.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de junho de 2021

-Os que sofrem serão recompensados-José Salviano

 

0 7 de Junho de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,1-12

 

SEGUNDA LEITURA

2ª Leitura - 2Cor 1,1-7

Deus nos consola para que possamos consolar
os que se acham em toda e qualquer aflição.

Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1,1-7

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus
e o irmão Timóteo,
à Igreja de Deus que está em Corinto
e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia:
para vós, graça e paz
da parte de Deus, nosso Pai,
e do Senhor Jesus Cristo.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação.
Ele nos consola em todas as nossas aflições,
para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus,
possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.
Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós,
cresce também a nossa consolação por Cristo.
Se estamos em aflições,
é para a vossa consolação e salvação;
se somos consolados,
é para a vossa consolação.
E essa consolação sustenta a vossa paciência
em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos.
E a nossa esperança a vosso respeito é firme,
pois sabemos que, assim como participais
dos nossos sofrimentos,
participais também da nossa consolação.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão

O sofrimento está sempre presente em nossa caminhada terrestre. 

Negar isso e tentar levar uma vida de sorrisos falsos, de palavras  de falsos otimismo, é viver uma hipocrisia.  Temos momentos de alegrias., é claro,  momentos de paz, de prosperidade. Porém,  a realidade em torno de nós, está pontilhada de pessoas em pleno sofrimento, e a nossa vez pode não tardar a chegar. Pois viver é sofrer, viver é resolver desafios  a todos os momentos.  E não poderia deixar. Pois felicidade plena acontece  somente na vida Eterna!

Paulo nos conforta, nos lembra que Deus nos conforta, nos consola em nossas dores, e aflições.  Para isso precisamos ter paciência diante do sofrimento, e recorrer a Ele com muita fé para que o seu socorro não nos tarde.

É bem provável que  Deus demore para nos atender, pois  segundo a sua vontade, é preciso que passemos por aqueles momentos de agruras, para o bem  da nossa própria alma. Porém, alguns não entendendo ou não acreditando nisso, se desesperam, e se revoltam contra o Criador. E é aí que tudo poderá vir por água abaixo. Pois agindo assim, estamos negando  seguir a vontade do Pai.

Está sofrendo?  Tenha paciência! Reze.  Peça, e insista, não desanime! O socorro virá! De um jeito ou de outro. Ou nesta vida ou na outra!

 

 

Evangelho

Evangelho - Mt 5,1-12a

Bem-aventurados os pobres em espírito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a

Naquele tempo:
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se,
e Jesus começou a ensiná-los:
Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos,
porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem
e perseguirem, e mentindo,
disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai,
porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Palavra da Salvação.

Reflexão

 

Neste discurso Jesus inverte toda a escala de valores daquele povo, na qual, o sofrimento, era considerado um castigo do Alto, e a riqueza e o conforto, um prêmio de Deus aos seus amados.

As coisas não mudaram muito. Nos dias de hoje,  os afortunados, e abastados,  se consideram os  melhores da sociedade, enquanto que os miseráveis para eles são uns  inúteis, castigados por  Deus por causa da sua preguiça e sua burrice.  Como se alguém tivesse culpa de ter um Q.I. pequeno! (uma inteligência fraca).

Queridas irmãs e irmãos. Este sermão de Jesus nos levanta, nos reanima, e nos dá coragem de continuar lutando pela nossa sobrevivência.  Jesus  nos fala de que  os que mais sofrem nesta vida serão recompensados na outra. Na vida eterna. Os que passam fome serão saciados, e os que  vivem sorrindo, despreocupados, irão sofrer muito.

Este sermão  é a cara de Jesus. Ele veio ao mundo  com um  projeto de salvação para todos, porém,  pelo fato dos  orgulhosos o rejeitarem, Jesus  voltou, redirecionou  este seu projeto para os fracos.

Ele promete uma  grande recompensa na outra vida para todos os que não tendo nada, vivem na miséria.  Porém, é bom lembrar que muitos dos pobres têm cabeça de ricos, tem a maldade em suas mentes e cometem  crimes que  terão de ser punidos.

Por outro lado,  nem todos os ricos são desumanos e cruéis.  E desse modo, a justiça de Deus  acontecerá,  dando a cada um o que ele merece,  pois cada um  terá de colher o que plantou durante a caminhada  passageira, chamada de vida.

Jesus nos garante  neste Evangelho que seremos felizes nesta vida e na outra,  se formos pobres de espírito, misericordiosos, humildes, consoladores dos aflitos,  se promovermos a paz, etc.  

O Sermão da montanha nos apresenta a moral da NOVA ALIANÇA, que é o contrário do “olho por olho dente por dente”, da antiga aliança.

Os judeus acreditavam que felizes e amados por Deus, eram todos os que prosperavam, aqueles que ficavam ricos.

