.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de junho de 2021

-Como será a outra vida?-José Salviano

 

02 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 12,18-27

 

-Como será a outra vida?-José Salviano

Primeira leitura

1ª Leitura - Tb 3,1-11a.16-17a

A prece de ambos foi ouvida na presença de Deus.

Leitura do Livro de Tobias 3,1-11a.16-17a

Naqueles dias:
Tomado de grande tristeza,
pus-me a suspirar e a chorar.
E, depois, comecei a rezar, entre gemidos:
'Senhor, tu és justo,
e justas são todas as tuas obras.
Todos os teus caminhos são misericórdia e verdade
e és tu quem julga o mundo.
Agora, Senhor, lembra-te de mim, olha para mim,
e não me castigues por causa de meus pecados,
de minhas transgressões ou de meus pais,
que pecaram diante de ti.
Porque não obedecemos aos teus preceitos,
entregaste-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte,
e fizeste de nós assunto de provérbios,
alvo de zombaria e de injúria em todas as nações,
entre as quais nos dispersaste.
Agora, porém, vejo que são verdadeiros
os teus numerosos julgamentos,
quando me tratas segundo os meus pecados
e os pecados de meus pais,
pois não cumprimos teus mandamentos
nem caminhamos na verdade diante de ti.
Trata-me, pois, como te aprouver.
Ordena que seja retomado de mim o meu espírito,
para que eu desapareça da face da terra
e me transforme em terra.
Para mim é melhor morrer do que viver,
pois tenho ouvido injúrias caluniosas
e sinto em mim profunda tristeza.
Senhor, ordena que eu seja libertado desta angústia.
Deixa-me ir para a morada eterna
e não afastes, Senhor, de mim a tua face.
Para mim é preferível morrer
a ver tão grande angústia em minha vida,
ouvindo ainda tais injúrias'.
Naquele mesmo dia, Sara, filha de Ragüel,
que morava em Ecbátana, na Média,
teve também que ouvir injúrias
de uma das escravas de seu pai.
Ela fora dada em casamento a sete homens,
mas o perverso demônio Asmodeu havia-os matado,
antes de estarem com ela, como esposa.
A escrava disse-lhe:
'És tu que sufocas teus maridos!
Já foste dada a sete homens
e de nenhum até agora tiveste proveito.
Por que nos espancas
por terem morrido os teus maridos?
Vai-te embora com eles
e jamais vejamos filho ou filha nascidos de ti!'
Naquele dia, Sara ficou com a alma cheia de tristeza
e pôs-se a chorar.
E subiu ao aposento de seu pai, no andar superior,
com a intenção de se enforcar.
Mas, pensando melhor, disse consigo mesma:
'Não quero que venham injuriar a meu pai e dizer-lhe:
'Tinhas uma filha muito querida
e ela enforcou-se por causa de suas desgraças'.
Assim, eu faria baixar à sepultura
a velhice amargurada de meu pai.
É melhor para mim, em vez de me enforcar,
pedir ao Senhor que me faça morrer,
para não mais ouvir injúrias em minha vida'.
No mesmo instante,
estendendo as mãos em direção à janela,
fez esta oração:
'Tu és bendito, Deus de misericórdia,
e é bendito eternamente o teu nome!
Na mesma hora,
a prece dos dois foi ouvida perante a glória de Deus.
ae Rafael foi enviado para curar a ambos.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

A nossa vida é pontilhada de alegrias e de tristezas. E como já disse Jesus aos seus discípulos, a tristeza pode se transformar em alegria. Um bom exemplo disso é o que acontece na dor do parto. A mãe sofre, mais o seu semblante de lágrimas recebe o brilho da alegria de ter  o seu fruto de amor em seus braços.

Temos muitos tipos de tristezas: Tristeza por ser pobre e não ter o que gostaria de ter, tristeza por estar doente, tristeza por se desprezado pela pessoa amada, e assim por diante. Tristeza é um estado do nosso espírito, um fenômeno psicológico natural do ser humano.

A tristeza da nossa alma machucada pelo pecado pode se transformar em alegria depois de uma boa confissão. E isso depende de nós. Basta nos arrepender, e buscar um confessor.

A tristeza de um sofrimento que na verdade é uma provação, uma podagem providenciada pelo Pai para que nos tornemos mais santos e produtores de melhores frutos para o Reino de Deus, esta tristeza se transformará em alegria, logo que termina a provação. E é importante que a tenhamos oferecido pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo também. Esta tristeza pode ser considerada uma santa tristeza. Pois é a tristeza decorrida de uma provação que nos tornará mais santos.

A tristeza pelos pecados do mundo, a tristeza de ver os nossos filhos e irmãos apanhando da vida por terem escolhido o caminho errado, por ter se metido em encrencas, por ter feito escolhas que estão lhes prejudicando a saúde, e a paz. Esta tristeza é agradável a Deus pois Ele percebe a nossa fraternidade, a nossa preocupação com o bem estar dos nosso irmãos, e não somente com a nossa comodidade.

A tristeza que nos vem do sofrimento, dos acidentes, dos imprevistos da vida, proveniente da ordem natural, pois viver é resolver problemas. Esta tristeza não só pode como deve ser santificada por nós, quando a oferecemos a Deus pelo perdão dos nossos pecados, e quando a enfrentamos com paciência e resignação, dizendo: Pai. Seja feita a vossa vontade!

A tristeza de ver o mundo sofrendo por causa de suas escolhas erradas.  Este mundo que sofre por optar por uma vida de prazeres  e de ganâncias, de violência, e acaba terminando na amargura das consequências dos seus atos.

Que Deus nos dê forças e resignação para viver as nossas tristezas com tranquilidade de quem espera que elas sejam transformadas em alegrias. Seja nesta vida, ou seja, na vida eterna!

 

EVANGELHO

Evangelho - Mc 12,18-27

Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,18-27

Naquele tempo:
Vieram ter com Jesus alguns saduceus,
os quais afirmam que não existe ressurreição
e lhe propuseram este caso:
'Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição:
'Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos,
o irmão desse homem deve casar-se com a viúva,
a fim de garantir a descendência de seu irmão.'
Ora, havia sete irmãos:
o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência.
O segundo casou-se com a viúva,
e morreu sem deixar descendência.
E a mesma coisa aconteceu com o terceiro.
E nenhum dos sete deixou descendência.
Por último, morreu também a mulher.
Na ressurreição, quando eles ressuscitarem,
de quem será ela mulher?
Por que os sete se casaram com ela!'
Jesus respondeu:
'Acaso, vós não estais enganados,
por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
Com efeito, quando os mortos ressuscitarem,
os homens e as mulheres não se casarão,
pois serão como os anjos do céu.
Quanto ao fato da ressurreição dos mortos,
não lestes, no livro de Moisés,
na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou:
'Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'?
Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos!
Vós estais muito enganados.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

 

Por incrível que pareça, tem gente que pensa que a outra vida é uma cópia desta vida terrena. Tenho um amigo que segue uma outra religião, que me disse um dia que na outra vida teremos computadores, carros, televisão etc. Fiquei pasmado, e não tive coragem de fazer um debate teológico com ele. Simplesmente deixei aquilo prá lá, deixei para uma outra oportunidade.

Os judeus não acreditavam na ressurreição, e não se conformavam de Jesus falar da outra vida além desta vida terrena. Então  inventaram mais uma armadilha para pegar Jesus. Só que para pegar Jesus não é coisa fácil, ou melhor, é impossível.

Na nossa vida futura, depois da morte, não seremos mais como somos hoje. Nós seremos como anjos, pois o nosso corpo ressuscitado, será glorificado semelhante ao de Jesus depois da sua ressurreição.

Portanto, não teremos de satisfazer nenhuma necessidade vital referente ao corpo, muito menos aquelas necessidades referentes a sexualidade. Desse modo, não existirá mais união conjugal, ou carnal entre homens e mulheres.

Uma coisa que Jesus ficou nos devendo, foi uma boa explicação sobre a nossa vida após a nossa morte. Ele somente disse que ninguém imaginou o quão ela seria maravilhosa!

É por isso que temos muito medo da morte. Pois não sabemos ao certo, o que vamos enfrentar. Principalmente aqueles de pouca fé. Eles procuram viver aqui tudo o que têm direito, pois é grande a sua dúvida sobre o pós-morte. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra.   

Tem até gente que acredita na reencarnação.

 

O Evangelho de hoje nos diz que somos eternos.

Foram sete irmãos que se casaram com uma só mulher. Um de cada vez, pois todos os outros foram morrendo.

A pergunta dos saduceus que não acreditavam na ressurreição, foi a seguinte: Na outra vida, de qual marido será aquela mulher?

Jesus, que sabe tudo, viu logo a malícia e a intenção daquela pergunta maliciosa, respondeu: “...quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu”.
Isto equivale a dizer, que na vida eterna, não seremos como agora o somos, mas sim, teremos um corpo glorioso, e as necessidades vitais que agora temos, não as teremos mais, inclusive, a energia sexual. Do mesmo modo, fica bem claro que a segunda parte da nossa existência, é para sempre, e por tanto NÓS SOMOS ETERNOS. Ou seja, na outra vida, nós não seremos mortos, mas sim, VIVOS.

Foi por isso que Jesus deixou bem claro, que o seu Pai não é um Deus dos mortos, mas sim um DEUS DOS VIVOS.

Como você se sente hoje? Vivo ou morto? Calma! Eu não estou me referindo ao seu corpo. Ao seu cansaço, ao seu estado de saúde. Estou me referindo à sua alma. Ela está ligada em Deus? Você está em estado de graça? Está vivendo o Evangelho? Ou está morto? Isto é, morto para a vida da graça, para a vida eterna, por ter cometido algum pecado grave?

Corra depressa para a ressurreição! Desperte a sua alma adormecida pelo pecado, buscando a absolvição dos seus pecados. Com isso voltará a vida, voltará a fazer parte dos vivos, aos quais o nosso Deus está a reinar. Porque ele é um Deus dos vivos. E se estamos mortos, pelo pecado, perdemos o contato com Deus.

Seja você um vivo e não um morto! Amém.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir