.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

QUEM É ESTE HOMEM, A QUEM O VENTO E O MAR OBEDECEM? – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

QUEM É ESTE HOMEM, A QUEM  O VENTO E O MAR OBEDECEM?

 – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

Domingo, 20 de junho de 2015.

Evangelho de Mc 4,35-41.

 

A Liturgia de hoje nos lembra que em meio aos sofrimentos e às adversidades da vida, que chegam como ondas destruidoras, necessitamos da graça do Senhor, a fim de não sermos devorados pelo medo e pela falta de fé.

No domingo passado refletimos sobre a força do Reino de Deus, representada nas parábolas da semente que cresce sozinha e que tem toda a potencialidade para se desenvolver. O grão de mostarda uma semente pequenina, mas quando plantada cresce e se torna um arbusto grande, abrigando pássaros. Jesus queria dizer que o Reino de Deus  é como a semente que tem uma força irresistível, uma vez semeada no coração que o acolhe cresce com força e transforma a vida da pessoa e da comunidade.

A sementinha aos nossos olhos não é nada, é simples, insignificante, assim começou o Reino de Deus, mas Deus realiza o milagre de seu Reino crescer e ser Poderoso e Eterno. Só que a sementinha do Reino precisa de corações humanos que lhe emprestem um cantinho onde possa criar raízes, crescer, se espalhar e produzir frutos de vida verdadeira.

O Evangelho de hoje quer nos dizer como a força irresistível do Reino age na vida dos seguidores de Jesus e os conflitos que eles terão de enfrentar confiantes no poder de Jesus.

O dia estava para terminar quando Jesus disse-lhes: “Passemos para o outro lado”. “Passar à outra margem” do lago significa ir a outros povos para levar-lhes a força da semente. Com isso fica claro que ser comunidade cristã é estar a caminho, muitas vezes penoso e assustador.

Outras barcas seguiam Jesus. Toda a comunidade se encontra em alto-mar quando são atingidos por um furacão. A travessia é difícil e perigosa diante do furacão que se levanta no mar da Galileia jogando suas barcas pra lá e pra cá.

O lago de Genesaré, frequentemente, tinha grandes tempestades devido aos fortes e repentinos ventos. Apesar dos discípulos de Jesus serem homens corajosos, destemidos, conhecedores do mar o medo tomou conta deles, se assustaram com a violência da tempestade que eram obrigados a enfrentar.

No momento da tempestade Jesus dormia. Fisicamente estava cansado, devido a tantos compromissos infindáveis no seu dia a dia. Ele se porta como simples homem, reclinou sua cabeça sobre a dura almofada onde costumam sentar os remadores e dormiu. Os discípulos têm a sensação que Jesus está alheio ao que está acontecendo. Cabe a eles remar, enfrentando o furacão. Os discípulos com medo e pavor acordam o Mestre. Eles fazem uma pergunta um tanto irônica: “Mestre, não te importas se vamos perecer?” Uma vez acordado Jesus ordena ao vento e ao mar que se calem: “Silêncio! Cale-se”!

 Diante da voz de Jesus o vento e o mar acalmam-se. A calmaria obtida revela quem é Jesus. No Antigo Testamento quem tinha esse poder era somente Deus. Em Jesus age Deus. Jesus tem o mesmo poder de Deus, Ele passa a agir com autoridade e poder. Jesus revela-se onipotente, todo poderoso. Tudo está em suas mãos e divinamente tudo ordena e controla.

Passada a tempestade, voltando à calmaria Jesus os repreende: “Como são medrosos. Ainda não tendes fé”. Talvez quisesse dizer que não haviam reconhecido nele o Messias esperado, o filho de Deus.

A cena da tempestade nos leva a pensar: primeiro os apóstolos angustiados com medo de morrer, depois que Jesus acalmou tudo, passaram a temer aquele “a quem até o vento e o mar obedecem”. Somente Deus tem o poder sobre tudo, nesse caso, as forças da natureza. Podemos enxergar aí uma grande profissão de fé em Jesus, Ele é verdadeiramente o Senhor. Jesus associa o medo com a falta de fé, e a coragem com a fé.

Nós somos iguais aos discípulos, na hora das tempestades da vida, nas tribulações chegamos pensar que Deus nos abandonou. Mas é preciso acreditar que Jesus caminha conosco, que está ao nosso lado, até nos carrega no colo. É Jesus que nos dá forças, segurança e muda em calmaria as tempestades da vida, transforma o medo em coragem e nos faz recuperar a esperança pensando que tudo dará certo porque Jesus está sempre conosco.

É muito comum encontrarmos pessoas que reclamam que Deus foi injusto deixando acontecer tragédias na família. Outros dizem, Deus esqueceu-se de mim! É muito comum pensar que Deus está longe, dormindo quando nos sentimos sozinhos e incapazes de resolver os dramas da vida. Quando na família há desentendimentos, doenças, dificuldades financeiras, mau comportamento dos filhos, ou quando nos desentendemos com irmãos da comunidade cristã, quando se espalham calúnias, quando surgem incompreensões é comum nessas horas, nos perguntamos: onde está Deus? Por que não me escuta? Por que não mostra seu poder? Será que está dormindo?

O evangelho de hoje nos ensina que acima de tudo não devemos nos surpreender com essas coisas, fazem parte da vida. Todos passam por experiências tristes, desagradáveis, traumáticas. Não podemos fazer como os apóstolos esquecer que Deus está conosco, não nos abandona. Há cristãos que só se lembram de Deus nas horas difíceis da vida como morte, doenças... Quem passa por situações dramáticas, experiências tristes, deve lembrar-se que Jesus, mesmo que “esteja dormindo”, está sempre perto de quem leva adiante a sua missão no mundo.

Ser comunidade cristã é estar a caminho, muitas vezes penoso e assustador. Quem mantiver a fé terá a graça de experimentar a presença salvadora de Jesus, reconhecendo que Jesus é Deus, nosso salvador. A fé irradia coragem porque se fundamenta nos valores e promessas de Cristo e na presença de seu amor em todos os acontecimentos.

Senhor, nós cremos, mas aumentai a nossa fé!

Abraços em Cristo!!!

Maria de Lourdes

Um comentário:

  1. Vamos sim está em orações José Salviano.
    Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir