.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de junho de 2021

-A diferença entre o maior e o menor no Reino do Céu-José Salviano

 

09 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,17-19

 


Primeira leitura

1ª Leitura - 2Cor 3,4-11

Ele é que nos tornou capazes
de exercer o ministério de uma aliança nova.
Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito.

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3,4-11

Irmãos:
É por Cristo que temos tal confiança perante Deus,
não porque sejamos capazes por nós mesmos,
de ter algum pensamento, como de nós mesmos,
mas essa nossa capacidade vem de Deus.
Ele é que nos tornou capazes
de exercer o ministério de uma aliança nova.
Esta não é uma aliança da letra,
mas do Espírito.
Pois a letra mata,
mas o Espírito comunica a vida.
Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras,
foi cercado de tanta glória,
que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés,
por causa do seu fulgor, ainda que passageiro,
quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito?
Pois, se o ministério da condenação foi glorioso,
muito mais glorioso há de ser
o ministério ao serviço da justificação.
Realmente, em comparação com uma glória tão eminente,
já não se pode chamar glória
o que então tinha sido glorioso.
Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória,
muito mais glorioso será o que permanece.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

Queridas irmãos, e irmãos. Nunca devemos nos vangloriar dos nossos talentos, das nossas capacidade,  da nossa beleza física, pois tudo isso nos foi dado por Deus.  Muitos por aí estão cheios de soberba, por ser inteligentes, e por causa disso, fazem pouco caso dos menos inteligentes, desprezando-os, e fazendo chacotas da burrice.  Esta é uma grande falta de caridade, é um pecado grave.

Pois se somos capazes, inteligentes, devemos mais é agradecer ao Pai pelo presente que nos foi dado, e jamais nos colocar numa posição de destaque diante dos  que não tiveram a mesma sorte que nós. E, em vez de menosprezá-los, temos mais é que ajudá-los a resolver os seus problemas, a ensiná-los o que eles têm dificuldade de aprender, e assim por diante. Agindo deste modo, estaremos reconhecendo a bondade de Deus, e praticando o amor fraterno, segundo d vontade do Pai.

 

Evangelho

Evangelho - Mt 5,17-19

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos,
este será considerado grande.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas.
Não vim para abolir,
mas para dar-lhes pleno cumprimento.
Em verdade, eu vos digo:
antes que o céu e a terra deixem de existir,
nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei,
sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer
a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo,
será considerado o menor no Reino dos Céus.
Porém, quem os praticar e ensinar
será considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

 

 

 

A diferença entre o maior e o menor no Reino do Céu, segundo Jesus, é consiste no seguinte: O menor no Reino do Céu é aquele ou aquela que não respeitar os mandamentos, por menor que sejam, e ainda os ensinar, os propor para que outros os desobedeçam também.

Ao contrário, o maior ou a maior no Reino do Céu, é todo aquele e aquela que além de praticar os ensinamentos, se dedicar a ensiná-los aos demais irmãos.

Então, resta nos perguntar.  De que lado eu estou? Qual o meu papel no Reino do Céu? Eu estou no caminho certo, ou no caminho errado? Estou do lado certo ou do lado errado?  Eu ajudo ou eu atrapalho? Eu sou a favor, ou sou contra? Ou o pior, nem sou uma coisa nem outra sou um morno, como disse Jesus.

Por que é melhor ser um dos contra, do que  ser um dos mornos. Aquele que vive criticando, até poderá um dia se converter, e passar a seu um dos fiéis.  Veja o que aconteceu a Saulo que passou a ser chamado  Paulo. Ele perseguia os cristãos, porém como no fundo ele era um homem especial com muito preparo, e muita fé, teve a sua trajetória interrompida pelo próprio Jesus que o interpelou, e lhe perguntou. Saulo. Por que me persegue? E então depois daquele dia, Saulo não foi mais o mesmo, virou Paulo, o grande gigante do Reino do Céu!

Porém, infelizmente, quanto aos mornos, eles continuarão sempre no mesmo, e nunca sairão disso. Nem fedem, nem cheiram. São indiferentes, e a salvação para eles é coisa muito complicada. Pois só Deus irá decidir.

Jesus deixou bem claro a nossa missão na Terra. Crer, praticar e ensinar os seus ensinamentos.

Então, para sabermos se estamos no caminho certo, se estamos sendo cristãos de verdade, é só nos examinar, avaliar o nosso viver, para então constatar se estamos seguindo as palavras do Mestre, que disse:

...quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus.
Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

Desobedecer os mandamentos, é ruim para a nossa salvação. Porém, aqueles e aquelas que além de desobedecer, ensinar aos demais a fazerem o mesmo, trata-se de falta muito grave! É um crime bárbaro, contra a nossa futura vida após a morte.

 

Ao contrário, aquelas e aqueles que procuram viver o Evangelho, e ao mesmo tempo buscam ensiná-lo aos irmãos e irmãs, este, sim está no caminho certo. Esta ou este é bem quisto e bem visto aos olhos de Deus, pois será grande a sua recompensa no Céu.

Prezada irmã, prezado irmão.  Se a sua vida a cada dia está se aproximando do fim, não fique triste, sentindo saudade antecipada da sua experiência vital. Pense:  A nossa vida é pontilhada de momentos bons, agradáveis, e de momentos ruins.  Se você fizer uma avaliação, uma peneira de todos esses momentos, perceberá que o volume dos momentos difíceis supera o volume dos momentos alegres, isso sem contar que muitos dos momentos considerados de felicidade, de prazer, lhe custarão bem caro, por causa dos efeitos colaterais. Ou eles causaram prejuízos a sua saúde, ou são responsáveis pela sua infelicidade atual, etc.

Pense: Apesar de sabermos muito pouco a respeito da outra vida, vamos confiar em Jesus Cristo que nos garantiu: Ninguém jamais imaginou quão maravilhoso será o que o Pai preparou para aqueles que o amam.  

Se já estamos chegando mesmo no fim da estrada, se a velhice é uma realidade inevitável, se a nossa hora chegou, não vamos ficar com medo de partir desta vida, pelo fato de estarmos indo para o desconhecido.  Afinal, onde está a nossa fé?   Precisamos nos desapegar de tudo por aqui. Chegou a hora? Então chegou. Mesmo porque, não tem mais graça vivermos com os nossos  limites quase zerados, dando trabalho aos nossos familiares, e sofrendo a cada dia mais.  Isso é viver?  Preparemo-nos para viver de verdade e eternamente na glória que  Deus nos preparou. Ou você está com medo de não merecer esta glória? Ainda está em tempo. Procure um sacerdote e ele vai resolver tudo.    Coragem!

 

Quanto a você que é jovem, curta a vida, porém faça tudo o que Jesus lhe disser. Faça tudo de acordo com a vontade do Pai, e você será feliz!

 

                                   Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário