implantação do projeto de Deus no Mundo, é uma criatura digna de todo o nosso respeito.  Se eu digo que sou cristão, seguidor de Jesus Cristo e odeio a sua mãe, eu não passo de um hipócrita, fingido e ignorante.

 

 

Tenha um bom dia-José Salviano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário