.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de junho de 2021

-O menino Jesus ficou no Templo -José Salviano

 

12 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Lc 2,41-51

 


Você já imaginou o desespero de Maria ao perceber que seu filho de 12 anos não estava com ela? 

Não mesmo. Você não pode imaginar tamanho desespero, a menos que tenha tido uma filha ou um  filho perdido em uma multidão, ou numa praia. O Pânico é tão grande que até paramos de respirar. Bate um desespero tão grande e até pensamos que estamos sonhando, ou melhor, que estamos vivendo um pesadelo!

O que aconteceu não foi um descuido dos seus pais. Pois Jesus menino poderia estar com outras famílias, que viajavam juntas por uma questão de proteção, como acontecia com as caravanas que eram pessoas que agrupavam em viagem para se proteger dos assaltos pelo caminho.

Maria sentiu a falta de Jesus desde os primeiros momentos, porém não se preocupou, pois pensou que Ele estivesse em outra carruagem com outros amigos ou famílias próximas. Só depois de  3 dias é que bateu o desespero, e ela correu atrás do prejuízo.

" Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os".

 

Quem já teve uma filha ou um filho perdido sabe ou entende o desespero de Maria ao perceber que seu menino Jesus não estava mesmo com nenhum dos parentes. Para ela, ele tinha se perdido! É um estado de pânico daqueles que você começa a rezar o Pai Nosso um atrás do outro e não termina nenhum. Pais. Quando saírem com seus pequeninos, principalmente em uma viagem, cuidem bem para que não se percam. Garanto-lhes que é uma experiência horrível!

Mas o Menino Jesus estava bem tranquilo, dando um verdadeiro show de poder divino aos doutores, os quais estavam de boca aberta, sem entender o que viam, e ouviam. Um menino que sabia tudo. E o pior, sabia mais do que eles. Se de um lado estavam maravilhados, por outro estavam preocupados, pois não suportavam nenhuma concorrência. Eles eram os doutores e então como pode ter surgido alguém que sabe mais do que eles? Ainda mais, esse alguém nada mais era do que uma criança.  E como pode saber tudo aquilo sem ter estudado? Só que não se tratava de um menino qualquer. Ele era homem e Deus.

" Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas."

" E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? "

Pouco ou quase nada sabemos da infância de Jesus. Mas esta passagem é muito rica, dando-nos muitas pistas para refletir. Jesus, o menino, não foi malcriado ao dar esta resposta à sua mãe. Ele só estava justificando o seu comportamento. Maria, apesar de saber que seu Filho era especial, movida da emoção própria de uma mãe, por um instante ficou sem saber o que dizer depois da resposta do seu querido filho. O evangelista afirma que ela ficou sem entender o porquê daquela resposta.

"Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera."

Nós também não entendemos algumas palavras de Jesus. Confesso que, às vezes, leio o evangelho do dia e fico parado, pensando. Finalmente uma reflexão que eu vou ter de pular, pois não vejo nada para comentar ou refletir nesta passagem. Então, eu paro, rezo, dou um tempo, e logo em seguida o Espírito Santo me diz o que devo escrever.

Só que como acontece com a Santíssima Trindade, que só pode ser entendida com os olhos da fé, nem sempre entendemos Jesus com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da nossa fé, e com a ajuda do Espírito Santo. Então, eu fecho os olhos, peço ajuda, e a ajuda sempre vem. Aí eu escrevo o que o Espírito de Deus faz brotar em minha mente. E dias depois eu leio o que escrevi e penso. Mas fui eu mesmo quem escreveu isto? Realmente o espanto se justifica porque não sou capaz de escrever nenhum comentário sobre a palavra de Deus. Eu apenas empresto meus dedos para digitar. Pois as palavras que escrevo me vem do Alto, ou melhor, me vem daqui mesmo do meu lado, pois o Espírito de Deus, Aquele que disse: Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos, está bem aqui do meu lado me inspirando...

 

 

Faça você o mesmo e tenha um santo dia. JoséSalviano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário