.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de junho de 2021

-Olho por olho não resolve...-José Salviano

 

14 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,38-42

 

PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - 2Cor 6,1-10

Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6,1-10

Irmãos:
Como colaboradores de Cristo,
nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,
pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi
e no dia da salvação, eu te socorri'.
É agora o momento favorável,
é agora o dia da salvação.
Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo,
para que o nosso ministério não seja desacreditado.
Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus,
com muita paciência,
em tribulações, em necessidades, em angústias,
em açoites, em prisões, em tumultos,
em fadigas, em insônias, em jejuns,
em castidade, em compreensão, em longanimidade,
em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero,
em palavras verdadeiras, no poder de Deus,
em armas de justiça, ofensivas e defensivas,
em honra e desonra, em má ou boa fama;
considerados sedutores, sendo, porém, verazes;
como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos;
como moribundos, embora vivamos;
como castigados mas não mortos;
como aflitos mas sempre alegres;
como pobres mas enriquecendo muitos;
como quem nada possui, mas tendo tudo.
Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão

Paulo nesta carta nos dá uma verdadeira demonstração do seu profundo conhecimento.  Aqui ele nos faz um retrato do cristão autêntico. Do cristão consciente do amor de Deus e do amor ao próximo. Do cristão que leva muito a sério a sua postura  de missionário representante de Cristo e da Igreja diante dos homens e do mundo.

Paulo nos recomenda para que tomemos cuidado com os escândalos, pois do contrário, se escândalos acontecem, o nosso trabalho missionário  será altamente prejudicado, será desacreditado.

O  missionário, o verdadeiros cristão autêntico, em tudo, em todos os seus atos, deve revelar com o seu comportamento  que é um ministro de Deus. Isso, por que, nós, às vezes, evangelizamos muito mais pelo nosso testemunho, pela nossa postura diante dos homens e das mulheres, e principalmente diante das crianças e dos jovens, do que quando  pronunciamos palavras bonitas, palestras, sermões água com açúcar. Por tanto, meus irmãos, sejamos testemunhas do amor de Deus diante dos nosso irmãos e irmãs.

 

Evangelho

Evangelho - Mt 5,38-42

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Ouvistes o que foi dito:
'Olho por olho e dente por dente!'
Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita,
oferece-lhe também a esquerda!
Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!
Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Viver arrumando encrencas, ofendendo e prejudicando os contrários, os que não pensam como a gente, os que não aceitam a nossa escala de valores, os que não demonstram gostar de nós, é viver aprontando para a nossa própria cabeça. Pois tudo de mal que fazemos para o nosso irmão e para a nossa irmã, acaba recaindo na nossa própria pessoa. Pois quem faz o mal aos outros, a si o faz.

Estamos falando de consequências dos nossos atos.  Quem planta tem de colher. Se plantarmos desentendimentos, discórdias, ofensas, não podemos esperar que vamos colher beijos e abraços sinceros.

A lei do olho por olho, gera mais violência em vez de resolver os conflitos entre as pessoas. A solução dos desentendimentos, é falar a verdade, mostrar os erros e os que erram, negociar uma solução de paz, e  perdoar, reconhecer que também nós temos defeitos, e que cometemos erros, e tocar a vida para frente, no amor de Jesus, evitando mais prejuízos, e mesmo tragédias.

No Evangelho de hoje, Jesus nos recomenda para que não reajamos diante dos malvados que nos assaltam para levar os nossos pertences. Uma jovem mãe de família perdeu a vida num assalto simplesmente porque ela foi soltar o sinto de segurança, e o motoqueiro assaltante ao vê-la abaixar a mão, pensou que iria pegar a arma, e atirou na sua cabeça.

Tempos de violência. Muitos assaltos acontecem à luz do dia. Por causa da sociedade industrial de consumo que incentiva a aquisição de bens materiais, porém nem todos podem adquiri-los. Assim trabalhadores pais de famílias, são abordados e mortos por aqueles que revoltados por não possuir os produtos anunciados nos comerciais da televisão, lançam mão da violência para consegui-los.

Jesus nos recomenda a não responder com a mesma medida, a não reagirmos em caso de assalto. Não vale a pena, não dá certo, mesmo que você seja faixa preta de alguma arte marcial. Sabe porque? Por que o assaltante pode estar acobertado por outro que se posiciona a pequena distância com uma arma pronto para atirar.

Por isso é preciso tomar cuidado ao responder a violência com violência. Nem sempre funciona.

“Olho por olho e dente por dente! “ É a mesma coisa que dizer , vingança. E isto está fora do Plano de Deus. Fazer justiça com as próprias mãos, não. Isto é ser vingativo e também violento. Não estamos no Velho Oeste. No lugar da vingança, façamos a justiça, que seria a prisão do assaltante, mediante o acionamento da polícia.

 

Prezadas irmãs e irmãos. Vamos evitar encrencas, procurando solucionar as diferenças entre nós da melhor forma possível, pois isso faz muito bem para a nossa saúde mental, espiritual e financeira.

 

Saúde mental - Viveremos em paz, e sem estresse. Dormiremos tranquilos e não seremos atormentados por medos do que poderá vir de pior, por parte dos nossos adversários.

 

Saúde espiritual – Viveremos em paz com Deus e com o irmão. E não teremos a nossa vida da graça afetada pelo ódio, pelo desejo de vingança, pois isso nos trás o estado de desgraça para a nossa alma, para a nossa espiritualidade, dificultando o nosso preparo para alcançar a vida eterna.

 

Saúde financeira ou econômica – Evitando confusão com os nossos irmãos, nós estaremos economizando. Pois não precisamos gastar dinheiro com advogados, nem com outras despesas implicadas nos processos judiciais a que teremos de nos recorrer, em casos de processos judiciais.

 

Tenha um om dia, viva em paz com Deus e com o irmão. José Salviano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Deus abençoe você meu irmão, te cubra com tua graça, Vélez pela tua saúde e te conceda a sua força e graça.

    Que Nossa Senhora das Dores interesse junto a seu filha pela tua saúde.

    ResponderExcluir
  2. Orando por vc querido irmão Josr Salvino

    ResponderExcluir