Jesus, neste sermão, mostra o reverso da medalha, mostra que não é por aí.  Ao contrário do que pensavam, e que pensam muitos nos dias de hoje, a nossa salvação eterna depende da nossa humildade, e, acima de  tudo, da nossa caridade. Ao contrário do que muitos pensam que tendo riqueza podem ser arrogantes, menosprezar os fracos, o sermão da montanha nos revela o verdadeiro caminho para se chegar um dia na casa do Pai.

 

Não se trata de largar tudo o que temos e ir morar em uma caverna. Podemos ter, sim, porém, também podemos ser caridosos, agradecer a Deus todos os dias pelo alimento e tudo o que recebemos de suas mãos liberais, porém,  ajudemos e  peçamos ao Pai, por aqueles que não têm nada!

Sejamos pobres em espírito, ou seja, mesmo que tenhamos riqueza, sejamos complacentes, bons para com aqueles que não tiveram a mesma sorte que nós.

 

Vamos evangelizar, sem medo de sermos perseguidos. Pois assim, será grande a nossa recompensa no Céu se formos injuriados e maltratados por causa do Reino de Deus.

Este foi o conhecido SERMÃO DA MONTANHA, no qual, Jesus além de inverter os valores, declarou a sua preferência pelos pobres.

A inversão dos valores consiste no fato de os judeus acreditarem que os ricos eram abençoados por Deus, enquanto que os pobres sofriam por causa dos seus pecados. Assim, a pobreza era um castigo de Deus.

Jesus inverte esses valores mostrando que não é assim que funciona no Reino dos Céus, e que os pobres sofrem agora, serão recompensados na glória eterna. Ao contrário, os ricos que tiveram tudo nesta vida, haverão de sofrer muito na eternidade.

 

Bem-aventurados aos que não são egoístas, que não pensam somente em si. Por que todo aquele que busca apenas a sua felicidade não a encontra de verdade. Porém aquele que busca fazer pessoas felizes, acabam  encontrando a sua própria felicidade. Do mesmo modo aquele que busca um Deus só para si, não o encontrará. Mas aquele que busca Deus para si e para os irmãos, este está na presença de Deus.

 

Prezadas irmãs e irmãos. O mesmo Deus que buscamos 24 horas através de Jesus, é o mesmo Deus que deveríamos levar ao irmão. Porque nunca seremos felizes se buscarmos a felicidade somente para nós.

Se não partilharmos a palavra, a Eucaristia, a nossa alegria com o irmão, nunca seremos felizes. Seria o cúmulo do absurdo, alguém que fosse catolicamente egoísta, querendo Jesus somente para si!

Vamos levar o Evangelho até o nosso irmão distante. Seja catequizando, seja com a nossa vida. Quem não tem o dom da palavra pode também evangelizar pelo seu testemunho, pelo seu exemplo, enfim, pela vida que leva.

Mas não basta levar a mensagem de Jesus aos pobres e famintos. Precisamos primeiro levar também a eles o alimento para saciar a sua fome. E em seguida, levamos os ensinamentos de Cristo.  Pois eles precisam de alimento do corpo e da alma.

Caríssimos, o que podemos fazer por aqueles que estão à margem da estrada? Ninguém é tão pobre que não tem um pouco para matar a fome do irmão. Aliás, em minha jornada de evangelização percebi que os pobres são muito mais caridosos do que a classe média e os ricos. Em situação de necessidade extrema, de doença acidentes, catástrofes, as pessoas simples dos bairros humildes fazem arrecadações generosas para ajudar, para aliviar o sofrimento dos atingidos pelos infortúnios. Eles são capazes de se privarem de algo que iria comprar para si ou para sua família para repartir, para contribuir com os irmãos que estão sofrendo mais do que eles. É coisa impressionante! Existe muito mais caridade entre os carentes, do que entre os opulentos!

Vivi experiências nas quais as capelas dos bairros pobres eram construídas e mantidas com toda dedicação pelos moradores locais. Eles mesmos se oferecem, ou avisam que em tal rua existe um pedreiro ou um carpinteiro que podem dar uma forcinha. E geralmente ajudam nas horas do seu descanso. No sábado ou mesmo no domingo.

Meu irmão, o que você  está  fazendo por aqueles que  lhe  estendem a mão pedindo umas migalhas do muito que Deus lhe deu?

Nossa desculpa é que não temos tempo de dar um pouco de atenção às pessoas que nos olham, nos dirigem a palavra, que pedem a nossa ajuda. Pois por causa do nosso egoísmo, o que almejamos mesmo é viver a nossa vida só para nós, sem nos importar com os pobres, excluídos e oprimidos.

Não viva uma vida só para si, mas se abra para o irmão, para dar  a ele pelo menos um pouco da sua atenção numa atitude de fraternidade com Deus!   Depois, procure pensar que você pode ajudá-lo e muito. Pois  a você  a vida sorriu, a vida lhe foi generosa, e tudo isso por causa da generosidade e bondade de Deus!

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

 

 

Um comentário: